Black Cherry Games quer inovar o Cross na Paraíba

Criada por Ana Luíza Machado, a marca de roupas nordestina Black Cherry é fruto de um sonho de criança. Afinal, foi ainda na infância morando com sua avó que Ana aprendeu a fazer suas primeiras peças. Desde então o sonho de poder produzir suas peças e fazer sua arte nos tecidos cresceu junto com ela. Porém, com o passar dos anos Ana acabou escolhendo a área jurídica para trabalhar, mas sempre manteve seu sonho de criança por perto.

Porém, a então advogada, após o nascimento de sua terceira filha, teve uma trombo embolia pulmonar, ficando 15 dias internada na UTI. Ao sair seu médico atestou a necessidade de que Ana fizesse alguma atividade física. Dessa forma, ao passar um período na casa de sua mãe nos Estados Unidos, Ana teve seu primeiro contato com um box de CrossFit. Mas foi no Brasil que o amor pelo esporte começou de fato. “Foi amor ao primeiro Wod”, brinca Ana. Porém, a CEO da Black Cherry viu uma oportunidade de resgatar seu sonho de menina, quando percebeu a escassez de roupas apropriadas para os treinos, principalmente para o público feminino.

Foi então o momento de trazer de volta o velho sonho e assim nasceu a Black Cherry: “fui pesquisar sobre malhas tecnológicas, tendências e público. Nasceu a marca”. Esse ano a empresa completa cinco anos de existência e para comemorar, Ana que atualmente se dedica 100% a marca criou o Black Cherry Games. O evento promete sacudir João Pessoa, na Paraíba e trazer o melhor do CrossFit nordestino. Conversamos com a criadora da marca para entender como funcionará o mais novo evento no calendário brasileiro de Cross.

Vocês estão completando cinco anos de marca, o que isso significa para vocês?

Os cinco anos da Black Cherry é um marco para nós que passamos por tantos desafios. Com isso, vivenciamos altos e baixos nesses cinco anos, tivemos que driblar a crítica, passar pela rejeição, pela auto-afirmação e por uma pandemia! Mas nada nos parou e seguimos! Para permanecer no mercado é preciso ter muito jogo de cintura e driblar toda a burocracia e encargos. Afinal, é muito difícil uma marca conseguir notoriedade e consolidação no mercado brasileiro. Ainda mais no seguimento de CrossFit, que tem um público que consome muito do mercado internacional e que muitas vezes não valorizam a prata da casa. Mas foi com muito trabalho e renúncias que conseguimos um lugar no mercado e estamos aqui para provar que podemos oferecer mais e melhor.

Quais as dificuldades de se trabalhar com a venda de roupas dentro do universo do CrossFit?

A maior dificuldade entre tantas outras é comercializar um produto destinado para o CrossFit e ter que apresentá-lo como “roupa de alta performance”. Afinal, o CrossFit chegou ao Brasil como uma modalidade de treino. Porém, o termo vulgarizou e não há mais como dissociar a prática ao nome. Mas ninguém vai a um Box dizer que vai fazer “ginástica” ou treinamento funcional. Da mesma forma é desafiador vender roupas para seus praticantes e dizer que são roupas fitness, não faz sentido. Por isso, a nossa marca possui uma identidade forte. Impossível não olhar para os nossos modelos e não ver o “CrossFit” nas peças. Mas omitir para quem se destina é sim um grande desafio.

Como é a competição com o mercado internacional de roupas?

Então, esse é outro desafio de mostrar aos consumidores que as empresas brasileiras são referência no mercado estrangeiro e que nossos produtos tem muita qualidade. Mas o que muitas pessoas não sabem é que as malhas brasileiras são consideradas umas das melhores do mundo. Temos a melhor matéria prima!

Como está a evolução do cenário nordestino dentro do Cross?

Temos grandes atletas com um certo destaque nas competições como TCB e COPA SUR, sendo que, eles estão mais localizados em Fortaleza, ao norte do nordeste, queremos aumentar o nível de competitividades dos atletas locais e são eventos como o nosso BKCY Games, que vai dar ritmo para que novos atletas alcancem o cenário nacional.

O Black Cherry Games será feito em comemoração ao aniversário da marca, de onde veio essa ideia?

Por ser uma marca voltada para os praticantes de CrossFit, havia uma certa cobrança por parte dos consumidores dos produtos em lançarmos um game em comemoração. Ainda mais por saber da importância para uma empresa comemorar os cinco anos. Pois no atual cenário, muitas marcas fecham suas portas antes mesmo dos dois anos. Então resolvemos desenvolver essa ideia e tivemos muito apoio do nosso público. Mas aqui no nosso Estado não tem grandes competições, só encontramos grandes Games nos Estados vizinhos. Achamos que seria a hora de trazermos para a Paraíba, nosso berço, uma competição que tivesse uma boa estrutura e que todos pudessem participar.

Quem serão os locutores?

Para inovar e trazer mais emoção ao público, vamos trazer o Anderson Brasil, o Bora Mundão. Descobrimos ele através da indicação de um atleta que o viu no Rio Carioca Games. Então batemos um papo com ele e deu match! O cara é muito top!  Gostamos de trabalhar com pessoas que se envolvem conosco e que tem sensibilidade! Anderson é um multi profissional. Tem muitos talentos! Vai ser impossível não vibrar com ele na Arena!

Onde irá acontecer o evento?

O Evento acontecerá no Ginásio de Esportes do Unipê. Contaremos com uma boa infra estrutura para os atletas.

Quem é o head coach e quantos wods teremos?

Nosso Head Coach é o Luan Vilar, ele é treinador e atleta de Funcional Fitness. Além disso, ele se destaca como um dos praticantes mais antigos da nossa região e ama o esporte como poucos na cidade. Ele vem para a equipe do BKCY Games com o mesmo desejo de que o esporte cresça na região. Ele promete provas desafiadoras e que ira testar todas as equipes no quesito união/equipe. Então esperem bastante movimentos sincronizados. Em relação ao numero de provas, uma media entre 5 a 7 wods com um corte para prova final. Mas ao longo dos dois dias de competição os atletas irão viver uma experiência única de muita superação dentro deste esporte fantástico.

Quais serão as categorias do Black Cherry Games e quantas pessoas são esperadas?

Teremos as categorias scale e intermediário masculino e feminino no formato de trio. Também contaremos com duplas RX masculino e feminino. Esperamos 350 competidores e um público rotativo de 3.000 pessoas.

Para quem irá assistir o evento, teremos alguma atividade?

Realizaremos algumas dinâmicas durante o evento com premiações e sorteios. Também teremos momentos de muita descontração e música. Prometemos fazer um evento contagiante e momentos de muita diversão.

Em relação aos stands de expositores e comida, como será feito?

Abriremos espaço para foodtrucks com uma boa diversidade e com comida de qualidade.  Também contaremos com cotas para comerciantes que tenham produtos compatíveis com o que o evento se propõe.

Por que as pessoas devem participar do Black Cherry Games?

Porque vai ser um evento massa, como nunca visto no nosso Estado. Tudo está sendo cuidadosamente planejado para que o evento seja um sucesso. Esperamos que o BKCY Games seja uma referência para o nosso Estado.

Embora o foco de vocês sejam as roupas, se o evento for bom, as pessoas sempre irão querer uma segunda edição. Isso poderá acontecer?

Por enquanto, estamos focados em fazer desse evento um sucesso. Outras edições são cenas para um próximo capítulo (risos).

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