Titan Games 2023 traz grandes atletas para arena

No último final de semana tivemos o Titan Games 2023. O evento abriu o calendário das grandes competições do estado fluminense. Vale ressaltar que após o Titan agora chega a vez da Copa Sur no final do mês. Aliás após ele ainda teremos a seletiva Rio do TCB, além da grandiosidade dos eventos tradicionais como o Riocarioca e o mais novo desafio de times The Six. Aliás todos eles acontecem no Parque Olímpico, na Arena Carioca. Porém, embora não tenha o nome, o Titan Games mais uma vez aconteceu em um espaço 100% carioca, a quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.

Vale destacar que mesmo com a distância física do local onde será realizada a Semifinal do Games, pudemos ter um gostinho do que virá. Uma vez que tivemos diversos nomes competindo que estão credenciados para tentar a vaga no CrossFit Games no final do mês. Nomes como Gabi Nancy, Luana Soares, Matheus Roberto, estiveram presentes na categoria RX da competição. Mas também tivemos outros nomes fortes do cenário do CrossFit Nacional, entre eles, Karime Ferrari, que veio direto de São Paulo representando o box CrossFit Moema atrás do prêmio. Também tivemos Igor Lino que “meteu o louco” nas provas junto com a sua dupla, Luís Felipe, no RX masculino. Além de uma lista extensa de competidores conhecidos e novos no cenário do CrossFit Nacional.

Em seu segundo ano, o Titan Games mostrou que é um evento de qualidade e que já está no coração dos cariocas. Mas também vem ganhando amantes de São Paulo e do Sul do país. Para esse ano, o Titan ampliou a arena que passou a ocupar mais espaço e trouxe mais conforto e segurança para os competidores. Muito embora, os workouts criados por Lukinhas Almeida estavam bem longe da zona de conforto.

Os workouts do Titan Games 2023

Logo no primeiro workout pode-se perceber que quem quisesse subir ao pódio do Titan teria muito trabalho pela frente. Afinal, tivemos uma junção intensa de Rope Climb, com thrusters e burpees para abrir o evento. Mas tudo isso pensando no Amrap que viria na segunda prova do dia. A mistura entre movimentos ginásticos pendurados na barra e alguns movimentos de LPO deixou muito atleta “Rx do box” fazendo reps de um em um.

Aliás, usar boas estratégias foi o caminho ideal para quem quis sobressair dentro da competição logo no primeiro dia. Mas vale ressaltar que tivemos diversas baterias que não conseguiram sair das repetições de 20 Bar Muscle Up Syncro para realizar o Overhead Squat nas categorias intermediárias. Só por ai, da para entender como foi difícil passar pelo primeiro dia de Titan Games. Contudo, o segundo dia não ficou muito atrás do primeiro no quesito workouts de peso. Aliás, muito pelo contrário, as provaram exigiram ainda mais de cada um dos competidores que quiseram estar no pódio.

Domingo

Entretanto, tivemos o primeiro workout do domingo com uma homenagem ao fisioterapeuta e dono da Factory, Emerson Menezes. Ele foi o responsável por grande parte do sucesso da primeira edição tornando a Factory o box com o maior número de pessoas inscritas. Porém, de forma pré-matura, Emerson nos deixou e como forma de homenageá-lo a equipe do Titan Games deu ao seu penúltimo workout, o nome do campeão intermediário de 2022.

Em uma prova com muitos movimentos ginásticos e um belo RM de LPO, a primeira prova do dia foi sem dúvida uma maneira de “fritar” o que ainda restou dos atletas no primeiro dia. Aliás, nesse momento foi incluído o uso de coletes para os workouts. Dessa prova tiramos os 10 primeiros de cada categoria para a grande disputa para descobrir quem seriam os campeões do Titan Games 2023.

Muito além do Cross e sempre com novidades

Mais uma vez a ideia de Silvio Antão e Fernanda Guilene, criadores do Titan Games sutil efeito. A ideia de transformar a competição em um show de entretenimento subiu mais um degrau. Dessa forma, além da já famosa e amada Bateria da Unidos de Vila Isabel que abrilhantou o show do intervalo no primeiro dia, tivemos a presença do grupo Molejo no segundo. Aliás, a presença de Anderson Leonardo e o grupo de pagode que está entre um dos mais tradicionais do país, lotou a arena colocada para competição. Além de colocar o Titan Games em mais um ato pioneiro, o de trazer grandes bandas para dentro do Cross. Nenhum evento nacional trouxe bandas do cunho de artistas como do Molejo para dentro de uma competição.

Vale ressaltar inclusive o bom trabalho realizado pelos Staffs que de maneira rápida tiraram os equipamentos para que o show pudesse acontecer e colocaram de volta a tempo das provas da grande final acontecerem sem atrasos. Alias, esse foi sem dúvidas outro ponto importante, não houveram atrasos durante as baterias, mostrando uma coordenação incrível da equipe da TimeLog , responsável pela arbitragem da competição.

Dream Times de transmissão

Outra importante questão que elevou o Titan Games do patamar de um evento novidade para um dos maiores do estado sem dúvidas foi a inclusão da Transmissão ao Vivo. No ano passado o Titan conseguiu a marca de ser a primeira competição a fazer uma Transmissão Ao Vivo, o que embalou muitos eventos a incluírem equipes de transmissão.

“Os motivos são vários para termos transmissões nos eventos. A primeira é que nós precisamos treinar. Assim como os narradores estão melhorando a cada evento, a minha equipe e outras produtoras que fizerem transmissão irão melhorar a cada evento. O esporte é novo e não temos uma frequência semanal para que t

enhamos um evento cada vez mais limpo. Por isso, quanto mais eventos tiverem a transmissão ao vivo, mais os serviços vão poder melhorar e evoluir. Aliás tanto na transmissão, como na locução e narração”, explicou Felipe Marques, criador da Criativa Wip e responsável pelo trabalho realizado por nove profissionais que se dividiram durante os dois de evento.

Para esse ano, outro ponto forte, sem dúvidas, foi a equipe de narração que contou com nomes de peso da atualidade do Cross. Tivemos um dos criadores do site de notícias Hugocross, Sergio Sanches dividindo a narração com Fábio Broco, Guilherme Cosenza, criador do site Hora do Burpee, Gustavo Cunha, Leandro Xavier, criador do perfil Bom Dia CF e Bel Carvalho. “A gente fica preocupado quando junta uma equipe formada de diversos camisas 11. Sabemos que são bons, mas as vezes muitas pessoas boas juntas podem dar problema. Mas não foi isso que vimos aqui”, elogia Felipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook