Saxon Panchik deixa a semifinal Norte Americana

As baixas para o Games 2023 não param. Dessa vez a saída é do lado masculino da competição. Aliás, “a” saída não, “as” saídas. Porém, uma delas chama a atenção por ser um nome de destaque e que possivelmente estaria cotado para a briga pelo pódio esse ano. Infelizmente, o nome promissor para essa temporada de Saxon Panchik estará fora do ranking do Games. O atleta que estava competindo na primeira semifinal dos Estados Unidos, a North America East, precisou deixar a competição em seu segundo dia.

Saxon acabou lesionando seu pé após o terceiro evento da competição, retirando-se da disputa antes da segunda prova do segundo dia. Embora lesionado, ainda se sabe a gravidade do machucado do atleta. Porém, foi o suficiente para que um dos três irmãos Panchik precisa-se abandonar a competição. Saxon era de fato uma das grandes promessas para esse ano, no ano passado, o atleta finalizou o Games na 6ª colocação geral e já era cotado como um dos possíveis nomes para a disputa ao pódio desse ano. Uma perda para a competição, afinal, Saxon sem dúvidas era atualmente o melhor dos irmãos. Com sua saída, não poderemos ver os três irmãos competindo mais uma vez no evento. Scott já garantiu sua ida no Master 35-39.

Contudo Saxon não foi o único a deixar a competição, a lista de atletas do masculino que não estão no North America East conta com nomes como Griffin Roelle, Mark Hutchinson, Connor Duddy, Korby Foxall e Alexandre Caron. Aliás, a saída dos últimos dois citados, tem gerado uma verdadeira polêmica, uma vez que quem os tirou foi a equipe técnica da CrossFit após ambos se mostrarem lesionados na prova 2 onde era exigido um Complex nas argolas.

CrossFit se pronuncia oficialmente pela saída de Korby Foxall e Alexandre Caron

Alexandre Caron e Korby Foxall tiveram lesões preexistente que os impediram de realizar o Complex das argolas. A situação dos dois atletas foi avaliada pela equipe médica da CrossFit e ambos foram retirados da competição. “Meu coração está com Alex e Korby. Não há nada que gostemos em ter que tomar essas decisões, mas não há como, em sã consciência, deixar qualquer atleta com uma lesão seguir em frente e competir em um treino de referência como Linda”, disse o gerente geral de esportes da CrossFit, Justin Bergh. 

“As lesões são uma das partes mais difíceis do esporte. Nós nos esforçamos para oferecer o melhor atendimento médico aos atletas durante a competição e para garantir uma competição justa para todos os atletas. Cada etapa da competição deve ser concluída em sua totalidade e, obviamente, é um resultado decepcionante para todos nós quando uma lesão impede um atleta de mostrar para o que ele treinou tanto”, continuou Bergh. Segundo a própria nota da CrossFit dirigida a impressa, os atletas antes de entrarem na arena são orientados que os judges e a equipe técnica da CrossFit tem por direito decidir a continuidade ou não dos competidores. Essa é uma forma de manter a integridade e bem estar da saúde dos atletas.

Veja as informações dadas pelos judges antes das provas:

Embora não haja requisitos mínimos de trabalho nesta competição (Semifinal Leste da América do Norte), espera-se que os atletas se esforcem para concluir cada teste durante a duração de suas respectivas baterias. 

No caso de lesão – preexistente ou experimentada durante a competição – qualquer atleta que não conseguir terminar um evento ou precisar de atenção médica após um evento deve receber autorização de 1) equipe médica do CrossFit e 2) Juiz Principal do CrossFit antes de retornar à competição.

O Juiz Principal do CrossFit tem autoridade para remover qualquer atleta da competição com base na gravidade da lesão, probabilidade de novas lesões e/ou outros fatores que possam afetar a saúde e a segurança de um atleta ou a integridade da competição.

Se um atleta perder parte ou a totalidade de um evento enquanto estiver recebendo tratamento médico ou avaliação, o atleta não poderá retornar à competição. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook