Como se tornar um treinador de excelência

Se tornar em um treinador de CrossFit é o sonho e a vontade de muitas pessoas. Porém, tornar-se apto para dar aulas da modalidade, da maneira oficial, basta cursar o Level 1 da CrossFit. Atualmente o curso está em torno de R$ 5 mil e dura dois dias. Dessa forma, basta juntar as suas finanças, criar um plano de gastos e pronto. Você conseguirá fazer o curso e se passar, estará credenciado a dar aulas de CrossFit. Mas como fazer para se tornar um professor de excelência dentro da modalidade e como se destacar no mercado competitivo que a todos os anos vem certificando e evoluindo mais pessoas?

Pensando nisso, formos até o site oficial da CrossFit para entender um pouco como trazer um conteúdo de qualidade. Um conteúdo que fosse além do Level 1 para ajudar coaches que querem de fato crescer no cenário. Encontramos um artigo feito por Connor McDonald, treinador nível 3 da metodologia. Nele, Connor pontua cinco pontos importantes para ajudar todo treinador a evoluir e, como consequência, se destacar na profissão. Entre os trabalhos já realizados por ele dentro de um box afiliado, o americano destacou funções como treinador principal, gerente do Programa de Fundações, treinador de crianças e adolescentes, treinador de nutrição, programador de plano de aulas, entre outros.

Ou seja, Connor possui qualidade e conhecimento para poder dar as suas dicas, além de sua graduação com o L3. Em 2022, Connor abriu seu box afiliado. Com isso passou a desenvolver seus próprios coaches, desse desafio, ele criou os cinco pontos para ajudar os coaches do mundo todo. Vamos a eles:

Aprenda com outros treinadores

Há um ditado que ouvi certa vez de um Flowmaster em um seminário de nível 1: “Os treinadores de CrossFit são os melhores ladrões do mundo”. Ao ouvir isso pela primeira vez, fiquei um pouco confuso sobre onde ele queria chegar com essa frase. Para resumir o significado por trás disso, há uma abundância de treinadores fantásticos por aí, com pontos fortes e especialidades específicas. Então nós, como treinadores, podemos aprender algo com cada treinador que encontramos – independentemente de sua experiência.

Por exemplo, dicas de coaching custam um centavo a dúzia e nenhuma é necessariamente errada ou certa – uma dica eficaz é aquela que funciona. Por isso, se você ouvir uma dica que foi eficaz de outro treinador, ou que você considerou ineficaz, essa é uma oportunidade de aprendizado. Não sei dizer quantas vezes estive perto de outros treinadores e pensei comigo mesmo: “Nunca ouvi essa deixa, como não pensei nisso?!” ou “Eu uso a mesma dica e não pareceu funcionar para aquele atleta. Eu deveria criar alguns backups para este cenário.”

Aliás, este tema aplica-se a todas as categorias de um formador eficaz, não apenas a ver e corrigir (presença e atitude, gestão de grupo, etc.). Com isso, assistir a aulas de outros treinadores, visitar outros afiliados ou simplesmente usar o YouTube e outros recursos online para aprender com outros treinadores tem sido extremamente útil para expandir meu kit de ferramentas.

Escreva os planos de aula

Todos nós já fomos (ou talvez vamos) afiliados que usam exatamente o mesmo aquecimento todos os dias. Embora possa haver casos ocasionais em que isto seria eficaz, a monotonia e a falta de criatividade podem prejudicar o progresso de um atleta e a eficácia de um treinador. Porém, do outro lado da moeda, aqueles de nós que tiveram aulas com um treinador com um plano de aula formulado e calculado com confiança podem apreciar o quão eficazes eles podem ser.

Quando comecei a escrever planos de aula, muitas vezes ficava perplexo. Afinal o que devemos fazer para um aquecimento geral? Serei socado por um membro se isso incluir corrida? Quanto tempo devemos gastar preparando cada movimento? Este aquecimento específico é muito específico?

Então o simples fato de escrever planos de aula regularmente me desafiou a me tornar mais criativo e envolvente, e melhorou inerentemente a estrutura e o fluxo de minhas aulas – coisas essenciais para uma experiência de aula bem-sucedida. Entrar em uma aula com um plano específico permite ao treinador definir o que procura e como levar os atletas até lá. Aliás, isso inclui fornecer opções de escalonamento específicas para aquele dia, um cronograma detalhado para cada parte da aula, uma compreensão do estímulo/objetivo pretendido para o treino, etc. Dessa forma, o curso online do CrossFit, “Planejamento de aula”, pode ser um excelente ponto de partida para aprendendo a escrever planos de aula eficazes.

Tenha um treinador mentor

Uma das melhores coisas da nossa comunidade é a vontade de ajudar uns aos outros, o que está enraizado no nosso DNA. Todos nós começamos em algum lugar, e a maioria fica mais do que feliz em compartilhar ideias com aqueles que mostram iniciativa. Por isso, estabeleça quais valores e atributos você associa a um coach de alto nível e procure pessoas que se encaixem no molde que você imagina.

Encontre alguém que você respeite e admire e peça orientação. Tive a sorte de ter um mentor no início da minha carreira de treinador, que é um dos treinadores mais experientes e respeitados do futebol. Na Equipe do Seminário, recebemos mentores específicos que nos oferecem continuamente feedback e orientação. Esta tem sido potencialmente a parte mais útil da minha jornada para me tornar um treinador melhor. Quer você encontre alguém local ou procure orientação de longe, há muitos treinadores fantásticos que podem e estão dispostos a oferecer ajuda. O CrossFit EDU oferece uma oportunidade única para isso com o “Programa de Desenvolvimento de Treinadores”, que é uma oportunidade em tempo real para obter feedback e conselhos dos melhores treinadores do mundo.

Educação Contínua

Coaching é uma jornada sem fim para obter o máximo de conhecimento e experiência possível. Para oferecer aos nossos atletas o maior impacto possível, é fundamental que tenhamos um objetivo constante de aprender.

O Seminário de Nível 1 é essencialmente uma “autorização do aluno” para treinar, semelhante ao que damos aos motoristas iniciantes. É uma introdução geral à metodologia CrossFit com a qual o treinador pode construir uma compreensão e aplicação cada vez mais profundas ao longo do tempo.

Se você participou do Seminário de Nível 2 e for como eu, provavelmente ficou emocionado com o feedback que recebeu dos instrutores da equipe do seminário. O L2 é mais aprofundado na aplicação do que você aprendeu no L1 e está repleto de feedback para ajudá-lo a seguir em frente. O Nível 3 e o recém-anunciado Nível 4 (uau!) são ótimos exemplos de educação adicional pela qual você pode se esforçar e que apenas alguns poucos selecionados em nossa comunidade possuem.

Junto com esses quatro principais, há muitos cursos online e especializados oferecidos pelo CrossFit. Mas por que parar aí? Como mencionado acima, existem muitos treinadores e programas excelentes para aprender, e a Internet existe. Se ainda não o fez, volte e leia os CrossFit Journals que datam de 2007 – isso deve mantê-lo ocupado por um tempo.

Treinador, Treine!

Resumindo, a maneira mais eficaz de melhorar o coaching é fazendo exatamente isso: treinar! Há uma razão pela qual os melhores treinadores também têm o maior acúmulo de horas na academia.

Por uma questão de analogia, vamos comparar ser treinador com ser atleta: lembra-se da primeira vez que você realizou um agachamento? Sim, eu tento bloquear o meu da minha memória também. No entanto, após repetição após repetição, e prática após prática, você provavelmente melhorou tremendamente sua técnica e capacidade de mover uma grande carga por uma longa distância (eu disse isso) tremendamente – mas você está completamente satisfeito com seu agachamento e totalmente tocado? fora do potencial? Até parece.

Agora, vamos pensar na primeira vez que você orientou uma turma – não foi nada bonito, não é? O coaching é como qualquer outra coisa: é preciso repetição após repetição, além de experiência e prática para criar progresso. Os treinadores de nível 4 não obtiveram a velocidade ninja para ver e corrigir movimentos durante a noite. Dedique tempo, aceite a vulnerabilidade e entenda que a prática realmente o tornará perfeito (er).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook