Quantas vezes devo treinar CrossFit na semana?

Uma das grandes dúvidas de muitas pessoas que começam ou já treinam o CrossFit por um tempo é: quantas vezes devo treinar por semana? Afinal de contas, a ideia de fugir do overtraining e consequentemente das lesões precisa andar lado a lado de todos aqueles treinam. Na contramão disso, só quem treina sabe o prazer que praticar e “morrer no wod” dá para o corpo. Porém, mesmo assim é necessário pensar em fugir do desgaste máximo do corpo e das lesões. No artigo escrito no site da CrossFit, “How often should I do CrossFit?” ou traduzindo “Com que frequência devo fazer CrossFit?”.

O artigo traz o parecer de Eric O’Connor, Coach Certificado de CrossFit Nível 4 (CF-L4) e Treinador de Equipe do Seminário CrossFit. “Acho que nossa diretriz geral é ‘vamos trabalhar bastante, de forma consistente’ e, independentemente de quais sejam as atas, os resultados acontecerão.” explica o americano. Além disso, o artigo explica que a maioria das pessoas consegue trabalhar em altos níveis de intensidade – em relação à sua própria condição física e experiência – durante três dias consecutivos antes de precisar de um dia de descanso.

Dessa forma, uma versão com cinco dias de treinamento e dois de descanso, permite uma programação de treino semanal consistente e é altamente eficaz para a maioria das pessoas. Um exemplo possível de descanso positivo é a matemática de 3 dias de treino, 1 dia de folga, 2 dias de treino, 1 dia de folga. Contudo, o coach saliente que esta recomendação não significa que o iniciante precisa seguir à risca isso. “Vamos errar no sentido de que menos é mais e aumentar a partir daí”, disse O’Connor. Assim, se estiver apenas começando no CrossFit, assistir às aulas duas a três vezes por semana pode ser um ótimo começo e que terá resultado.

No CrossFit dor é normal, mas não dor eterna

Outro ponto interessante abordado no artigo é em relação as dores. Ao praticar exercícios, sejam eles quais forem, é comum sentirmos as dores musculares da prática. No entanto, o coach Eric pontua algo importante que é a continuidade de uma dor ser de fato algo a se preocupar e ser um momento de pausa e não de continuar a forçar o musculo ou articulação dolorida. “Eu acho que um grande revelador é se você sai (da academia) por alguns dias consistentemente pensando, quer saber, eu realmente não tive o desempenho que queria… e você não achou que realmente fez um bom trabalho naquele dia em relação às suas habilidades atuais, acho que é um sinal do tipo: ‘Ei, vamos recuar’”.

Nesse caso, Eric explica que muitas vezes o praticamente acaba lendo o acontecimento de forma errada, o que pode sim ser um perigo. “Algumas pessoas podem notar um declínio no desempenho e ter a mentalidade oposta, como, ‘Ei, preciso treinar mais’. Quando, na verdade, para muitas pessoas, acho que o oposto é verdadeiro”. Com isso, vale a ressalva de tentar ouvir mais a necessidade do corpo, seja você um praticante ou um atleta de alto rendimento.

Os cuidados não são para os iniciantes apenas

Aliás, para aqueles que acham que o artigo é feito apenas para os iniciantes, há algo interessante de se levantar: a maioria das pessoas que se lesionam não são iniciantes e nem mesmo atletas elites. Mas sim aqueles que estão entre essas duas categorias. A verdade é que normalmente o iniciante possui um receio natural para fazer exercícios mais complexos. A medida que o atleta da elite já possui conhecimento técnico suficiente para fazer os movimentos mais complexos sem perigo. Mas são aqueles que estão no meio do caminho, que não são iniciantes e nem elite, ou seja, no meio do aprendizado, que estão mais suscetíveis as lesões.

Com isso, são esses praticantes que precisam respeitar a aprender de fato a ouvir seus corpos. Vale a pena tentar movimentos complexos em um dia mais cansado ou com dores próximas a uma lesão? Vale a pena treinar sete dias por semana e achar que o rendimento não irá cair ou fazer mais de um treino no mesmo dia? São algumas questões importantes para se pensar na hora de descobrir de fato quantos dias por semana vale a pena você treinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook