Artigo: Mat e Mal, Arrogância ou Espírito de Atleta?

Uma nova polêmica chegou as redes com as declarações do pentacampeão do Games, Mathew Fraser em entrevista ao Talking Elite Fitness . Ao ser indagado sobre sua pupila Mallory O’Brien ser a grande candidata ao prêmio desse ano, uma vez que não teremos Tia Clair Toomey, Mat deu uma resposta controversa ao esperado. Segundo ele, Mal não estaria nada contente em competir sem a presença de Tia dentro do CrossFit Games. Aliás, em sua resposta, o americano salientou: “Uma das melhores partes de competir é poder competir contra os melhores do esporte. Mal quer ganhar, mas quer ganhar contra os melhores dos melhores”.

A colocação de Mat gerou diversas opiniões dos atletas e amantes do esporte. Para muitas pessoas, o pentacampeão soou prepotente e arrogante ao colocar apenas Tia como uma dificuldade para que Mal conquiste o ponto mais alto do pódio. Enquanto que para alguns esse fato demonstra que a americana quer de fato chegar ao topo vencendo a melhor de todos os tempos. Vale ressaltar que no Games do ano passado, Mal conseguiu utilizar a roupa branca e vermelha de 1ª colocada por um tempo. Coisa que nos outros anos só víamos Tia usar.

Mas de fato depois tivemos a australiana deslanchando sem deixar a novata chegar perto dela, assim, Mal ficou com a 2ª colocação em 2022. Porém, é inegável a evolução da americana e a vontade de vencer que vem demonstrando. Não ter Tia junto para competir, poderá causar um efeito parecido com o que aconteceu na categoria masculina, com a aposentadoria de Mat.

A história que se repete?

Assim que deixou a competição, após sua quinta vitória, o caminho da categoria masculina ficou livre para que os competidores pudessem tentar o pódio. Conclusão, tivemos Justin Medeiros como o grande campeão, o que se repetiu no ano passado. Contudo, se puxarmos o “baú das memórias” veremos Medeiros no último pódio de Mat, no 3º lugar. O que nos leva a crer que se o pentacampeão continuasse a competir, muito provavelmente Medeiros não teria a menor chance de subir ao pódio no 1º lugar. A declaração de Mat nada mais pode ser do que um receio de que Mal passe pelo mesmo julgamento que o atual bicampeão masculino passa de “ser o campeão porque o verdadeiro campeão não está competindo”.

Mas há também um outro aspecto nisso tudo, estamos falando de atletas que treinam para se superar, mas também para superar uns aos outros. Passar a vida na frustração de não ter superado o campeão, pode ser algo muito ruim para a cabeça de um atleta, mesmo ele sendo o atual campeão. Afinal, para quem não se lembra, Ricky Garard pediu diretamente para Mat não se aposentar e espera-lo voltar de sua suspensão por doping: “Espera por mim *****. Estou chegando. @mathewfras, em palavras mais educadas, por favor, não se aposente. Eu quero competir contra o melhor de novo”.

Mas a verdade é que para muitos atletas, o caminho mais fácil não é o caminho ideal. São profissionais que trabalham para superar sempre os melhores, então quando essa figura some, pode de fato ser frustrante. Talvez com Tia ainda na competição Mal novamente não subiria no pódio, mas para seu espírito de atleta, seria talvez uma competição mais empolgante. Afinal, por mais que tenhamos outros grandes nomes de destaque no feminino, esse ano, a maior atleta de todos os tempos, não estará lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook