O olhar positivo para Adaptados e Ages Groups

Desde que as novas medidas tomadas pela CrossFit vieram a público, muito vem sendo dito. Algumas coisas como a mudança de local para a próxima edição do Nobull CrossFit Games saindo de Madison e indo para Chicago, agradou. Principalmente quem tem o costume de ir para os Estados Unidos conferir a competição mais importante da modalidade. Porém, em contrapartida, a novidade de passar para as mãos de outras organizações de eventos as finais dos Age Groups e Adaptados, parece não ter agradada boa parte das pessoas. Principalmente alguns atletas que fazem parte dessas categorias.

Felipe Maturana se impone en CrossFit Adaptado y busca revalidar su título  en los Crossfit Games 2021 – BioMachinis

Entretanto, uma analise mais profunda e menos crítica, negativamente falando, podemos ver que essa é uma oportunidade interessante de expansão dessas categorias. Principalmente quando fica nítida a mudança de coadjuvante para ator principal. Afinal de contas, os holofotes do Games sempre ficam mais fortes com a elite da modalidade, seguindo dos times.

Com isso tanto os Ages quanto os Adaptados acabam não tendo o merecido foco do evento. Quando passados para as três competições, o foco vira 100% nessas categorias. Outro ponto interessante de salientar e cada uma das organizações, são voltadas especialmente para cada uma dessas categorias.

Dessa maneira, o Wheel Wod é um evento especialista para atletas adaptados. Na medida que o Pit Teen Throwdown tem o foco nos teens e o Legends Championship é 100% voltado aos Masters.

Outro ponto interessante é que nenhum desses eventos foram criados para o Games, todos eles já existem a bastante tempo, no mínimo de dois anos, com isso, já possuem conhecimento das áreas que atuam. Levando isso em consideração, podemos esperar que todos os três tragam uma infraestrutura e uma atenção aos cuidados com cada uma dessas categorias mais adequadamente do que temos no Games. Com isso, os próprios atletas poderão se sentir mais valorizados.

Possível melhora na transmissão

Masters are Medalled: The Champions of the 2021 Games

Outro ponto interessante está justamente na mudança de comando da competição. Ao invés de termos um só evento para cuidar de tudo, a responsabilidade acaba sendo dividida. Dessa maneira, pontos como o caso da transmissão que esse ano recebeu duras críticas e que nos demais anos simplesmente não existiam, poderão ganhar mais qualidade.

Uma vez que o evento terá apenas os cuidados com aquela categoria. Claro que uma possível transmissão poderá entrar em um sistema que englobe o evento inteiro, mas tirar ele da mãos 100% do Games poderá de fato trazer melhoras para a categoria em diversos setores.

Mas de tudo que foi dito até o momento, a ideia de um protagonismo para os atletas adaptados e Ages é sem dúvida um ganho para essas categorias que estavam precisando e muito ganhar seus próprios holofotes. Afinal de contas, estamos falando de uma disputa entre os melhores do mundo em cada categoria. Então, nada mais justo do que elevar a imagem de todos. Ainda saberemos mais sobre como irão funcionar e como a própria CrossFit pretende usar essa nova etapa. Mas com um olhar positivo de primeira, mostrou-se como um novo caminho mais aberto e justo para os adaptados, masters e teens do CrossFit.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook