Você não é atleta, você é praticante de CrossFit

É com uma certa frequência que vejo na biografia na página do Instagram de muitos praticantes de CrossFit a palavra “atleta”. Contudo, o que faz de uma pessoa realmente atleta de CrossFit? De fato não termos uma confederação oficial do esporte deixa tudo no escuro. Aliás, a grande realidade é que o CrossFit não é um esporte, mas sim uma metodologia de treinamento, com o foco na melhoria e qualidade de vida. Entretanto, sabemos que os workouts são de fato uma pequena competição nos treinos, seja com os demais alunos ou com a superação da própria pessoa. Essa visão natural que o CrossFit dá, faz com que de fato a metodologia possa ser empregada como um esporte.

Dessa forma, temos inúmeros eventos, a cada ano mais e mais, que utilizam o “esporte”. Para muitas pessoas participar de um desses eventos faz com que ela se auto denomine atleta. Afinal de contas, atrás da camisa que ela ganha para competição, está escrita em letras garrafais “ATLETA”. Mas na realidade, essa palavra tem muito mais haver com ajudar os organizadores a dividirem as camisas dos participantes, staffs, judges, médicos e etc, do que propriamente carimbar que o participante é de fato um atleta. Mas verdade seja dita, durante aquele evento de um, dois ou mais dias, aquele praticante vive na pele um pouco do que um atleta vive.

Porém, viver um final de semana de atleta não torna ninguém de fato em um. É um pouco inocente imaginar que em um treino de apenas uma hora de segunda a sexta, dentro do box será o suficiente para que você se torne de fato um atleta de verdade. Ainda mais de uma modalidade tão completa e cada vez mais técnica como é o CrossFit. Afinal de contas, quantas vezes você mesmo não falou que não conseguiu desenvolver a técnica de um movimento direito, porque a aula é corrida?

A vida real de um atleta de CrossFit

Um atleta de CrossFit precisa dedicar muito do seu tempo para conseguir atingir o alto rendimento, que o tornará de fato um atleta. Categorias abaixo do RX e Elite podem ser consideradas categorias mais amadoras. Afinal, pessoas que estão nessas etapas não possuem, ou não deveriam possuir, o conhecimento de todas as técnicas ou não possuem força para cargas, entre outros requisitos. Dessa forma, precisamos analisar o principio básico: um praticante de artes marciais faixa branca pode ser considerado um lutador? Mesmo que ainda esteja em fase de aprendizado e sem qualidade técnica? Com certeza não, ele necessitará galgar os degraus, aprender as técnicas e evoluir seu conhecimento para então poder estar em um patamar de atleta.

No CrossFit é a mesma coisa. Você só poderá se considerar de fato um atleta, após no mínimo conseguir concluir todos os movimentos do CrossFit. Questões como ter as maiores cargas ou os maiores volumes de movimentos e etc, entram para outro patamar, o de ser um grande atleta de destaque e competitivo. Porém, nesse caso, o ser atleta é necessário que pensemos dessa maneira, estar em uma competição no nível scale, por exemplo, serve para que você sinta a emoção de estar competindo. Para muitos, estar nessas competições é resgatar aquela sensação competitiva que sentia na época da escola e que perdeu na vida adulta. Além é claro de poder se desafiar e entender quais pontos em você são necessários melhorar para sua evolução. O mesmo acontece nas demais categorias, porém, acredite, ser um atleta vai muito além disso.

Mas por que pensar assim?

Muito simples, ser chamado de atleta é uma massagem no ego de muita gente e pode ser um ponto de partida para o repouso e a não evolução. Quando falamos que a pessoa precisa evoluir isso ou aquilo para atingir o objetivo que ela quer, naturalmente, ela correrá atrás para isso. Quando ela não precisa nem correr para chegar a um status como o de atleta, o que podemos esperar de fato dela? Outro ponto, é ajudar as pessoas entenderem essa realidade e conseguir de fato distinguir quem é de fato atleta e quem é praticante de CrossFit. Com a HORA DO BURPEE passei a conhecer muitos atletas da elite do esporte e vi de perto o treinamento de alguns.

Com isso, posso afirmar que dificilmente um atleta treine apenas uma hora por dia com os treinos regulares do box. Pode acontecer? Com certeza pode, porém de fato será muito difícil vermos isso. Atletas possuem planilhas longas de muito mais de uma hora, treinos específicos e longos de ginástica, LPO, endurance e muito mais. Com isso podemos concluir um fato simples: os treinos do box são voltados para a metodologia do CrossFit que visa exatamente o que foi dito no começo desse artigo. Enquanto para se tornar de fato um atleta, você precisará de treinos voltados para essa questão, com o pensamento voltado para as competições.

Ou seja, um mesmo CrossFit com caminhos diferentes, o que vimos e vemos em eventos de força como a Copa Sur, o TCB e Games é uma fatia pequena de praticantes de CrossFit. Basta ir aos boxes de CrossFit espalhados na sua cidade e tentar observar se tem e quantos homens e mulheres com a força e perfil dos competidores da elite o box possui, com certeza não serão muitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook