CrossFit em real, mas o que muda na real?
A CrossFit Brazil anunciou essa semana uma novidade: depois de alguns anos de luta, enfim, a empresa passará a receber pagamentos em real. Contudo, inicialmente essa conquista esta sendo aberta para os boxes afiliados e que tem interesse de afiliação. Mas o que isso de fato quer dizer e que melhorias para os associados essa mudança vem trazer? Afinal, o que o associado ganha se afiliando? Para responder essas e outras questões, conversamos com Ricardo Prudente, Regional Manager da CrossFit, para entender um pouco melhor sobre o caso.
“Foi uma luta trazer para o real. Eu trabalho para CrossFit desde 2003, inicialmente na parte de seminários e em 2017 o Dave Castro me convidou para ser esse elo entre a nossa comunidade no Brasil e os Estados Unidos. Desde então, eu mostrei a necessidade de tradução e comunicação com a nossa língua. Já temos muitas coisas traduzidas, mas ainda falta muita coisa. O nosso site, por exemplo, temos muitos artigos para serem trazidos para a nossa língua. Mas a questão do dinheiro, de trazer para nossa moeda era necessário”, explicou Ricardinho sobre o começo dos trabalhos e a necessidade de incluir a língua e a moeda brasileira para facilitar e deixar mais atrativo a associação de novos boxes.
Congelamento dos valores
Contudo, o coach lembra que a batalha para trazer mais facilidades para o Brasil, a fim de colocar a comunidade mais perto da marca já é uma luta de muito tempo: “na real a gente resolveu algo muito importante dois anos atrás quando houve a troca da diretoria, quando o Gari Gaines me ouviu e me ajudou. Até então eu nunca tinha conseguido algo que fizesse de fato uma diferença na comunidade, mas desde 2017 eu já vinha pedindo isso. Então o Gari trouxe para nós a afiliação que até então era de US$3.000,00. O que fazia com que muita gente tivesse que pagar até R$16.000,00. Então conseguimos quebrar um pouco essa barreira do preço. Mudando isso para um reajuste mais próximo para gente”, atualmente o valor pago é de US$ 2250,00.
Contudo, já nessa época, segundo Ricardinho, a luta para trazer para o real já estava forte. Porém, acabou batendo em um obstáculo que era a falta de um banco central que possuísse um código de pagamento para o tipo de serviço como a afiliação da marca. Dessa forma, acabou não sendo possível naquele momento trazer os valores para nossa moeda. “Para que isso fosse feito na época teríamos que mudar alguns pontos do nosso contrato e não estávamos dispostos a isso naquele momento. Então não pudemos mudar naquela fase por conta da falta de uma tecnologia que fizesse isso no primeiro momento”. Desde então Ricardinho continuou a luta e agora finalmente a mudança veio a partir de uma nova parceria financeira criada entre um banco financeiros e a tecnologia necessária, por onde acontecerá todo o pagamento, mantendo o parcelamento de 12 vezes.
Qual a positividade para o bolso do afiliado?
Porém, o que é inegavelmente é que a nova medida acaba facilitando a vida do afiliado com os congelamentos e retiradas de valores cobrados. “Antes a gente ficava muito dependente da flutuação do dólar, cada mês se pagava um valor. Além disso, era necessário pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e ter um cartão de crédito internacional. Agora o que a gente vai fazer é colocar o preço em R$ 12.000,00, o que pode ser pago em R$ 1000,00 por mês sem mudanças, o que vai ajudar o afiliado a se programar. Também não terá o IOF e nem será preciso um cartão de crédito internacional para fazer o pagamento”.
Ricardinho também afirmou que as novas medidas, ainda na primeira semana de divulgação já começaram a surtir efeito em possíveis futuros afiliados. “Eu já estou sentindo muito resultado, já tive diversas pessoas que vieram me procurar para conversar sobre se afiliar. Tive agora pouco uma reunião com um box de Goiânia que via essa questão de afiliação como algo muito distante e depois que viram toda essa mudança e o que isso acarreta, eles já começaram a querer vir”.
A mudança do dólar para o real passará a acontecer à partir do dia 6 de setembro: “tem todo uma questão tecnológica que está sendo feita, como as páginas de check out, além de novas demandas que acabam aparecendo nesse momento de montagem da plataforma nova de pagamento”.
Afiliados novos, antigos e cursos
A mudança ainda terá uma etapa de bastante trabalho, mas que, segundo Ricardinho, será proveitoso para todos. Para quem não é afiliado e entrar para afiliação à partir da data prevista já poderá fazer os pagamentos em real. Enquanto os atuais afiliados terão de fazer uma transição para o novo modelo. “A migração vai ser manual e com cuidado, vamos ter que coletar os dados dos afiliados antigos e tudo mais. Mas a gente vai migrar todo mundo”.
Indagado sobre a possibilidade de trazer os valores em real para os cursos de Level 1 e 2 da marca, o coach deu certeza de que teremos essa mudança. ” Sem dúvidas, mas não teremos agora nesse primeiro momento. Embora essa fosse a minha prioridade, trazer o valor do real primeiro para os cursos, mas a gente não conseguiu nesse primeiro momento. Então agora estamos conseguindo com a questão da afiliação primeiro. Eu vejo uma importância primordial de termos os cursos no real e podendo parcelar até mais do que a afiliação, até porque a afiliação a gente já pode parcelar. Mas enfim, vai acontecer, não consigo dar uma previsão agora de quando, mas vai acontecer”.
O que um afiliado ganha da CrossFit?
Outro ponto, senão o maior e extremamente levantado por quem é contra a afiliação dos boxes é sobre os benefícios que se pode ter sendo um afiliado. Não é difícil encontrar pessoas que digam que a única coisa que se tem de beneficie em ser associado é de usar a marca CrossFit junto ao nome do box. Nossa equipe há algum tempo já vem tentando desvendar os mistérios em cima do assunto. Tanto é que em um dos episódios do nosso podcast em parceria com a equipe da Criativa Wip convidamos os coaches Gabriel Romero, level 2 da CrossFit e Sérgio Landim, level 3 e representante da marca no Brasil, para pontuar alguns desses aspectos.
Mas essa semana a CrossFit Brazil postou em seu Instagram os benefícios de ser um associado, segundo a própria empresa são eles:
- Poder usar e comercializar a marca CrossFit
- Ter o box anunciado no Mapa de Associados encontrado no site da empresa, nele todo associado é vinculado
- Playbook do Afiliado CrossFit – material desenvolvido pela marca que fornece suporte administrativo e ferramentas para suporte operacional e aumento de eficiência nos negócios
- Mesas Redondas – reunião com donos de afiliados de todo o mundo para trocar informações e experiências
- Kit de Conteúdo – material de divulgação e marketing criado pela CrossFit para propagar o negócio
- Rede Parceiros – marcas com desconto exclusivo para afiliados
- Grupo de Estudos – reciclagem técnica e atualização continua sobre a metodologia, reunião com convidados, debates e etc.
- Summit de Afiliados – eventos regionais e nacionais com equipe dos departamentos de Afiliação e de Educação da CrossFit
- Newsletter Mensal – E-mail com informação, notícia, destaque e oportunidade para os afiliados do Brasil
- Artigos Pro Coach – Material do The Professional Coach traduzido em Português
CrossFit aberto ao público
Ainda sobre o assunto, ao ser indagado sobre uma nova visão da empresa com o post, a mudança para o real e a nova medida de enviar uma newsletter focado para imprensa de maneira geral, Ricardinho contou que a ideia é que a empresa consiga de fato atingir mais pessoas: “A gente tem uma missão. Hoje estamos com um novo CEO e vivemos uma fase de várias definições de coisas bem importantes, como a visão do que temos daqui para frente, as estratégias que iremos fazer e tudo mais. Mas se tem uma coisa que é comum para todo mundo e é a nossa missão com certeza é fazer com que mais pessoas saibam o que é o CrossFit”.
Ricardinho ainda relevou que a antiga falta de um marketing e ações mais satisfatórias da marca por parte dos associados, não é algo que aconteça só aqui no Brasil. “O Dave Castro fez uma reunião com os membros mais antigos do Brasil para saber o que eles achavam que deveria ser melhorado. Quando o Leo da BH falou que sentia falta de um marketing mais agressivo, o Dave disse que isso era algo que ele estava ouvindo no mundo inteiro. Então que esse problema era algo comum, por isso está acontecendo essa mudança”.
Retomada de afiliados
Para Ricardinho, as mudanças da empresa poderão de fato aumentar o número de afiliados e trazer o Brasil novamente para o 2º lugar como o país com o maior número de boxes. “Com certeza, a gente só perdeu o posto de afiliados ativos na CrossFit, porque tivemos um período muito difícil para muita gente. Mas a nossa comunidade é a maior depois dos Estados Unidos. Ainda te falo que a nossa comunidade é a mais apaixonada do que os Estados Unidos, não em número de boxes, mas de empolgação com certeza”.
Finalizando a conversa, Ricardinho ainda contou que a empresa possui planos grandiosos para o Brasil: “não digo agora com a moeda em real. Mas quando a gente conseguir realizar toda a nossa visão aqui para o Brasil e trazer as coisas que estão engatilhadas e estamos trabalhando, além de termos as pessoas que acreditam e vivenciam a metodologia se afiliando, teríamos um número muito próximo dos boxes americanos. Caímos bastante, mas tem um tempo que estamos crescendo. Todo mundo que saiu teve seu motivo e estaremos de braços abertos para que eles voltem, estamos tendo muitas respostas positivas com isso e estou muito feliz”.