Jorge Lucas: “Enquanto meu corpo permitir, estarei em atividade”
Conversar com o ator e dublador Jorge Lucas é como uma viagem rápida por Hollywood. Afinal após um “bom dia” você quase se imagina conversando com o personagem principal da franquia “Velozes & Furiosos”. Mas se continuar a conversa, logo se depara com o “Cavaleiro das Trevas” e chega até a ter um pouco de medo ao ouvir a voz do “Duende Verde”. Afinal, é o ator quem interpreta as vozes de Vin Diesel, Ben Afleck e Willem Dafoe nos filmes dublados. Aliás, não só deles, mas Ben Stiller, Johny Depp, Charlie Sheen, enfim, um mundo inimaginável de personagens passaram e passam pela voz desse ator.
Porém, para manter um ritmo forte de gravações e manter-se saudável no auge de seus 55 anos, Jorge é um praticante de CrossFit. Por isso, a convite da nossa equipe, o ator que se prepara para interpretar outro personagem forte, ele será o delegado Salvador em “Além da Ilusão”, próximo novela das 18h na TV Globo, topou contar um pouco da sua rotina de treinos, a importância de fazer o CrossFit, independente da idade e o que o nosso esporte conseguiu ajuda-lo na carreira. Acompanhe a entrevista que esse amante de Burpee deu para nós:
Como você conheceu o Cross?

Sempre fiz esporte, joguei vôlei por muito tempo. Então aos 42 anos larguei as quadras e continuei malhando. Mas sentia falta de maior movimento, coletividade e diversão. Dessa forma, comecei a acompanhar campeonatos de CrossFit no YouTube e há 5 anos me inscrevi para uma aula experimental. Foi amor no 1º burpee (risos).
Qual a importância de treinar para você?
O esporte é fator de saúde física, mental, emocional e espiritual para mim. Não concebo minha vida sem a prática esportiva. Enquanto meu corpo permitir, estarei em atividade e o CrossFit tem a vantagem de ser adaptável para todas as pessoas.
Ele te facilitou no seu trabalho? De que maneira?
Além de aliviar o estresse, o CrossFit dá um condicionamento físico sensacional: melhora a postura corporal, a concentração mental e o equilíbrio físico.
Você é o responsável pela voz de personagens fortes como Batman, Vin Diesel, Duende Verde, entre outros, estar com o físico em dia ajuda a se sentir nesses personagens, mesmo usando apenas a voz?
A voz precisa de exercícios muito específicos para ela, de cuidados técnicos próprios e de muita hidratação. O alívio do estresse do CrossFit traz, dá um maior relaxamento muscular, o que beneficia a voz sair mais solta.
Jorge, você começou o CrossFit já adulto, no que isso te ajudou?

A experiência de conhecer os limites do próprio corpo é importantíssima em qualquer prática esportiva. Pois vejo muitos querendo bater P.R. ou querendo fazer exercícios sem auto-conhecimento de seus limites e contusões. Dessa forma, há exercícios como o pistol que meus joelhos não me permitem fazer, por exemplo.
O que te fez entrar para o CrossFit?
A vontade de praticar um esporte alegre, de impacto, coletivo e que me desafiasse sempre.
Quantas vezes você treina por semana?
Então, procuro mesclar os treinos com a musculação. Crossfit três vezes por semana com duas de musculação.
Como é conciliar a vida de ator e dublador com os treinos?
A vida de ator/dublador é imprevisível, assim como a rotina dos treinos também. Há meses em que treino uma vez em cada semana por total falta de tempo de ir ao box e sinto muita diferença na minha disposição. Procuro pelo menos fazer treinos leves em casa, ou no camarim e nos quartos de hotel também. Nisso a experiência e a maturidade esportiva muito me auxiliam a manter uma rotina.
Quais são os exercícios favoritos do Jorge?

Amo burpee, rope climb, qualquer clean, deadlift, qualquer swing, jerks e box jumps.
Se o Batman fosse um exercício de CrossFit qual ele seria?
Com certeza, o Batman seria ropeclimb + doble under + power snatch (risos).
Se o Duende Verde fosse um exercício de CrossFit qual ele seria?
O Duende Verde é o odiado mas infalível burpee over the box (risos).
Deixe um recado pros seus fãs.
Pratiquem esporte, seja ele qual for, aquele que mais for prazeiroso para você. O bem estar de movimentar o corpo é algo indescritível. O superar a si mesmo que o esporte traz é uma lição positiva para nossas vidas particulares e profissionais, além do lazer, do desestressar, da socialização. E acima de tudo, valorizem a arte e a cultura brasileiras. Muito obrigado pelo carinho. Abraço forte.