Coluna One By One: Seja atleta e não vendedor
Como você educa e desperta desejo no consumidor sem MARKETING? Hoje vamos falar de duas áreas muito importante dentro da sua empresa, ou até mesmo para o atleta que tem patrocinadores e precisa entregar resultados para seguir com a marca parceira.
Geralmente as empresas ou os atletas começam sem o MARKETING. Iniciam apenas com vendas, financeiro, RH, e esquecem a parte principal da empresa.
Com isso, você fica refém de VENDEDORES EXCELENTES. E se você não tem um vendedor excelente, as vendas ficam prejudicadas e ninguém sabe o POR QUE. E caso tenha o vendedor excelente, a empresa inteira fica refém de uma pessoa. Mas e se ele for embora? A empresa acaba?
O seu papel , ATLETA ou EMPRESÁRIO, é fazer MARKETING.
A sua equipe de vendas, precisa somente atender a demanda que a equipe de marketing leva. MARKETING é DIFERENTE de VENDAS.
Vamos para um exemplo brasileiro.
HAVAIANAS
Antigamente, a havaianas branca de tiras azuis, eram chinelos considerados “bregas”, era “chinelo de pobre”, ou até mesmo eram as traves do futebol na rua. Mesmo assim ,elas vendiam muito. Mas como faz parte do mercado, começaram a surgir as concorrentes e a venda delas caiu bastante.
Até que um dia, eles perceberam que estavam perdendo VENDAS porque estavam apenas vendendo BORRACHA. Eles só estavam vendendo um jeito da pessoa não pisar direto no chão, e isso, todos podem fazer. A China produz isso em larga escala e com um custo baixíssimo e por isso, eles perderam mercado naquela época.
ENTÃO, eles entenderam e começaram a se remodelar, se reinventar.
Reinventando o antigo modelo
HAVAIANAS SE TORNOU, um ITEM DE MODA com cores diferentes, modelos exclusivos, que podem combinar cada dia com sua roupa ou com seu biquíni.
Lembro muito bem, quando eu era adolescente. Havia um grupo de amigas na praia, que eram muito patricinhas. E todos os dias elas colocavam um biquíni diferente, com uma havaianas combinando. Elas deviam ter uns 20 pares de chinelo e eu achava aquilo o máximo.
Eles tiveram uma SACADA incrível em transformar o produto deles, em um item da moda, um produto DESCOLADO, COOL . Pronto, o DESEJO foi criado e hoje eles são um produto referência do nosso país.
Hoje são vendidas mais de 210 milhões de peças por ano, se tornando a grande marca internacional do Brasil e o carro-chefe da empresa Alpargatas, fabricante das Havaianas e maior produtora de sapatos da América Latina. A divisão Havaianas representa dois terços das vendas globais da empresa, que também produz roupas e acessórios. Lembrem-se, estamos falando de um pedaço de borracha.
O grande trabalho não foi de VENDAS, mas sim do MARKETING. Eles fizeram o produto se tornar uma peça de desejo e as pessoas corriam para as lojas já certas de que iam comprar.
A sua maior motivação tem que ser montar um plano de marketing que vai educar o mercado e vai falar “OLHA QUEM A GENTE É, olha como somos ‘legais'”, e a demanda vai ser automática.
Então se você é atleta, invista em seu marketing, em você. Pois a partir do momento que você vira uma “peça”de referencia, a venda é automática. Você não precisará virar um vendedor para as empresas que te patrocinam e sim um atleta.
One By One Assessoria & Marketing
Criadora do prêmio “Melhores do Ano do CrossFit”, a One by One Sports é uma agência de marketing de diferenciação esportiva e que nasceu de uma paixão pelo esporte. Hoje tem como missão transformar o sonho de muitos atletas em realidade e fazer com que as empresas olhem e se apaixonem pelos esportes, e vejam a grandiosidade desse mercado.
A One By One Sports é uma facilitadora para a melhor conexão entre os principais pilares do esporte – ATLETA x EMPRESA ( patrocinadores) X EVENTOS.