Os Masters da Vida Real
Dentro do CrossFit quando falamos em categoria Masters o que vem a cabeça? Não é difícil vir a imagem de atletas como Leonardo Lima, Susana Etto, Lasara Magnani, Anita Pravatti, Lupa, entre outros. Aliás, todos são grandes nomes do nosso esporte e fazem bonito nas competições. Porém, hoje vamos falar dos “Masters da Vida Real”. Eles não possuem os músculos do Léo Lima, o fôlego do Lupa, a força Anita e nem mesmo aquele “sangue nos olhos” da mamãe do ano. Mas sim, são pessoas reais que procuraram o CrossFit para fazer a essência da modalidade ganhar mais força.
Afinal, nenhum deles está visando ganhar o Nobull CrossFit Games. Mas sim, ganhar qualidade de vida. Para entender os benefícios do CrossFit para a Melhor Idade, conversamos com o coach level 2 da CrossFit, Gabriel Romero. Além de um entusiasta da metodologia, ele que é head coach da Techbox Academia, no Rio de Janeiro, e fundou recentemente a “Master Class”, uma aula exclusiva para os Masters. Então, para esclarecer melhor, Romero conversou com a nossa equipe para mostrar os benefícios e os ganhos para o dia a dia dos praticantes do CrossFit que decidiram experimentar depois de mais velhos a metodologia. Acompanhe e conheça os “Masters da Vida Real“:
Qual a importância de termos as pessoas de melhor idade treinando o CrossFit?
O CrossFit como modalidade esportiva confere aos seus praticantes uma série de benefícios físicos – fortalecimento muscular e ósseo, melhor qualidade cardiorrespiratória, desenvolvimento de valências físicas variadas, redução do risco de doenças crônicas – e sociais – convívio com pessoas diferentes, estabelecimento de novas amizades, construção de um grupo de apoio. Sendo assim, quando as pessoas da melhor idade adentram um box de CrossFit, elas estão fazendo um investimento direto na sua saúde, autonomia, longevidade e felicidade, uma vez que poderão usufruir de todos estes benefícios e ainda garantir a melhor execução das suas tarefas diárias.
Certa vez li em um artigo a seguinte frase: ‘O CrossFit é um seguro contra a “decrepitude”.’ De fato, essa frase parece fazer muito sentido, sobretudo quando eu tenho a chance de acompanhar a transformação dos meus alunos. Afinal a modalidade é muito segura e inclusiva, vale muito a pena dar uma chance!
Quais as melhorias que os Masters podem obter fazendo o CrossFit com a idade mais avançada?
Complementando a resposta anterior, acredito que as melhorias estão diretamente associadas ao impedimento de um estado de decrepitude. Então, vale sempre pensar que a possibilidade de realizar diferentes atividades por conta própria é uma forma importante de manutenção da dignidade. Deste modo, acredito que um dos maiores proveitos é o de permitir que as pessoas treinem para executar normalmente suas tarefas diárias. Agachar, subir uma escada, levantar com brevidade, todas essas tarefas parecem simples quando se é jovem. Mas na velhice tudo muda e nossa função como coaches é exatamente a de ajudar a minorar essas perdas.
Para quem é indicado e para quem não é indicado fazer?
O CrossFit é indicado para toda e qualquer pessoa que pretende assumir um estilo de vida mais saudável, obter o máximo possível de independência motora e viver mais e com melhor qualidade de vida. Por isso, todo mundo – tanto os mais jovens, quanto os mais velhos – pode obter benefícios da prática do CrossFit.
É comum vermos pessoas levantando pesos bem altos nos treinos, o mesmo acontece nas aulas Masters?
Tão comum quanto ver pessoas levantando pesos bem altos é ver pessoas levantando pesos super leves. Mas eu digo isso porque existe uma percepção equivocada de que todos executam rigorosamente a mesma coisa, mas na prática não é assim. Afinal, se de modo geral o treino é coletivo, por outro lado as peculiaridades são e devem ser respeitadas. Entretanto, o processo de progressão de cargas deve ser natural e se adequar a capacidade de cada um. Mas é importante destacar que a intensidade do treino é relativa, sendo inserida no treino apenas após o aluno ter desenvolvido boa mecânica e consistência na execução. Isso se aplica a todos, Masters ou não.
Qual a idade mínima para poder se considerar um aluno de Master Class?
Habitualmente pessoas de 55 anos para cima, mas essa margem é flexível e pode levar em consideração outros fatores.
De onde saiu a iniciativa de criar uma turma de Master Class e por que não é comum encontrarmos nos boxes aulas voltadas para pessoas de idade?
A ideia surgiu inicialmente com o Robson, dono da Techbox. Quando ele cogitou isso, não pensei duas vezes. Afinal, eu amo e sei o bem os benefícios que o meu trabalho pode trazer para a vida das pessoas. Por essa razão fiquei imediatamente desejoso de tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática. No entanto, a ideia surgiu um pouco antes da pandemia estourar e, em vista de todos os acontecimentos decorrentes, tivemos que postergar a sua realização. Porém, passado esse momento, decidimos retomar a ideia e cá estamos. Nossas ‘CrossFit Master Class’ já ocorrem há 1 mês e desde então vêm em uma crescente.
O mesmo acontece com a categoria kids não é?
Quanto às crianças, temos também o TechKids, sendo assim também estamos atentos ao público infantil e suas demandas próprias. Seja como for, concordo que nem sempre é fácil encontrar aulas de CrossFit para públicos de faixas etárias específicas. Pode ser falta de iniciativa, espaço, ou outras dificuldades mais encontradas por quem desenvolve esse tipo de atividade. Afinal, não basta sair abrindo várias turmas, é preciso também dispor de profissionais capacitados para lidar com esse diferentes públicos. Não sendo desta forma, é melhor não se aventurar. Neste caso, de fato, menos é mais. Afinal, estamos lidando com VIDAS.
É comum encontrarmos o CrossFit como um esporte competitivo, fale um pouco do CrossFit voltado para a saúde como todo.
Na realidade, o CrossFit que eu vivo e procuro desenvolver com meus alunos está muito mais vinculado à ideia de obtenção de qualidade de vida do que a de projetar competições. Mas eu entendo essa impressão que você trouxe. Isso acontece porque muitas pessoas enfatizam esse aspecto, o que, a meu ver, é algo equivocado. Digo isso porque o real objetivo do método é o de “Criar um modelo de condicionamento físico abrangente, generalizado e inclusivo”. É exatamente assim que consta no guia de treinamento de nível 1 do CrossFit. Ou seja, a ideia é deixar o indivíduo preparado para a realização de qualquer tarefa diária, sendo ela premeditada ou não, durante a sua vida. Em suma, tudo consiste em deixa pessoas bem condicionadas e saudáveis.
Em termos práticos, isso não significa meramente executar um Bar Muscle Up, um Snatch pesado ou conseguir fazer inúmeras repetições de um exercício específico, mas conseguir ajudar os alunos a obter bons marcadores de saúde, tais como boa pressão arterial, baixo percentual de gordura, maior percentual de massa muscular, etc.
Deste modo, CrossFit é muito mais do que ir ao Box e colocar o número de repetições e um tempo no quadro. CrossFit é sobre se comprometer com uma transformação mais ampla, que envolve se alimentar bem, desenvolver um bom senso de comunidade, ajudar o próximo e buscar a sua melhor versão diariamente.
Quais são as principais vertentes trabalhadas e que devem ser trabalhadas em uma Master Class?
Primeiramente é necessário que existam treinadores capacitados para atender esse público e que saibam escalonar o treino de acordo com a realidade de cada um. Afinal, cada Master é diferente e alguns podem estar acometidos de doenças, lesões ou limitações distintas entre si. Em vista disso, o treinador precisa estar preparado para ajustar a aula de acordo com a individualidade dos participantes, mesmo que seja uma aula coletiva.
Em segundo lugar, é preciso colocar em prática uma frase bem famosa que todo treinador de CrossFit precisa ter impressa na mente: “As necessidades dos atletas olímpicos e dos nossos avós diferem apenas em grau, não em espécie”
Ou seja, TODOS precisam agachar, todos precisam correr, todos precisam levantar peso, todos precisam de força, potência, agilidade, etc. No entanto, isso não significa que eles precisam executá-las na mesma intensidade. Portanto, na nossa aula Master trabalhamos exatamente o que trabalharíamos em uma aula “tradicional”, só que procurando estabelecer os ajustes próprio à realidade do público.
Uma pessoa que faça as aulas dos Masters pode acabar apta a fazer as aulas comuns dentro do box?
Essa pergunta é ótima e ela é fundamental por me permitir destacar um aspecto importante. Não há qualquer impedimento de idade no CrossFit no que diz respeito aos treinos comuns. Nós mesmos temos pessoas com 55+ executando estes treinos na TechBox.
A questão é que, quando personalizamos a aula especificamente para um público, determinadas pessoas dentro dessa faixa etária acabam se sentindo mais confiantes e seguras para começar a praticar aquilo que outrora pensavam ser simplesmente impossível. Existe um efeito emocional nisso, uma vez que essas pessoas começam a imaginar que também podem pertencer àquele ambiente, coisa que antes lhes parecia estranha. Sendo assim, uma turma Master cumpre um grande propósito de identificação. Visto sob esta ótica, percebe-se que tudo passa pela necessidade e importância de se sentir pertencente a algo em nível coletivo. É como se fosse uma comunidade dentro de outra comunidade.
Quais sãos os dias e hora que acontecem as aulas dentro da TechBox?
Nossas aulas são realizadas às segundas, quartas e sextas às 8:00 da manhã.
Para finalizar, deixe um recado para chamar as pessoas a levarem seus Masters para conhecer o CrossFit.
Primeiramente, procurem um local de confiança que de fato ofereça legalmente o método CrossFit e que disponha de profissionais capacitados para executá-lo.
Em segundo lugar, tenha em mente que o que machuca de verdade é ficar no sofá. O sedentarismo fere muito mais do que qualquer coisa. Seu corpo realiza movimentos todos os dias, praticá-los de modo planejado e buscando a melhor execução e consistência é o que de melhor você pode fazer.
Por fim, cuidar da sua saúde é o maior ato de amor próprio que existe. Permita-se a este amor.
Certamente vocês vão ser recebidos com muito carinho e respeito aqui. Posso garantir, quem entra se apaixona. Posso falar com muita convicção: nós mudamos vidas!