A visão de quem trabalhou na Copa Sur
Encerramos hoje a rodada de matérias sobre a Copa Sur. Com isso, nada melhor do que perguntar para quem fez parte do evento, o que foi esse momento e como foi participar da mais importante competição de CrossFit na América do Sul, a única que dá vagas para disputar os CrossFit Games. Pensando nisso, conversamos com staffs, coordenadores, judges, equipe de transmissão e expositores sobre a competição.
Afinal de contas, são eles que preparam todo o cenário e são parte integrada para fazer o show acontecer. Muitas vezes esses personagens praticamente não aparecem e, quando aparecem, é exatamente naquele momento em que você levanta para comer ou para ir ao banheiro, já que eles são os responsáveis por preparar tudo para o show dos atletas.
CrossFit Brazil
Entre os stands colocados para quem chegava até a Copa Sur, tínhamos logo no início a presença da equipe da CrossFit Brazil, órgão responsável pelo CrossFit no país. Dessa forma, no stand as pessoas puderam, entre outras coisas, conhecer pessoalmente os representantes da marca, tirar dúvidas e conversar com quem entende do assunto. Entre eles tivemos Sérgio Landim, coach level 3, o médico Rodrigo Jasbick, conhecido pelo seu perfil @seu_medico_faz_crossfit e Ricardo Prudente, manager da CrossFit Brazil.
“É muito importante estar aqui, é o evento que dá a vaga para o Games. Afinal, é a celebração do fitness, estamos vendo os melhores do mundo competindo. A gente sabe que não é exatamente isso o CrossFit. Mas mostra até onde o ser humano é capaz de chegar. Afinal de contas, o CrossFit muda a vida das pessoas com relação a atividade física e a melhorar do condicionamento físico. Então a ideia é usar esse espaço para poder divulgar exatamente isso e as pessoas poderem aproveitar mais e colher os frutos dessa metodologia que mudou o nosso cenário”, explica Prudente.
Muito além dos afiliados
Porém, embora o evento tenha sido produzido para uma competição oficial da marca, todos foram extremamente bem vindos, inclusive no stand da CrossFit Brazil. Além das ativações feitas com os espectadores, puderam tirar dúvidas e sortear brindes como o tão almejado curso de Level 1. “Qualquer pessoa pode concorrer ao curso que custa U$1.000,00 e ainda ganha um curso online de U$70,00 só de se inscrever. Está sendo muito bom para todos. Não só para os afiliados, para toda essa comunidade que respira o CrossFit e está aqui para aprender um pouco mais. Em relação às pessoas que não são de boxes afiliados, a presença da CrossFit Brazil aqui é muito boa porque permite esclarecer o que é e quais são benefícios da afiliação. Pude ter essa conversa direta com inúmeros donos de box que querem se afiliar”, contou Prudente para nossa equipe no dia do evento.
A Copa Sur contou com uma transmissão ao vivo em duas línguas, em português e espanhol, tendo um poder de alcance ainda maior para esse ano. “É um oportunidade muito ‘legal’ que a gente não via Há alguns anos atrás, de poder ver um campeonato nesse nível com uma transmissão em português. Dessa vez com tudo dando certo e fluindo da melhor forma com uma estrutura muito boa, tanto da equipe como do ginásio. Então isso é muito importante porque é uma oportunidade de acompanharmos os atletas, onde nos inspiramos e ver até onde o ser humano é capaz de chegar”, conta Rafa Killiper que esteve entre os locutores do evento.
Stands lotados
Aliás, não só como locutor, mas ele também levou sua marca Skyhill para dentro do evento como patrocinador e com um stand de vendas. “Eu acabei de vir de Orlando com Skyhill de lá e é um trabalho árduo e com muita responsabilidade. Mas conto com um time de feras que estão fazendo acontecer. Aliás, está sendo um sucesso, hoje é o terceiro dia e já estamos praticamente sem estoque para repor os produtos, foi realmente muito bacana, porque o público veio, gostou do stand e participou”.
No mesmo local a marca Krieger, uma das mais novas do mercado resolveu arriscar e esteve presente na Copa Sur. Como resultado, a marca já começou seu plano de expansão, a partir do contato com outros empresários presentes no evento. “Fechamos um pedido muito bom de revenda da Krieger para o Rio Grande do Norte. Tudo pelo network da Copa Sur. A dona de uma loja de lá estava na competição e foi até o nosso stand. Ela gostou dos produtos e perguntou se nós revendíamos. Expliquei para ela como funcionava a marca, ela gostou fez uma compra alta com a gente para conhecer os produtos. Ela usou e adorou, então na semana passada ela entrou em contato com a gente e fechou um pedido muito bom”, conta Nathalia Mendes, proprietária da marca.
A equipe da Copa Sur
Staff
Obviamente que fazer um evento como o Copa Sur depende de muitas pessoas. Entre eles estão os inúmeros voluntários que fazem a vez de staffs, judges, seguranças, organizadores, entre outros. Como o caso da coach Carol Falagan, que ficou na parte dos staffs do evento: “eu tive a oportunidade de ir com o pessoal do meu box que foi trabalhar também. Foi um experiência para eu expandir o meu network, não só dentro do evento como na CrossFit em si. Então eu acredito que eu consegui engajar junto com o pessoal e isso me impulsionou a estar lá e com certeza foi uma das melhores experiências que eu já tive nos dois âmbitos. Tanto dentro do campeonato como para dentro das pessoas do CrossFit, tive muita troca de conhecimento”.
Organização
Além de Carol, também tivemos o head coach da Techbox CrossFit, Gabriel Romero que assumiu a vez na parte organizacional da arena da Copa Sur. “Primeiramente eu participei do Copa Sur porque eu acredito fortemente que como treinador de CrossFit, servir a comunidade é muito importante. Então eu resolvi participar exatamente por isso. Eu fiquei na função de sinalização da arena, então eu era um dos responsáveis por manter a arena bonita e sinalizada da maneira correta para que todos pudessem ver. Eu gostei muito do evento, a organização do Jobst e da Adri foi muito fora da curva. Eles fazem tudo com muito amor e isso é passado para os líderes dos voluntários que consequentemente, passar para os voluntários”.
Judges
Outra função de suma importância e que contou com profissionais de qualidade foi a função de Judge. Além de termos rostos muito conhecidos dos eventos, para o Copa Sur tivemos coaches renomados cumprindo a função, como o caso de Matheus Rosa. “A Copa Sur é um evento grandioso, que reúne toda a comunidade latino americana e temos a honra de sediá-lo aqui no nosso país. Com tudo isso, enquanto uma pessoa que ama o CrossFit, não poderia deixar de estar presente, contribuindo com a comunidade, ganhando experiência e conhecendo pessoas incríveis. Também é uma ótima oportunidade de reencontrar amigos do Brasil e da América Latina, fazer trocas e celebrar com alegria o ápice da competição no nosso continente”.
Matheus finaliza dando seu parecer sobre o sucesso do evento: “É uma festa para a comunidade! Ali estão reunidos atletas, coaches, profissionais/representantes da CrossFit e fãs mostrando a força e o amor pela modalidade. Foi um evento completo, com uma boa estrutura para quem assistia e para quem competia. Um verdadeiro sucesso! Quero sempre estar presente”.