CrossFit se une para ajudar da Ucrânia

A atual guerra na invasão russa contra a Ucrânia deixou o mundo o choque e trouxe diversas reações dentro do nosso esporte. Como falamos anteriormente, a primeira impressão foi contra a Rússia e os atletas russos. Aliás, a medida rendeu a saída das bandeiras russas do maior evento do CrossFit mundial. Mas agora, as ações começam a se voltar à favor de ajudar os ucranianos em meio ao caos formado que estão vivendo. A comunidade mundial do CrossFit começa a se manifestar.

Como não podia ser diferente a ajuda vem sempre em um formato de workout comunitário. Dessa maneira, o atleta Johny Hunka, filho de pai ucrânio, trouxe para dentro do seu box, a Bluenose Fitness, localizado em Truro, Nova Escócia, o workout “Ukraine Unbroken”. O evento oficial foi realizado no último sábado e contou com o apoio de mais sete afiliadas do Canadá. Todos os fundos recebidos na inscrição e doação de quem quis participar foi enviado para a Cruz Vermelha, órgão responsável por ajudar a população ucraniana.

“Você pode simplesmente vir fazer o treino e mostrar seu apoio através do condicionamento físico, ou pode vir e doar . Também estamos incentivando as pessoas a usarem azul e amarelo”, explicou Hunka ao site de notícias americano Morning Chalk Up. Ainda que o dia do workout já tenha passado, o atleta fez um pedido para que os boxes que resolvam fazer o treino publiquem nas redes sociais com a hashtag #ucraineunbroken.

O workout foi pensado de maneira a ter um total de 554 repetições, simbolizando cada vítima civil, conforme dados relatados no dia 3 de março. Enquanto o número de burpees (14) é uma referência as vítimas infantis dos ataques russos. Já os 2.870 m de remo simbolizam o número de soldados mortos. “O nome, Ukraine Unbroken, é obviamente uma grande terminologia no CrossFit. Mas também simboliza a força da Ucrânia. Sua história teve muitas dificuldades envolvidas na luta por sua liberdade. Eles finalmente estabeleceram uma sociedade livre e democrática e agora precisam lutar por ela novamente. Portanto, o “unbroken” simboliza sua força e sua vontade de continuar lutando”.

Workout Ukraine Unbroken

Em duplas, serão realizados 2 rounds, sem limite de tempo:

  • 70 double unders
  • 60 kettlebell snatches alternados (35/26 libras)
  • 50 toes-to-ring
  • 40 wall balls 
  • 30 abdominais alternados com pesos
  • 20 clean and jerks (155/105 libras)

Buy out

  • 14 burpees sincronizados
  • Em seguida, reme 2.870 metros.

Burpees For Ukraine

Nicholas Worley, membro do CrossFit Asphodel em Hong Kong, é outro membro da nossa comunidade com a intenção de ajudar a Ucrânia nesse momento. O evento começou a última sexta-feira (11) e vai até o dia 16 de abril com o intuito de arrecadar fundos para os Médicos Sem Fronteiras na Ucrânia.

A ideia de Worley consiste em um desafio de duplas, onde ambos se inscrevem no site, uma vez inscritos, ambos devem divulgar a iniciativa e pedir doações aos amigos, familiares, conhecidos e etc. Dessa forma, a cada 1 dólar arrecadado a dupla terá que pagar um burpee, assim quanto mais doações, mais burpees serão feitos. Contudo a conta total de arrecadação e os burpees a serem pagos só deverão acontecer após o dia 16 de abril, quando se encerra o evento.

Embora não seja ucrâniano, Worley é um amante do país. “Vi em primeira mão como as pessoas são maravilhosas e tive a sorte de treinar em alguns boxes incríveis de lá, como o CrossFit Banda. Há algumas semanas, amigos lá organizavam competições, treinavam e se empolgavam para o Open antes da invasão. Mas agora estão literalmente lutando pela sobrevivência e pelo país”. Worley ainda conta que tem esperança que o “Burpees For Ukraine” se torne um evento global “para arrecadar o máximo de dinheiro que pudermos e mostrar aos nossos amigos na Ucrânia que a comunidade está pensando neles”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook