Equipe On Track pode ser desclassificada do Games
Polêmica dentro do Nobull CrossFit Games 2021. Dessa vez, o problema é com o time On Track que se classificou na quinta colocação do Mid-Atlantic CrossFit Challenge, evento que aconteceu nos Estados Unidos. Aliás, ao que tudo indica, a equipe formada por Nick Petersen, Addie Balderston, Joe Cats e Janelle Stites pode acabar perdendo a vaga que conquistaram. Tudo isso porque Janelle foi pega nos exames antidoping realizadas pela USADA.

O órgão americano é principal responsável pelos exames com atletas dos mais diversos esportes americanos, tais como UFC, NFL, NBA, entre outros esportes. Contudo, a atleta foi pega no doping fora do CrossFit, ao competir em um evento de Levantamento de Peso. No entanto, a CrossFit tem como diretriz acatar as ordens dadas pela USADA ou qualquer órgão oficial de qualquer país, mesmo que o caso tenha sido em outro esporte. O caso aconteceu em janeiro de 2019 e a medida dada foi de suspensão da atleta para eventos de levantamento de peso por quatro anos.
Segundo consta no laudo e nas declarações do órgão fiscalizador, a substância encontrada no organismo de Janelle foi o ostarine. Essa é uma substância não especificada na classe dos agentes anabolizantes. Além disso ela é proibida em todos os segmentos do Protocolo da USADA para Teste de Movimento Olímpico e Paraolímpico. Ostarine, também é conhecido como MK-2866 e Enobosarm, é um modulador seletivo do receptor de andrógeno (SARM) que é vendido ilegalmente nos Estados Unidos e em todo o mundo como uma substância que melhora o desempenho.
Quem entraria no lugar da On Track

Com a explanação do caso, ainda falta o posicionamento de fato da CrossFit sobre a suspensão ou não da equipe nesse momento. O caso ainda está em um processo de apelação com a equipe do evento que deverá dar uma resposta até o final da próxima semana. Porém, caso decidam honrar as sanções da USADA, Janelle se tornaria inelegível para a competição.
O que significaria que o fato tornaria toda a equipe On Track inelegível também para competir. Caso seja confirmada as decisões e tenhamos a saída da equipe On Track, quem conseguirá a vaga será a equipe da CrossFit Reignited Wilmington com Quinn Robinson, Steph Simmons, Ryan Fitzpatrick e Brynn Carrick. O time havia ficado com o sexto lugar e já havia dado adeus ao evento.
“De acordo com o devido processo descrito na política de testes de drogas da CrossFit , cada indivíduo tem 10 dias úteis para enviar uma petição por escrito, que a CrossFit analisará antes de emitir uma decisão final. Nesse ínterim, a equipe do sexto colocado foi avisada para permanecer em treinamento”, explicou o representante do jogos ao site americano Morning Chalk Up. No entanto, o caso não seria novidade, em 2017, Charis Chan recebeu uma suspensão de quatro anos dos Games também por ser pego no doping dentro do Levantamento de Peso.