Jason Smith está suspenso por quatro anos
“Eles não consideraram nada do que eu enviei”. Essa foi a fala amargurada de Jason Smith sobre a negativa da CrossFit para os argumentos enviados pelo africano. A fala foi dada pelo atleta ao site americano de notícias The Barbell Spin. Smith foi pego no doping esse ano, uma semana antes do começo do Nobull CrossFit Games 2023. Dessa forma, o principal representante do continente africano dentro do CrossFit teve sua suspensão decretada. Ele testou positivo para 5a-androstane-3a, 17b-diol (5aAdiol) e 5b-androstane-3a, 17b-diol (5bAdiol). Entretanto, ainda na época, Smith entrou com um recurso contra o resultado.
A ideia seria evitar a sanção máxima de quatro anos dado aos atletas pegos no doping. Porém, não adiantou e a CrossFit oficializou a suspensão de Smith por quatro anos. A contagem no entanto é feira a partir do dia que ocorreu a testagem. Sendo assim, o africano poderá voltar a competir pelos eventos licenciados e sancionados pela CrossFit em 21 de maio de 2027. Um duro golpe na carreira de Jason Smith sem sombra de dúvidas, uma vez que ele já estava começando a migrar para a categoria Master. No auge de seus 39 anos, ele já estava tentando entrar esse ano para categoria Master 35-39. Porém, acabou passando para as fases da elite da competição e ganhando a vaga após vencer o Rebel Renegade Games, a semifinal do continente.
Porém, se analisarmos mais de perto, Smith não poderá competir no Games até 2028, no ano anterior ele poderá participar de eventos licenciados, mas estará livre para competir dias antes do Games 2024. Além disso, a ideia de entrar para o Master só irá acontecer se ele topar estar na categoria Master 40-44, uma vez que terá 43 anos. Estar entre os elites não será impossível, mas acabará sendo extremamente difícil para ele.