Jason Smith pego no doping
A lista de desclassificados por cair no doping acaba de aumentar. Dessa vez com o maior nome do esporte do continente africano. O principal representante e veterano do Nobull CrossFit Games, Jason Smith está fora da competição. O atleta testou positivo para as substâncias 5a-androstano-3a, 17b-diol exógeno (5aAdiol) e 5b-androstan-3a, 17b-diol (5bAdiol). Todas elas são anabolizantes e proibidas pela competição.
Muito embora o atleta esteja apelando o resultado dos exames, ele está provisoriamente suspenso dos Games e não poderá competir nos Jogos NOBULL CrossFit de 2023. Como consta no regulamento a vaga passa automaticamente para o 2º colocado. Contudo, Conrad Winnertz que terminou a semifinal africana na vice liderança, não irá por estar lesionado. Após a recusa, a vaga vai para o atleta seguinte. Porém ainda nada foi confirmado. Entretanto, Smith é o terceiro atleta africano a cair no doping. Com a desistência de Conrad, é capaz de não termos esse ano um representante do continente, uma vez que estamos à poucos dias do Games e a pessoa teria que já ter diversos pontos já alinhados, como visto, passaporte, além do dinheiro e claro, o preparo para competir.
Caso comprovado que Smith é culpado do doping, ele ficará com quatro anos de suspensão. Porém ele já perdeu a sua vaga para esse ano. Embora poucos dias do evento, não tivemos muitos nomes divulgados por doping. Mas mesmo assim o número alto no continente africano assusta. Para quem espera ansiosamente os nomes da América do Sul, até o momento nada foi divulgado.