Tia Clair posta texto sobre Caso Lazar Dukic
Desde a tragédia com Lazar Dukic, muitos atletas se manifestaram durante o CrossFit Games 2024 e após a competição. Porém, o silêncio da maior campeã da modalidade vinha levantando muitos questionamentos. A falta de pronunciamento real de Tia-Clair Toomey-Orr, somado a sua performance na competição esse ano, ganhando mais uma edição, passou a impressão de que a australiana nada falaria. Ou pior, de que ela estaria na contramão de todos e apoiando a maneira como a CrossFir lhe dou com o caso. Porém, na tarde de ontem, Tia quebrou o silêncio e pela primeira vez, postou algo sobre o assunto.
Para a surpresa, a repercussão do que Tia escreveu ganhou um viés negativo dizendo que a atleta estaria “em cima do muro”. Talvez o motivo disso tenha sido a falta de agressividade nas palavras ou um ataque direto a marca, como estamos vendo a grande maioria dos atletas fazendo desde o ocorrido. Porém, analisando palavra por palavra, podemos tirar outras conclusões do caso. Tia estaria sim reclamando e batendo de frente com a CrossFit. Mas usando palavras mais comedidas e pregando uma possível união das partes e não uma divisão de lados.
Porém, a ideia de que Tia estaria “Em cima do muro” cai por terra uma vez que a postagem feita é em colaboração com a PFAA, órgão que publicamente está na luta para trazer mudanças para o cenário. Inclusive, é do órgão a decisão de exigir a saída de Dave Castro da gerencia de esportes. Tia também explica em seu texto que é uma das fundadoras da PFAA na luta para trazer mais dignidade aos atletas nas competições. Com isso, podemos tirar dessas ações, que a atleta está de fato de um lado. Durante o texto Tia ainda pontua que irá continuar a exigir respostas e se mostrou temerosa ao futuro do esporte.
Tia Clair ressalta momento de união
Porém, a atleta levanta uma vertente que ainda não foi dita por nenhum lado até o momento, a de união. Dessa maneira, a atleta coloca em seu texto que ao contrário de ter lados opostos brigando, o ideal seria a união de ambos a fim de achar uma solução para as questões da marca. “Há muito trabalho pela frente, mas esse objetivo nunca será alcançada através da divisão ou do ódio. Agora é a hora de mostrar a verdadeira força da nossa comunidade e os valores que nos uniram em primeiro lugar”, escreveu em seu post.
Tia também afirma que existem questionamentos que devem ser respondidos antes de seguir em frente com a marca e os eventos. Ela ainda finaliza seu texto afirmando que “estou pronta para fazer a minha parte. Eu espero que a CrossFit esteja preparada para fazer o mesmo, para intensificar trabalhar juntos para melhorar o esporte, proteger seus atletas e criar um futuro melhor para todos nós”. Então, nesse cenário, fica difícil pontuar que Tia está de fato se escondendo durante o problema. No entanto, podemos perceber no texto que as palavras foram bastante estudadas para serem utilizadas. Afinal de contas, Tia conquistou sua fama e seu sucesso a partir do trabalho com o CrossFit, com isso, essa possível polida nas palavras pode e deve ter muito haver com essas questões.