Veja o resultado das Quartas de Final dos times
Já temos os primeiros nomes que estarão nas semifinais presenciais do CrossFit Games 2024. Os times acabaram de realizar a segunda etapa online das seletivas que levam ao Games. Assim, já estão no Leaderboard no site oficial os resultados. Porém, eles podem sofrer algum tipo de alteração, uma vez que, os vídeos ainda permanecem sendo analisados. Esse ano, as quartas de final por equipes contaram com quatro treinos ao longo de cinco dias. Para então poderem ser selecionados as 30 melhores equipes de cada região para estar presente nas semifinais de seus continentes para lutar pelas vagas do Games. Na América do Sul, o evento é a Copa Sur que acontece de 31 de maio a 2 de junho na Arena Carioca no Rio de Janeiro.
Aliás, um destaque dessa temporada e a crescente de grandes nomes do individual que invadiu a categoria de times. Entre eles está a Noah Olsen que não só estreou na categoria, como simplesmente foi imbatível com a Peak 360 CrossFit e levou o 1º lugar das Quartas de Final no ranking geral. Na sequência tivemos ainda a CrossFit Invictus e pela primeira vez uma equipe argentina ficou no top 3 mundial, a AR-1 CrossFit Mayhem Unity.
Com isso, a disparada da equipe de Noah, fez com que os boates se concretizassem como sendo o time favorito ao pódio esse ano. Porém, isso não é para menos e a Peak 360 fez por merecer ao levar duas provas em primeiro lugar e ter seu pior resultado sendo um 3º lugar geral no segundo workout. Por conta de suas colocações, a equipe americana disparou na frente da CrossFit Invictus, que uma das equipes mais tradicionais da categoria.
Porém, acabou ficando inalcançável conseguir tentar trazer qualquer possível disputa pelo topo. Uma vez que a melhor colocação da Invictus foram dois 3º lugares e sua pior pontuação ficou na terceira prova onde finalizou 12ª colocação.
Brasileiros dominam a lista de passaporte para o Copa Sur
Quando concentramos os resultados da América do Sul, percebemos que os brasileiros estão dominantes no número de times classificados para a Copa Sur. Dessa forma, das 30 vagas, 20 pertencem a times brasileiros. Desses times as equipes mais bem pontuadas pertencem ao Vittoria CrossFit. Casa do coach Beto Cardoso e de nomes como Nathalia Mencari, Marcela Alonso, Filemon Souza, Gabi Nanci, entre outros. Mas, para esse ano, os times ganharam reforços de peso que estão fazendo diferença.
Nomes como o primeiro brasileiro na elite do Games, Pablo Chalfun, o Gorila da força, Igor Lino e ninguém menos que Luana Soares. Três grandes nomes que chegaram para compor a equipe Vittoria CrossFit Centr1 Movimento que despontou na 2ª colocação no ranking América do Sul e ocupa a 43ª posição geral. Já o Vittoria CrossFit Centr1 Força vem logo atrás, tanto no ranking América do Sul na 3ª colocação, como no ranking geral na 44ª posição. Mas de fato a equipe merece destaque, afinal, além dos dois times, a equipe colocou um 3º grupo o Vittoria CrossFit Team Hungry para as semifinais.
Um adendo interessante é que as três primeiras colocadas conseguiram vencer a Q21 CrossFit, vista como uma das melhores equipes do continente e que conquistaram duas vezes a vaga para o Games. Vale ressaltar que só conseguiram ir ano passado, pois no retrasado uma das atletas foi pega no doping. Além de conseguirem também se sobrepor ao time do Templo SA CrossFit que também esteve ano passado no Games. Vale ressaltar que a Templo manteve Carol Ferreira e Tato Outor no time do ano passado. Mas trouxe nomes de peso para compor o time. Entre eles Fernanda Dotto e os experientes no Games, Anita Pravatti e o primeiro brasileiro a ir em times para o Games, Fabio Dechichi.