Q21 Team e Ribeirão Preto são desclassificados

Uma bomba dupla caiu no colo da América do Sul no último final de semana. Infelizmente, a equipe argentina Q21 Team e o time da CrossFit Ribeirão Preto que haviam conquistado a primeira e segunda vaga para o Nobull CrossFit Games 2022 na Copa Sur, estão desclassificadas da competição. O motivo foi o resultado positivo das duas equipes para substâncias proibidas pela competição.

Para o caso da argentina, o doping pego foi da atleta Sabrina Dellagiustina. Enquanto para o time brasileiro não foi revelado qual ou quais atletas foram pegos no exame. Dessa forma, os testes de doping foram realizados no dia de competição na cidade de Vitória, Espírito Santo e acusaram o uso ilegal das substâncias, ainda não divulgadas. Dessa forma, todos os atletas das duas equipes, tanto argentina quanto brasileira, perderam a vaga para ir a Madson.

Q21 Team fala sobre o caso

Segundo o comunicado oficial da Q21Team, nenhum dos demais atletas estavam sabendo do uso dessa substância por parte de Dellagiustina. Aliás, nenhum outro atleta da equipe acusou o uso de qualquer substância proibida. Após esse fato, a atleta foi suspensa da equipe por tempo indeterminado.

“Devido a este ato de irresponsabilidade e falta de ética esportiva, Sabrina Dellagiustina foi desafetada indefinidamente da Q21 Team. É importante esclarecer que nenhum dos seus colegas Agus Haag, Gonza Duro e Matho Vizcarra, nem o treinador da equipe Ricky Wagner  tinham conhecimento de que a atleta em questão tinha utilizado substâncias indevidas. Essa situação será reconhecida pela atleta em sua rede social”, conta a nota.

Dessa forma, a notícia pegou a todos de surpresa. Porém, ainda na publicação, o box deixa claro a notória tristeza pelo ocorrido e agradece a todos pelo apoio. “Estamos devastados e não há consolo que nos devolva a vontade de continuar, simplesmente obrigado a todos que nos acompanham e nos apoiam neste momento difícil”. Com isso, a Argentina perdeu os únicos representantes do país que estariam no Nobull CrossFit Games 2022.

CrossFit Ribeirão Preto fala sobre o caso

Já a equipe brasileira preferiu não apontar o dedo para nenhum de seus atletas e se pós apenas a pedir desculpas pelo fato ocorrido. Ainda na nota oficial postada no Instagram da equipe, o time explica que uso da substância ilegal foi feita fora do período de competição. Contudo, a substância não havia ainda saído do corpo do ou da atleta em questão, sendo assim, foi acusado o uso no exame de doping.

“É com muito pesar que nós, time Crossfit Ribeirão Preto, informamos que falhamos no teste de doping da Copa Sur. Foram constatadas algumas substâncias não aprovadas pelo Crossfit Games. Foi feito o uso de substâncias fora do período de competições, mas que infelizmente permanecem no corpo e metabolismo por muito tempo. Assumimos total responsabilidade pelo ocorrido. É um sonho escapando de nossas mãos, essa será nossa maior pena: não pisar naquele campo de grama sintética, nesse evento que é o CrossFit Games! Pedimos nossas sinceras desculpas para a família Sangue Verde, Copa Sur e CrossFit Games”, publicou o box sobre o caso.

E agora?

Agora, caso passem no exame de doping, o time da Blacksheep, Team Treta e os paraguaios da Kingbull ficam com as duas vagas de times da América do Sul. As duas equipes ficaram respectivamente com o 3º e 4º lugar no ranking geral de classificação, com a saída dos dois primeiros colocados, as duas equipes automaticamente se credenciam para o Games. Contudo, as duas equipes ainda precisarão passar pelos testes de doping para que isso realmente aconteça.

Sem dúvida alguma esse é um momento muito triste para o nosso esporte no nosso continente. Ter duas equipes sendo desclassificadas do maior evento da modalidade por doping é minimamente vergonhoso. Ainda não sabemos muito sobre o caso dos brasileiros, mas no caso da Q21 Team, o uso da substância proibida foi feita de maneira consciente pela argentina, o que deixa o caso ainda mais triste. Agora resta aguardar as próximas notícias para sabermos se de fato as duas outras equipes poderão se credenciar para o Nobull CrossFit Games no lugar das duas desclassificadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook