Riocarioca Games 2021 reúne os melhores do estado
O Riocarioca Games começou sua edição 2021 mostrando para que veio. Aliás, o mix de João Neto e Beto Cardoso como os head coaches do evento mostrou ser uma junção sensacionalmente perigosa. Afinal, com workouts desafiadores e fora dos padrões, os atletas tiveram um verdadeiro “se vira nos 30”. Poucos eventos conseguem fazer os atletas chegarem perto ou no seu limite ainda na primeira prova, o Riocarioca Games fez isso. Porém, não fez apenas em uma, mas sim em todas as categorias do evento. Onde por muitas vezes os atletas acabavam esgotados e sem forças até para levantar do chão.
Mas, um dos pontos mais interessantes foram as novidades que a dupla realmente trouxe para a arena. A primeira inovação consistiu em uma prova onde os atletas precisavam passar de um ponto ao outro de sua raia andando apenas pelos braços. Enquanto isso, os pés teriam que puxar um disco pelo chão. A etapa parecia simples e fácil, mas muita gente acabou sofrendo para passar por essa fase. Só nela, vimos pessoas se desdobrando literalmente para conseguir finalizar a etapa. Houveram duplas que simplesmente perderam o workout inteiro só tentando cumprir essa meta. Por outro lado quem conseguiu entender a ‘manha’ do movimento, consegui travar o core em prancha e rapidamente passar para as próximas etapas.
Sem dúvidas, essa foi a grande pegadinha da edição, até mesmo os judges e staffs ficaram curiosos e não era difícil ouvir algum deles questionando, “mas isso é difícil mesmo?”, enquanto analisavam o disco. Alguns inclusive tentaram ensaiar o movimento nos intervalos entre uma prova e outra. Para conseguir valia tudo para tentar puxar o disco, muitos deixaram seus tênis de lado e concluíram o workout descalço. “A minha proposta junto com o (João) Neto era trazer coisas novas para dentro da arena para que os atletas pudessem se sentir motivado para melhorar e dessa forma sair da mesmice”, explicou Beto.
Saindo do senso comum

Aliás, sair do senso comum foi exatamente o que aconteceu no Riocarioca Games 2021. Se no sábado o grande desafio foi a caminhada com o disco, para o domingo, os coaches trouxeram o Synchro Medball Deck Squats Over Bar. Embora o nome possa parecer estranho, provavelmente 95% de praticantes de CrossFit já executaram esse movimento pelo menos uma vez na vida.
Trata-se de um movimento onde o atleta utiliza uma medball para ficar em pé. Para deixar ainda mais difícil, o movimento foi feito em sincronia. Muitas pessoas acabaram dando pareceres negativos antes do evento. Mas, após o locutor, Anderson Brasil, entrar correndo na arena junto com os atletas, as reclamações cessaram.
A ideia dos dois coaches foi ótima para trazer mais possibilidade para os workouts e embora o que seja novo sempre receba uma certa resistência, talvez possamos ver mais desses movimentos nos eventos. Vale lembrar que esse ano o próprio CrossFit Games inovou ao colocar o Wall Walking no Open. Por isso, inovar e trazer movimentos que antes eram usados muitas vezes no aquecimento ou como acessório pode ser uma jogada que veremos mais vezes.
Grandes nomes no Riocarioca Games

Não tem como negar, embora todas as categorias sejam interessante, o Riocarioca Games conseguiu trazer alguns dos grandes nomes do esporte, tanto nível regional como nacional para dentro da arena. O que deixou o evento ainda mais empolgante. Aliás, o que não faltou foram grandes nomes nas categorias mais altas como intermediário e RX.
Tivemos diversos atletas TCB, como Igor Lino, Filemon Souza, Carlos Szigethy na dupla masculina e Marcella Alonso, Lucas Castro, Gabi Nanci e o grande campeão da dupla mista, Bruno Marins, que a cada dia vem ganhando mais espaço dentro do cenário nacional. Aliás, junto com ele tivemos a volta de Luana Soares para as competições. Com gritos de “a campeã voltou” soltado pelos alunos do box Cavaleiros, a atleta fez bonito durante todo o evento.
A categoria RX ainda trouxe uma disputa digna dos grandes eventos nas duas modalidades. A disputa do complex entre Igor e Carlos foi de tirar o fôlego. Mas o atleta do Vittoria conseguiu triunfar ao completar a sequência com 140kg, não deixando dúvida da sua vitória. Aliás o público foi a loucura ao ver a barra envergando de tanto peso. Para o misto o maior destaque pode ser a grande final onde as duplas Bruno/Luana, Lucas/Marcella e Hugo/Gabi disputaram ombro a ombro as provas e o resultado veio com uma diferença bem apertada entre eles.
Super-heróis no Riocarioca Games
Tudo dito até aqui foram coisas feitas por seres humanos comuns. Porém, como sempre, o maior destaque do Riocarioca Games é sem dúvida a presença dos super-heróis na arena. E para essa edição tivemos dois destaques não só representam os adaptados dentro do país, mas também no mundo inteiro.

Para começar o nosso representante Games, Vinicius Alves, o Vini Perna, esteve na arena mostrando o que os adaptados podem e devem fazer. Aliás, sempre com o sorriso no rosto e sua simpatia ímpar com todos que vinham até ele. Enquanto o outro atleta que esteve presente, foi ninguém menos que o 2º lugar no evento mundial da categoria, Wheel Wod, Ricardo Allgayer. Ele que não só é o brasileiro adaptado mais bem condicionado do mundo, como também é o grande embaixador da categoria no país. Os dois não só participaram da competição, como também mostraram o porque estão cada vez mais se destacando no cenário.
Ainda na categoria adaptado tivemos a presença do coach Philipe Santana e seu alunos da Lions Arena. O box é a casa da atleta que mais conquista o público com a sua garra e determinação, a pequena Victória ou como é conhecida em seu perfil no Instagram, “Guerreira Victória” faz fãs e ganha a admiração de todos onde quer que passa.
Quer casar comigo?

O Riocarioca Games quebrou mais um recorde, dessa vez o evento conseguiu não só um, mas dois pedidos de casamento. Ao que parece, se a pandemia foi forte para fazer com que casamentos acabassem, também foi forte para fazer com que casamentos acontecessem. Dois noivos apaixonados aproveitaram o evento e pediram uma ajuda para os locutores Anderson Brasil, Fabio Broco e Guilherme Belém para dar aquela mãozinha nesse momento e fazer seus amores dizerem “sim”. Dessa forma, na frente de todo o público elas aceitaram os pedidos e mais dois casais se formaram dentro da nossa comunidade.
Aliás, falando neles, o Riocarioca firmou um novo trio de locutores que já podem fincar bandeira no evento. O Bora Mundão, Anderson vem se destacando como showman e fez uma excelente participação no evento. Broco com todo o seu carisma fez bonito e além de disparar simpatia por todos os poros, ainda animou o evento empolgando a multidão e claro, usando seu inglês na hora de nomear os exercícios, deixando o Riocarioca Games muito mais chique. Porém o terceiro integrante deu um show de bom humor com suas tiradas cômicas que misturaram sua profissão de coach com a locução. Belém por diversas vezes fez o público e os atletas rirem com tiradas pontuais durante todo o evento.