Complex, como achar o peso ideal
O complex é um estilo de treinamento bastante utilizado no CrossFit. Aliás, principalmente quando o treinamento é de LPO. Afinal, ele consiste em uma sequência de exercícios onde o praticante não deve largar a barra para validar o movimento. Sendo necessário “colar” um exercício no outro até o último. Caso largue a barra ou ela escape, é necessário que se comece do zero novamente.
Esse estilo de treino é quase certo de aparecer nas competições, substituindo normalmente alguma prova de PR (personal record), sendo utilizado para achar o RM (rep max) dos pesos. Contudo, para se chegar no peso ideal para se fazer as repetições acaba sendo um pouco mais complexo do que achar o PR. Afinal, não será apenas um movimento e sim uma continuidade de movimentos.
Por conta disso, o primeiro ponto é analisar o numero de reps e movimentos que terão que ser feito. Assim, um complex que tenha, por exemplo, apenas dois movimentos com um número baixo de repetições, poderá ser mais pesado do que um que junte três ou mais exercícios com um número mais alto de repetições.
Outro ponto interessante que se deve prestar atenção é em relação a capacidade de cada um nos diferentes exercícios e achar uma carga “meio termo” para que se faça o complex. Dessa forma, uma pessoa que levante 150kg no deadlift, provavelmente tenha um PR inferior a esse em um movimento como clean. Por isso, diminuir o peso maior, e manter ou diminuir um pouco o peso menor, poderá facilitar na hora de achar a carga ideal.
Mas antes de começar, vale a pena testar o peso até atingir o ideal para conseguir fazer todas as etapas de maneira mais uniforme possível. Se teste no Complex e melhore ainda mais o seu LPO.
Complex pode ser usado em exercícios ginásticos
Embora seja mais comum encontra-lo em treinos de LPO, o complex também pode fazer parte de treinamentos ginásticos. Seguindo, claro, a mesma lógica, onde o atleta não pode largar a barra durante a execução de todos os treinamentos.

No nosso instagram, o coach da CrossFit Curicica, Rodrigo Trajano, mostrou em um desafio de complex ginástico. No vídeo há uma sequência de T2B, Chest to Bar e Muscle Up, onde para executa-lo, a pessoa não poderia largar a mão da barra. Por não existir uma maneira certa de diminuir o peso do exercício, afinal ele é feito com o próprio peso corporal, fica mais difícil de encontrar essa versão de complex nos boxes. Porém, ele existe e é extremamente eficaz para ganho de força e melhora de habilidade.