Os números do TCB e as categorias que podem acabar

O TCB acaba de atingir a marca histórica de 4500 inscritos no TCB 4 All. Aliás, a primeira etapa online do evento é talvez uma das fases mais importantes de todo o TCB. Afinal de contas, é pelo número de inscritos que ocorrerão as decisões de quais categorias de fato estarão presentes. Assim sendo, estar inscrito nas categorias e participar da primeira etapa online, é de fato uma maneira de fazer com que as categorias se firmem dentro da principal competição nacional. Vale relembrar que além de nacional, o TCB tem colocado seu pé fora do Brasil, classificando para o Latam Cup Wodapalooza.

Porém, as regras da competição exigem que haja o mínimo de 26 inscritos na primeira etapa. Aliás, inscritos e pontuando nos quatro workouts online para poder existir a categoria. Caso contrário, os inscritos das categorias sem quórum serão realocados em outras próximas. Porém, essa recolocação poderá não ser positiva para a pontuação dos atletas. Um exemplo: o teen feminino atualmente possui duas categorias sub 15 e 16-17. No entanto, a categoria Sub 15 possui 25 inscrições, ou seja, uma a menos do que a necessária para validar a categoria.

Caso a vaga não seja preenchida, todas as inscritas passam para a categoria acima, que se transforma em Teens Sub 17. Com isso, as atletas sub 15 que conseguiriam performar melhor em uma categoria mais adequada a elas, terão que tentar a vaga disputando com atletas mais velhas, o que pode acarretar em uma dificuldade maior.

O mesmo acontece no Master +55 feminino que atualmente marcam apenas 15 inscritas, caso as vagas não sejam preenchidas, as atletas passam a competir na categoria 50-54, trazendo a mesma dificuldade, só que no inverso, das atletas mais novas disputando com as mais velhas. O que pode desanimar as competidoras de se desafiarem.

Categorias Adaptadas

Extremamente pedidas e cobradas para a produção do TCB, as categorias adaptadas passaram a fazer parte de fato da competição esse ano. Anteriormente o TCB havia feito uma demonstração em edições anteriores de atletas adaptados, mas nunca havia incluídos na competição de fato com premiações e etc. Porém, a insistência das pessoas e atletas adaptados para terem suas categorias dentro do evento sutil efeito. Mas parece que só pelo lado da competição mesmo.

Números de 16 de janeiro

Segundo o que os dados nos mostraram, apenas duas categorias masculinas estão com os números aptos para firmar de fato os adaptados dentro do TCB 2024. As demais categorias estão correndo o risco de acabar. Caso isso aconteça, dificilmente veremos o TCB abrindo novamente a opção nas próximas edições. Vale ressaltar que os adaptados passam direto do 4 All para as finais, sem precisar fazer a seletiva.

Nessa realidade atual poderemos ter um corte alto de categorias, das seis existentes para atletas com adaptações até o momento, poderemos ser reduzidos para apenas duas e sem a presença das adaptadas femininas. Aliás, uma realidade bem triste para uma edição que vem se demonstrando histórica e quebrando cada vez mais recordes.

Por isso, vale a pena divulgar e incentivar os atletas conhecidos a se aventurarem no TCB 4 All para que os números sejam atingidos e mais atletas fiquem conhecidos. Afinal de contas, o TCB a cada ano vem sendo uma vitrine para dos brasileiros para o mundo. Basta olhar a lista de competidores para ver que quase todos os brasileiros que pisaram no CrossFit Games, passaram pelo TCB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook