Seletiva Rio TCB 2024, veja os resultados

O último final de semana tivemos a Seletiva Rio do TCB 2024. A segunda eliminatória presencial aconteceu na Arena Carioca na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense e trouxe os melhores atletas elites, masters e teens da região. Aliás, não só do estado do Rio, mas também de Minas Gerais, Espírito Santo e até mesmo de São Paulo. Com isso, tivemos uma seletiva intensa e com diversos recordes estabelecidos e desbancando as pontuações de Recife, primeira seletiva. Entretanto, embora a tendencia seja de fato uma seletiva imprimir novos recordes, talvez seja bem difícil conseguir bater os números da Seletiva Rio.

Aliás, pelo menos na primeira prova da Seletiva TCB, bater o masculino é impossível, no máximo será possível, com muito esforço igualar o placar ao de Bernardo Torquato, que sem dúvidas vive a sua melhor fase. O carioca conseguiu finalizar a prova Batatinha Frita 1,2,3 finalizando as repetições completando os 10 minutos de time cap, que consistiam em uma repetição de kettbell snatch a cada 3 segundos. Com isso, o pupilo de João Neto finalizou a primeira prova com 200 repetições. Enquanto no feminino Luana Soares não bateu os 10 minutos, mas jogou o recorde feminino da prova para o alto. Aliás, bem para o alto, fechado com 168 reps.

Outro ponto muito interessante da Seletiva Rio foi a presença dos Masters, teens e times que deram tudo de si nas provas e trouxeram uma verdadeira competição digna de uma grande final TCB. Também tivemos a presença de diversos atletas credenciados ao CrossFit Games nessa edição.

As mulheres na Seletiva Rio

Ynara Carvalho não teve um bom começo na seletiva. Logo na primeira prova foi eliminada com 109 reps, ficando na 21ª colocação. Porém, ela conseguiu recuperar workout a workout. Aliás, mesmo finalizando o primeiro dia longe do top 3, Ynara mostrou que ainda tinha muito a fazer. Com isso, no domingo a atleta se recuperou levando a primeira parte da prova Grinder e mesmo não tendo tanta força para o levantamento de carga, conseguiu finalizar sub 8, com um somatóro de 198 kg. Porém, finalizar a grande final da seletiva em 1º lugar foi fatal para que ela conseguisse sobressair-se e ficar no ponto mais alto do pódio.

Porém, literalmente na cola de Ynara estava Ana Carolina do Vale. A atleta que teve sua primeira grande aparição na primeira edição do TCB 4 All, ainda em teens, finalizou a seletiva com apenas um ponto de diferença. Aliás, quando analisado a disputa franca entre elas, há na realidade um empate de quem venceu mais na disputa entre ambas. Porém, a última prova acabou sendo decisiva, enquanto Ynara venceu, do Vale amargou uma 11ª colocação, o que tirou-a do ponto mais alto do pódio, mas garantiu o 2º lugar. Finalizando o pódio, temos Jéssica Matos, que ficou apenas 5 pontos de diferença da Atleta do Vale.

Os homens na Seletiva Rio

A disputa foi acirrada, mas entre o segundo e o terceiro lugar. Afinal de contas, Torquato disparou no placar desde a primeira prova e ficou simplesmente inalcançável no placar, finalizando a competição com 10 pontos de diferença do segundo colocado. Porém, é interessante ressaltar que das seis pontuações, Torquato ganhou apenas duas e ainda teve um 9º lugar como sua pior colocação. Entretanto, com o nível dos atletas bem elevado, manter-se com os melhores resultados em todas as provas era quase impossível. Uma amostra disso foi o fato de que apenas Torquato consegui vencer pelo menos uma prova entre os três atletas do pódio.

Dessa maneira, com apenas um ponto de diferença do terceiro colocado, o mineiro Paulo Filho está de volta ao TCB. Para subir no pódio, Paulo contou com a constância de bons resultados, assim como Matheus Gomes que vem a cada dia ganhando mais destaque no cenário competitivo. Em um confronto direto entre os dois, tivemos um empate de vitórias, porém a consistência de resultados do mineiro, fez com que ele passasse o carioca, mesmo Paulo tendo sua pior colocação um 12º lugar e Matheus um 11º.

Times na Seletiva Rio

O Rio de Janeiro tem se transformando em uma verdadeira potencia no quesito times e essa seletiva mostrou isso. Não só pelo fato de termos um time carioca no CrossFit Games, mas também pelos demais times que disputam as competições. Tivemos para essa edição a formação do time que esteve no Copa Sur o Centrum Força, com apenas uma substituição com a saída de Luana, que competiu no individual, e a entrada da classificada para o Games, Nathalia Mencari. Com isso, o time que contava com Pablo Chalfun, Marcella Alonso e Igor Lino conseguiu mostrar a qualidade e cada vez mais a sincronia do time e levaram quatro das seis pontuações, o que fez com o time disparasse na pontuação.

Para o segundo e terceiro lugar, tivemos um empate entre os times da Hunter IG e Mamutes K9. Ambos finalizaram a seletiva com 25 pontos. Porém, no confronto direto, a equipe da Hunter levou a melhor e ficou na 2ª colocação. Entretanto, o time da Mamutes promete chegar com força na grande final e repetir o feito de 2022 levando o troféu de campeões TCB para a Região dos Lagos Fluminense.

Teens

Para o feminino teen tivemos apenas uma divisão e Ludmylla Reis foi a grande campeã, mostrando inclusive os motivos que a levaram a conquistar a vaga para o CrossFit Games 2024 na categoria. Lud levou quatro das seis pontuações e ficou em 2º lugar nas duas restantes. Com o placar quase perfeito, ela conseguiu abrir uma distância confortável logo de saída com 9 pontos de diferença da segunda colocada, Beatriz Cardoso. Fechando o pódio, Alice Aleixo apostou nas boas colocações e mesmo sem ganhar nenhuma prova, conseguiu a consistência necessária para a última vaga do pódio.

No masculino tivemos as duas divisões previstas para acontecer. Com isso, no teen sub 15 Alexandre Franco quase conseguiu repetir o feito de Lud ao ganhar quatro provas, porém finalizou a primeira em 6º e a última em 3º lugar. Mas nada que atrapalhasse sua subida ao pódio, na sequência tivemos Gustavo Lavarini e Breno Lourenço, que tiveram apenas um ponto de diferença. Para a categoria 16-17, Jorge Santana conseguiu se distanciar e muito dos demais atletas e ser o campeão. Assim finalizando a seletiva com 11 pontos de diferença do segundo colocado Davi Moura que ficou apenas um ponto acima de Carlos Barbosa.

Master

Para o Master 35-39 temos no feminino Raquel Almada, Jaqueline Souza e Ana Carolina Dias, em seu último ano na categoria, já no masculino temos Caio Carvalho, Vinicius Zola e Devanei Junior. No Master 40-44 temos entre as mulheres temos Luciana Canella, Pollyanna Bezerra e Jaqueline Duarte. Para os homens os nomes Dario Pericles, Kaká Martins e Tiago Teixeira.

Seguindo, no Master 45-49 tivemos no feminino tivemos Letícia Leite, Marcela Stel e Fernanda de Santi. Para o masculino os nomes foram: Sandro Coelho, Luis Felipe Pessoa e Jorge Junior. Para a nova categoria 50-54 tivemos apenas masculino, Fabricio de Melo, Walquir Giradin e Maxwell Pereira. Encerrando a categoria master feminino da Seletiva Rio com 50+ tivemos Lasara Magnani (atleta Games), Rosana de Castro e Arianne Ferreira. Enquanto para o masculino tivemos o Master 55+ com Luiz Lenda, Adrin Oliveira e José Garcia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook