Temporada 2026, entendo as regras

A Temporada 2026 do CrossFit Games está bem diferente, ainda mais se falarmos de Brasil. A parceria nascida entre a Copa Sur e TCB tem deixado ainda algumas pessoas em dúvida sobre as novas regras. Nossa equipe recebeu alguns questionamentos sobre essa primeira etapa que envolvem as inscrições no Open e no TCB 4 All. Afinal de contas, todo mundo precisa se inscrever nos dois? Posso fazer só o TCB 4 All ou só o Open?

As novas regras que trazem para o TCB a responsabilidade de analisar os vídeos para ver quem se classifica para o presencial no evento Sul Americano na luta pela vaga do Games, tem levantado algumas questões. Com isso, estudamos as regras para tentar aliviar as dúvidas e esclarecer alguns fatos. Primeiro de tudo, se você não é um atleta da elite e nem visa estar na luta pela vaga do CrossFit Games, não há necessidade nenhuma de se inscrever para o TCB 4 All. Essa é uma etapa 100% exclusiva para os atletas da elite do nosso esporte. A medida permitirá que eles sigam a temporada tanto para o Games quanto para o TCB. Então, caso você vá se inscrever para o Open sem pretensões de elite, poderá apenas pagar a inscrição dessa etapa.

Porém, caso você consiga passar para as quartas de final e na sequencia se credenciar para as semifinais, você não estará apto a participar do Copa Sur. Mas poderá competir na semifinal online ou em qualquer outro evento pelo mundo, estar inscrito no TCB é uma condição exclusiva para o Copa Sur. Ou seja, o TCB 4 All é uma classificatória para o Copa Sur e não para todas as semifinais no mundo. Aliás, essa foi uma medida para ajudar os atletas que antes se dividam em durante a temporada.

Nessa temporada é necessário se classificar no TCB 4 All e nas Quartas de Final

Atenção, estar apto para o Copa Sur e credenciado para tentar a vaga do Games exigirá que o atleta tenha passado entre os 22 classificados no TCB 4 All, vindos do Open, além de estar entre os 2.000 atletas das Quartas de Final. Com isso, não adianta apenas ir bem em uma ou outra etapa. Dessa forma, se classificar no Open e ficar abaixo do exigido das Quartas de Final dará a vaga para o Copa Sur, mas não permitirá que o atleta dispute a vaga. Assim caso ele fique com a vaga para o Games, ela passará para o próximo atleta credenciado.

No ano passado tivemos esse exemplo com os brasileiros Gui Malheiros e Victoria Campos que disputaram os eventos Classificatórios, mas sem estarem aptos a conseguir a vaga. Então para que isso não aconteça, será necessário que o atleta esteja dentro das condições do Copa Sur e dos padrões exigidos pela CrossFit. Outro ponto importante é que a “intervenção” do TCB na temporada para o Games está apenas na etapa do Open. Após isso, as Quartas de Final, que também acontecem de maneira online, não possuem nenhuma ligação com o TCB. O que acontecerá é que os atletas deverão cumprir o Open que ficará no lugar do TCB 4 All que nos últimos anos tinham workouts exclusivos para essa etapa.

Cada semifinal escolhe suas regras

Como dissemos acima, o atleta que escolher apenas se inscrever no Open, poderá cumprir as etapas online e se credenciar para estar em uma semifinal. Mas não poderá participar do Copa Sur. Cada semifinal escolhe a maneira de classificação dos atletas para competir, seja convite ou etapas de disputa online, presencial e etc. Exemplos simples são os eventos Mayhem Classic e o Syndicate Crown, embora ainda não tenham começado as etapas do Open oficialmente, os eventos já possuem os nomes dos atletas que irão competir.

Ambas decidiram por enviar convites e seguem a mesma lógica do Copa Sur. Os atletas convidados poderão disputar a semifinal, porém para poderem ficar com a vaga, terão que estar entre os classificados nas quartas de final. Sem isso, a vaga passará para o próximo atleta no ranking que esteja dentro das condições exigidas pela CrossFit. Então temos duas regras aqui: a criada pela semifinal e a criada pela CrossFit.

No caso da Copa Sur, temos sete vagas vindas dos pódios do evento no ano passado, além do TCB e Argentina Throwdown, 22 vagas pelo TCB 4 All e um convite. Aliás, caso não seja usado esse convite, subirão para 23 as vagas vindas do TCB. A competição definiu em parceria com o TCB, criar essa etapa como definida para escolher os nomes que estarão no Copa Sur esse ano e de quebra já colocar os atletas aptos para seguir a temporada do TCB 2026.

Confira nosso programa no YouTube sobre as regras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook