A verdade sobre as lesões no CrossFit

Um dos objetivos que nós da HORA DO BURPEE temos é esclarecer os mais diversos pontos do mundo do CrossFit. Sendo assim, lutamos para desmistificar a ideia de que a modalidade é uma maneira certa de se machucar. Então trouxemos os resultados da pesquisa realizada pelo The Orthopaedic Journal of Sports Medicine. O estudo foi feito de 2013 até 2017 com mais de3000 participantes pelo mundo, os resultados foram divulgados ano passado.

A pesquisa mostrou que os casos de lesão dentro do CrossFit se dão, normalmente no primeiro ano de prática. Além disso, as lesões parecem ser mais comuns em atletas que realizam menos de três workouts por semana. Outro ponto que a pesquisa mostrou foram os locais mais comuns de lesão. Dessa maneira, as articulações são as mais danificadas: ombros (39%), coluna (36%), joelhos (15%), cotovelos (12%) e punhos (11%). Porém, há inúmeras pesquisas realizadas nesse campo.

O The Journal os Strength & Conditoning Research apresentou um estudo realizado em 2013 com 132 participantes. Desse total, 74% dos participantes apresentaram pelo menos uma lesão, mais comum nos ombros e costas, seguido dos braços e cotovelos. Contudo, o fato da pesquisa ter sido realizada por formulários online, acaba perdendo um pouco a força, por ser mais fácil de se burlar os dados.

No Brasil a Universidade de São Paulo (USP)  analisou cerca de 65 publicações sobre o caso. Assim, concluiu que há uma variação de 1,9 a 3,1 no risco de lesão a cada mil horas praticadas. Sendo assim, há uma incidência muito baixa de lesão dos praticantes.

As lesões não são da metodologia

“As pessoas querem receitas milagrosas para entrar em forma, um erro gravíssimo; e a lesão vem no meio desse caminho”. A afirmação foi feita pelo professor do Centro de Práticas Esportivas da USP, José Carlos Farah em entrevista a revista Superinteressante. A falta de tato de alguns profissionais em auxiliar seus alunos e a execução errada dos movimentos, é o que aparece como o grande fator de lesão de muitos praticantes.

O número crescente de competições acaba sendo sedutor para que o praticante corra atrás de evoluir. Contudo, se não for feito com o devido respeito ao próprio corpo, a lesão poderá aparecer. Porém, as aulas dentro do box também podem acabar por lesionar os atletas, sejam amadores ou profissionais. Muitos boxes acabam tendo um número muito alto de alunos para poucos professores, um erro grave. O CrossFit é uma modalidade de alta intensidade, sendo assim, o acompanhamento profissional se mostra ainda mais importante. Dessa maneira, muitas pessoas acabam se machucando durante as aulas, por não ter o acompanhamento adequado.

Outro fato que acaba culpando erroneamente o CrossFit para as lesões são problemas antigos. Assim sendo, o quiroprata norte-americano Robert Hayden, explica que muitas dores acabam vindo de predisposições anteriores à contusão. “Se você possui algum problema nessas áreas, a sequência de exercícios do CrossFit vai trazê-lo à tona”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook