Entrevista com o dançarino, Alexandre Soares
Alexandre Soares é um artista. Nas noites cariocas, ele é um dos bailarinos do corpo de baile do famoso DJ Tubarão, grande nome do mundo do funk brasileiro. Formado em Educação Física, Alexandre aprendeu a dividir os palcos da noite com outra atividade, o Crossfit. Aluno do Crossfit Experience, no Município de Duque de Caxias, o bailarino descobriu na modalidade a fuga que precisava da monotonia das academias convencionais. Sobre o comando dos coaches Silvio Marques, Luísa Alvin, Leonardo Rabelo e PH, Alexandre tem levado os resultados do box para os palcos. Em um bate papo com o “HORA DO BURPEE”, Alexandre contou um pouco de sua visão e experiência com o Crossfit. Confira:
Como o Crossfit te ajudou na dança?
Passei a ter mais resistência. Depois que comecei a fazer o Crossfit, ficou muito mais fácil aguentar um show inteiro sem fadigar.
Existem muitos dançarinos que praticam o Crossfit para melhorar sua performance nos shows?
Sim. Conheço alguns bailarinos que também encontraram no Crossfit uma atividade motivadora e estimulante que auxilia no trabalho.
O Crossfit nasceu de uma junção de atividades, porém não tem a dança entre elas. Você acredita que a dança te ajudou na hora fazer os exercícios? Em que?
A prática da dança me deu mobilidade e concentração. Isso me ajuda muito em alguns exercícios que requerem essas valências.

Nas suas redes sociais sempre vemos você apoiando o seu box nos grandes eventos pela cidade. Você já participou de algum campeonato de Crossfit?
Ainda não participei. Normalmente os eventos acontecem nos finais de semana. É exatamente quando estou trabalhando nos shows.
Como você vê o cenário do Crossfit no Rio de Janeiro?
O cenário do Crossfit é animador, a modalidade está em expansão e cada vez mais se torna acessível a todas as pessoas.
Quais são os seus exercícios favoritos de Crossfit?
Meus exercícios favoritos são: power clean, doble under e rope climb.
Quais você tem mais dificuldade de realizar?
Ainda encontro dificuldade em alguns exercícios como: hspu, oh Squat e muscle up.
Qual a importância, como um educador físico, das pessoas fazerem o crossfit?
Crossfit trabalha diversas valências físicas. Melhora a resistência cardiorrespiratória e traz diversos benefícios aos seus praticantes, desde que sejam orientados por profissionais qualificados. Acho extremante positivo e gostaria que todas a pessoas pudessem ter o mesmo prazer que eu, conhecendo e aperfeiçoando a prática da modalidade.
Você acredita que o Crossfit é só uma coisa passageira ou veio para ficar?
O Crossfit com certeza veio para ficar. Ele mostra constantemente que se tornou o queridinho de muitas pessoas que não conseguiram adotar a academia, por exemplo, como atividade física diária.
