Entenda quem é Greg Glassman, o homem por trás do Crossfit

Criador do método de Crossfit, Greg Glassman começou cedo com os esportes. Quando novo, o criador do esporte teve poliomielite, doença que leva a perda de massa muscular e até mesmo a paralisia. Entretanto, para poder combater a fraqueza muscular, Greg passou a fazer ginástica para recuperar suas forças. Assim, o resultado foi uma maior desenvoltura muscular e se tornar um ginasta competitivo.

Porém, como todo atleta iniciante, o jovem ginasta queria ser mais forte. Greg passou por sete academias diferentes. Mas, sua insatisfação com a falta de eficácia dos exercícios, fez com que desenvolvesse seus próprios métodos. Dessa maneira, descobriu que se usasse halteres e uma barra, ele poderia ser mais forte do que os atletas que só usavam o peso do corpo para se exercitar. Outra de suas valências era a bicicleta e isso deixava-o em mais uma vantagem sobre os demais. Afinal, por mais que um atleta pudesse ser melhor que ele em uma dessas atividades. Dificilmente seria melhor quando considerado o desempenho total nas três (bicicleta, levantamento de peso e ginástica). Dessa maneira, Greg começara a desenhar a metodologia do Crossfit.

Com a ideia de buscar saúde e uma capacidade física mais completa, o idealizador da modalidade tinha como objetivo estimular os movimentos simples e funcionais. Como levantar pesos e objetos, independentemente da idade do praticante. Com isso Greg começou a trabalhar como personaltrainer, em 1995 abriu sua academia em Santa Cruz. Ele ainda foi contratado para treinar policiais no Departamento de Polícia da Cidade. Com os resultados de seu trabalho, a demanda cresceu. Com isso para poder atender os alunos, o professor passou a dar aulas em grupo e percebendo que aulas coletivas eram vantajosas tanto para os alunos, quanto para ele. Greg deu início ao Crossfit, que ganhou formalmente o nome em 2000.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.