David Hippensteel desiste do CrossFit Games
Polêmica no Nobull CrossFit Games 2022. Uma reclamação que vem sendo recorrente esse ano é em relação as pontuações dos workouts nas etapas classificatórias. Aliás, o fato ficou tão sério e forte que um dos principais atletas masters do mundo acaba de desistir de tentar a vaga para o evento. O atleta norte-americano David Hippensteel simplesmente retirou seus resultados do site da CrossFit e desistiu da competição. Dessa forma, Hippensteel que já ganhou três vezes na categoria Master e estaria indo para sua nona vaga nos Games, encerrou sua participação.

Contudo, a atitude do americano veio após algumas acusações de que ele teria feito movimentos inválidos no workout 2 das quartas de final. Porém, o fato jogou na rede uma velha reclamação que para esse ano ganhou ainda mais força, os critérios de pontuação. Para quem ainda não está familiarizado com as etapas online, após a gravação dos vídeos, os atletas precisam envia-los para a analise da própria CrossFit LLC. Após isso, fica a cargo do evento validar ou não as repetições dos atletas de acordo com que lhes é apresentado.
Porém, é exatamente esse o ponto crítico. Muitos atletas reclamam da falta de uma padronização de fiscalização dos movimentos. Dessa forma, movimentos que são constados como no rep para uns, pode se tornar rep para outros. Há também algumas reclamações sobre a falta de clareza por parte do evento em passar os motivos pela retirada de pontos durante essa fiscalização. Não é incomum vermos nas tabelas de classificação uma verdadeira dança das cadeiras após a fiscalização do evento.
Atletas sobre olhos fiscalizadores dos populares

Esse ano, principalmente nos Estados Unidos, essa discrepância acabaou ficando mais evidente e mais forte por conta do atleta Andrew Hiller. O americano passou a analisar em seu canal do YouTube os vídeos dos atletas, apontando a falta de padrão de movimento estipulada pelo CrossFit LLC. Contudo, mesmo com as evidências, os mesmos atletas mostrados conseguiram ter suas repetições validadas. Para se ter uma ideia Hiller analisou os vídeos de atletas como Tia Claire Toomey, Mal O’Brien, Dani Speegle, o time Mayhem Freedom e atualmente David Hippensteel.
Foi Hiller quem pediu que a pontuação do evento 2 de Hippensteel fosse invalidada em um vídeo que já acumulou 23.000 visualizações. Dois outros vídeos relacionados ao Hippensteel foram vistos 27.000 vezes. Logo após as acusações do americano, o veterano do Games decidiu por tirar seus vídeos da plataforma, chocando muitos amantes do esporte. Em seu perfil no Instagram, Hiller fez questão de colocar uma parte de seu vídeo publicado no YouTube onde usa uma cena do filme “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, com uma montagem onde coloca o rosto David no personagem Harvey Dent.
A declaração de Andrew Hiller no Instagram
“David Hippensteel fez a coisa certa. Todos nós devemos apreciar o quão difícil foi uma decisão para ele puxar suas pontuações à luz de seu evento 2 no AGOQ. No entanto, parece irrelevante para CrossFit Games. Eles tiveram a chance de MOSTRAR AO MUNDO que não iriam defender essa porcaria. Não sabemos o que teria acontecido, mas sabemos que eles não agiram. Também sabemos que isso não teria acontecido se eu não tivesse feito um vídeo cobrindo o evento 2 do David.
Não teria acontecido se todos vocês não tivessem mostrado COMO SE SENTIAM sobre isso Se o CrossFit continuar sem fazer nada, será cada vez mais difícil para nós responsabilizar as pessoas, e provavelmente vai piorar antes de melhorar. Obrigado a todos que estão me enviando coisas para investigar. Podemos mudar a maré. Tenham esperança”, disse Hiller em seu post.