A importância do day off
Nada melhor que cumprir aquele wod pesado dentro do time cap, ou conseguir acertar aquele movimento que estava faltando acertar. Por isso, nada mais empolgante do que levantar o maior peso que na repetição anterior, não é verdade? E fica aquela vontade de fazer mais uma vez aquele wod no outro dia. Então o que fazer? Simples, descansar.
Ao contrário do que muitos imaginam, o chamado “day off”, é tão importante quanto apurar sua técnica ou aumentar seus pesos. “O day off é extremamente necessário para dar o descanso no corpo. Para a reestrutura das fibras musculares que a gente maltrata durante o treino de intensidade e restabelecer as reservas energéticas. Também para não cair no Overtraining”, conta o coach do Crossfit Ipiranga, do Crossfit Perdizes e Crossfit Bars ‘n’ Rings, paulista, Caio Moncau. Um dos fatores de se usar o day off, é exatamente fugir do Overtraining. Um dos maiores causadores de lesão no Crossfit. “Tem gente que maltrata muito o corpo, não descansa e acaba caindo no overtraning. Os sintomas disso são a fadiga, o stress e principalmente a lesão. Por isso o descanso é tão importante”, constata o coach.
Day off pode ser com o Rest Ative
Caio ainda explica que existem formas de se treinar usando o day off: “eu por exemplo, faço dois dias na semana. Treino segunda, terça e quarta, descanso quinta, treino sexta e sábado e descanso o domingo. Mas tem gente que faz três dias de treino e descansa um. Existem algumas formas de se trabalhar com o day off”. Para aqueles que não conseguem ficar parado 100%, o coach explica que existem outras formas de se dar um day off, sem ficar totalmente parado nos dois dias. “Existe ainda o rest ative. Nele a pessoa vai fazer coisas como alongar bastante, relaxar o corpo, nadar sem grande impacto. Faço isso em um dos dias do day off, mas é essencial que se tire de um a dois dias por semana de day off”.