Voltando a treinar após a folia
Acabou o carnaval, hora de treinar. Afinal, para muitos o ano começa agora. Porém, como fazer para poder voltar ao ritmo de trenar e manter uma boa dieta para desintoxicar o corpo. Pular o carnaval sem beber ou comer “aquelas besteiras” é quase impossível. Por isso, pegamos as dicas com uma das nutris da Hopper Nutrition, Luana Rocha. Aliás, dicas valiosas para quem quer voltar aos treinos com qualidade.
Atrás da alimentação ideal para voltar a treinar
Lá se foi o carnaval e muita gente deve estar pensando, “eu que lute” pra me recuperar! Afinal, nos dias de folia o objetivo é aproveitar ao máximo e, muitas vezes, os excessos cometidos quase causam alguns arrependimentos. A fatura do cartão é só festa e bebida, o intestino está mal tratado de tanto fast-food, os rins desidratados anseiam por água, a cabeça pesa e parece que serão necessários mais dois carnavais de cama pra ficar tudo bem. Assim, o corpo dói em lugares inéditos, pra completar o coração sofre, apaixonado pelo quinto “crush” que se beijou mas não lembra-se nem o nome.
Se reerguer após o carnaval não é fácil pra ninguém, fato. Então imagina pra nós, praticantes de CrossFit, que teremos burpees com dor nos braços pela frente, agachamentos com peso sendo que as pernas nem se recuperaram do tanto que se desceu até o chão e, de quebra, precisaremos ouvir aquele chato que teve o melhor score no wod dizer: “Tá mal hein? Pelo visto o carnaval foi bom!”
A boa notícia é, vai ficar tudo bem! Porém, não adianta se desesperar, passar fome ou ficar quatro horas por dia no Box. Com o retorno à rotina de treinos, descanso adequado e alimentação balanceada, muitos dos “prejuízos” da farra devem ser minimizados. Então se liga nas dicas alimentares a seguir, para restabelecer o equilíbrio do seu organismo.
Nada de Industrializados
- Evite ao máximo alimentos industrializados, ultra processados, refinados, açúcares e frituras. Além de proporcionarem uma falsa sensação de saciedade, tais alimentos possuem substâncias inflamatórias na sua composição. E é claro, o álcool deve sair de cena.
- Aumente o consumo de nutrientes antioxidantes, que possuem propriedades capazes de combater os radicais livres, protegendo as células de processos oxidativos. Alimentos que apresentam cores fortes como, vermelho, verde escuro, laranja, rosa e roxo são ricos em fitoquímicos que auxiliam na defesa ao organismo, melhorando o desempenho do sistema imunológico. Assim frutas e vegetais como, limão, agrião, brócolis, cenoura, beterraba e aipo são boas opções. Própolis, cúrcuma, pimenta- do- reino, gengibre e alecrim também são interessantes como antioxidantes e antiinflamatórios.
- Insira na sua dieta alimentos que auxiliam o sistema digestivo, hepático e renal como, abacaxi (diurético e facilitador da digestão), gengibre (rico em fitoquímicos, antiinflamatório e antioxidante), couve manteiga (rica em ferro e antioxidante) e berinjela (digestiva e laxante).
- Se possível, priorize produtos orgânicos, pois são mais ricos em fitoquímicos. Ademais, o seu consumo mitiga a exposição à substâncias químicas como, agrotóxicos, antibióticos e hormônios.
- Coma proteínas de alto valor biológico. Dessa forma, peixes, especialmente salmão e sardinha, são fontes de aminoácidos e ômega-3. Como opção mais em conta, ovos com a sua substância colina, trazem benefícios para o cérebro e fígado, além de serem altamente nutritivos, repletos de vitaminas e minerais.
- Consuma fibras. Dessa forma, haverá uma diminuição da absorção das toxinas. Por isso, grãos integrais, sementes, oleaginosas, legumes, verduras, frutas e vegetais são indispensáveis.
- Invista em frutas que sejam fontes de antioxidantes e compostos antiinflamatórios. Destaque-se, frutas vermelhas, cereja, morango, amora, framboesa, mirtilo e açaí.
O líquido é essencial
- Beba bastante água! De doze a quinze copos de água sem gás por dia. Afinal, os rins precisam filtrar um grande montante de água para quebrar o álcool no sangue, provocando desidratação. Portanto a ingestão de água no pós-carnaval é de suma importância.
- Inclua alimentos ricos em água na sua rotina alimentar, espinafre, melancia, laranja, pepino, tomate e maçãs são algumas das alternativas. Sucos da fruta, suco verde e água saborizada também podem ser utilizados para aumentar o consumo de líquidos.
- Três xícaras ao dia de chás diuréticos, desintoxificantes e antiinflamatórios, como chá-verde (rico em fitoquímicos e catequinas),tulsi, gengibre, cavalinha, folha de amora, hibisco e moringa, podem melhorar o inchaço corporal, fortificar a imunidade e aumentar o bem-estar.
Durma bem para treinar!
- Priorize a qualidade do sono para uma boa performance. Afinal, dormir mal prejudica a produção de cortisol, o que acarreta em acúmulo de gordura e sensação de cansaço ao longo do dia.
- Retome os treinos! Porém, sempre no seu ritmo, respeitando as suas limitações, sem pressão, escute o seu corpo e apenas volte a treinar. Vale ressaltar, que a eliminação de toxinas também ocorre através do suor, então pode suar sem dó!
Para treinar não precisa de mágica
Não existe “dieta detox” modelo. Tampouco fórmula mágica, o ideal é que se reduza o consumo de alimentos nocivos à saúde no mesmo passo que aumenta-se o consumo de alimentos saudáveis, funcionais e repletos de compostos bioativos.
Dessa forma, gradativamente o corpo retomará o equilíbrio. Vale dizer que o interessante é que mantenham-se os hábitos saudáveis, não apenas em virtude de uma “faxina interna” após o episódio de descontrole alimentar, mas sim como um estilo de vida, em que exceções são, não só permitidas, como necessárias para uma longevidade consistente e bem aproveitada.
Ressalte-se que, as recomendações aqui expostas são de cunho geral, logo faz-se necessário o acompanhamento de um nutricionista para um tratamento biometabólico individualizado e eficiente.
Pra finalizar, não consigo ajudar nos quesitos cartão estourado e coração partido, mas fica a minha contribuição com algumas receitas de sucos que vão auxiliar no processo de desintoxicação e assim, vocês poderão retomar os treinos com força total!
- Canela Roots: maçã, cenoura, beterraba, limão e canela.
- Sun Power: laranja, tangerina, cúrcuma, cenoura, gengibre e agave.
- Bem Detox: couve, pepino, maçã verde, salsão, gengibre, coentro, salsinha.
- Revive: pêra, abacaxi, pimentão amarelo, limão, sementes de chia.
- Pure Berries: morango, framboesa, amora e água de coco.
Excelente reflexão alimentar da estudante de nutrição Luana Rocha, muito importante entendermos os cuidados alimentares, principalmente após os excessos. Está de parabéns Luana.
Excelente explanação feita por Luana sobre alimentação saudável.E ela é apenas uma estudante de nutrição.Imaginem a competência quando já for uma profissional.
A explanação feita por Luana foi excelente.E ela ainda é estudante de nutrição,imaginem quando for uma nutricionista.
Luana Rocha não é Nutricionista e sim ESTUDANTE DE NUTRIÇÃO.
Matéria essencial para que possamos compreender como é fundamental entendermos como são importantes analisarmos o conteudo destes ensinamentos para que possamos preservarmos o que há de mais importante que é a nossa saude.
Comentários bastantes úteis,inteligentes e fundamentais para prestarmos atenção em deferência ao nosso modo de viver preservando o que é mais importante em nosso dia a dia como é a nossa saúde.
Essa nutri além de linda, inteligente, simpática, super crossfiteira, escreveu um texto top, adorei todas as dicas.
Parabéns Lu linda 🙂
Adorei a matérias! Principalmente as dicas da nutri! Hábitos saudáveis sem complicação!!!