Alongamento faz parte do treino
O alongamento faz parte do treinamento de qualquer crossfiteiro. Antes da aula começar, todo box de respeito, separa os primeiros minutos do treino para passar um alongamento. Mas qual a importância de se alongar antes do treinamento? Tem muita gente que aproveita essa parte da aula para chegar atrasado no box. Muitos não dão importância para isso. Contudo, alongar-se é tão importante como o aquecimento e o wod.
“A importância de se alongar visa, principalmente, desenvolver a flexibilidade. Pensando no universo do Crossfit, o alongamento é tão importante quanto todas as outras capacidades. Pois ser flexível é pré-requisito para executarmos os exercícios em sua amplitude máxima, diminuindo o risco de lesão pela baixa flexibilidade”, é o que explica o coach, Leandro Pires que dá aulas nos boxes Crossfit Bars ‘N’ Rings, no bairro de Pinheiros, Kahuna Crossfit, em Perdizes, e Invicio Crossfit, em Santo Amaro, todos na grande São Paulo. Leandro ainda explica que a falta do alongamento acarreta na dificuldade de se realizar os movimentos: “o praticante terá dificuldades em executar os exercícios, em amplitudes que são exigidas. Tentar insistir pode acarretar em alguma lesão”.
Se alongar antes ou depois do treino?
Ocoach ainda explica as diferenças em se alongar antes e depois de treinar: “alongamento antes, como forma de aquecer e preparar o corpo, deve ser executado associado a movimentação com exercícios que sejam próximos aos que serão trabalhados. Pensando depois do treinamento, ele pode ser utilizado como uma forma de “volta a calma” ou relaxamento”.
Já em relação a quantidade de vezes que se deve alongar no dia, Leandro é enfático: “como o Crossfit não depende somente da flexibilidade, o melhor mesmo é incorporar de uma a duas vezes na sua rotina de treino. Juntamente com os outros treinos a serem realizados ao longo da semana”.