Previna-se dos calos abertos durante o treinamento

O Crossfit faz qualquer um se sentir um verdadeiro atleta de alta performance. Levantamento de peso olímpico, acrobacia na barra, movimentos na argola. São tantos exercícios ginásticos, que fazem qualquer um se achar apto as próximas olimpíadas. Porém, há um fator que causa um verdadeiro transtorno, até para os próprios atletas olímpicos, que são os machucados nas mãos.

O atrito das mãos nas barras, tanto para levantar peso, como para se segurar nas argolas, faz com a pele machuque, crie calos. Muitas vezes acabam abrindo e criando um verdadeiro incomodo. Esse fato acontece tanto com os iniciantes, cujas mãos ainda não estão preparadas para o atrito nas barras. Como para os atletas já de nível RX. Mas, existem algumas maneiras de se prevenir para que isso não aconteça. Com a evolução do Crossfit, muitos materiais para melhorar a desempenho de seus atletas começaram a surgir. As luvas, que cobrem as mãos inteiras, e os grips, que cuidam de proteger a palma das mãos, são um deles. Ambos servem como medida preventiva para que o famoso “abrir a mão” não aconteça. Pois aliviam o contato da pele com a rigidez áspera das barras.

Como cuidar dos calos

Há também outros cuidados importantes para não se machucar durante os treinos. É comum que o atleta antes de subir na barra para realizar movimentos como o pull-up, T2B ou Bar Muscle Up, passe magnésio nas mãos. Pois ele ajuda a tirar a umidade. Porém, se usado em excesso, o magnésio pode ressecá-las e tirar a elasticidade natural da pele. Com isso, fica ainda mais fácil para que o atleta se machuque. Por isso, utilize o magnésio, mas não em excesso. Não se esqueça de lavar bem as mãos após o treino. Pois senão ele continuará a agir, mesmo após o wod.

Por último, é normal que os calos surjam ao longo do treinamento. É uma proteção natural para os dedos. Entretanto, é importante que quando as mãos estiverem bastante calejadas, se faça um tratamento nos calos. É muito importante o uso de hidratantes diários nas mãos, dessa maneira, ela não perderá sua elasticidade natural e prevenirá que os calos se abram.