Single Under e seus benefícios

Um dos exercícios que exige bastante agilidade dentro do Crossfit é o Single Under. Nas competições, o pulo simples de corda é bem comum de se encontrar nos níveis iniciantes e scaled. Já no intermediário e RX, o double under  é o movimento exigido.

Contudo, o famoso D.U. só acontece após o aluno entender o movimento do S.U. A prática do pulo de corda é um dos primordiais exercícios para o trabalho cardiorrespiratório, além de ajudar na perda de peso. Para se ter uma ideia, um homem de 70kg, poderá perder até 350 kcal em 30 minutos de execução. Essa atividade pode ser ainda mais eficaz do que exercícios aeróbicos como a bicicleta.

O pulo de corda ainda ajuda a tonificar os músculos das coxas e panturrilha e auxilia muito o atleta na hora de ir para outros exercícios dentro do box.  Além da parte cardiorrespiratória, pular corda ainda ajuda na coordenação motora pela necessidade de sincronizar saltos diferentes, a agilidade, conforme se pega o ritmo e coordenação a tendência é aumentar a velocidade dando pulos cada vez mais rápidos, e o condicionamento físico, devido sua complexidade de movimentos. Esses são os benefícios de se praticar o single under no Crossfit.

Cuidados na hora do Single Under

Ter uma corda e pular parece fácil, mas muitas vezes, é preciso ter cuidado. Embora seja um exercício que emagreça, uma pessoa acima do peso não pode praticar sempre o Single Under. O sobrepeso somado ao impacto repetitivo do pulo, pode acarretar em uma lesão. Outro ponto importante é verificar o histórico de saúde do praticante. Pessoas que possuíam lesões no tornozelo, joelho, quadril e coluna, só podem se arriscar no single under se tiverem de fato tratado suas lesões. Por ser um movimento repetitivo nesses pontos, pode acabar piorando uma possível lesão.