Thruster, o exercício mais completo do LPO

A junção do back squat com o push press fez nascer o Thruster. Já falamos aqui sobre o wall ball que nasceu como um treino acessório para o thruster. Porém, esse movimento é bastante utilizado, inclusive nas competições iniciantes. Contudo, ele pode ser feito apenas com uma anilha ou com uma barra olímpica.

Esse movimento de LPO pode ser considerado um dos mais completos, uma vez que trabalha músculos quadríceps, isquiotibiais, glúteos, todo o complexo do core, panturrilhas, ombros, tríceps e costas. Assim, o thruster se torna um movimento altamente funcional. Pois pode ser utilizado em um treinamento desportivo, para aumento de força, para melhorar o condicionamento físico e emagrecimento. Além disso, ao praticar o thruster, fazemos movimentos comuns do dia a dia, como a extensão de quadril, joelhos e ombros. Sendo assim, ele fortalecer os músculos para o seu dia a dia.

Além do aumento de força, o thruster ainda trabalha a coordenação motora do praticante, pois a junção dos movimentos necessários faz com que a pessoa treine também essa vertente. Outro fator importante que thruster traz é o trabalho de emagrecimento. Por utilizar uma grande quantidade de músculos, movimentos amplos que demandam uma forte estabilização, o gasto calórico é muito elevado.

Cuidados na hora de fazer o Thruster

Embora muito eficaz para os treinamentos. O thruster deve ser realizado com muito cuidado, assim como todos os exercícios de CrossFit. Para começar, optar por aprender o movimento sem peso, apenas com a barra, que geralmente pesa de 15 a 20 kg. Há também a possibilidade de se usar as anilhas, fazendo o movimento sem grandes cargas para aprimora-lo. Assim pode-se evitar as lesões e o impacto articular desnecessário.

Outro ponto muito importante é em relação ao histórico de doenças do praticante. Pessoas com patologias como condromalácia patelar, hérnia de disco, escoliose, assim como todas as outras envolvendo a coluna vertebral, síndrome do impacto ou lesões no manguito rotador, devem evitar ao máximo este movimento. Por fim, o movimento exige uma necessidade de mobilidade articular, principalmente no agachamento. Sendo assim, quem tem pouca mobilidade, deve, antes de mais nada, melhorar essa condição para fazer o movimento.

Fortaleça seu corpo para fazer o Thruster

Para fazer com que seu thruster fique mais forte e eficaz, uma opção é treinar ele de maneira separada. Faça séries isoladas de front squat, suba o peso de acordo com a sua necessidade, dessa forma você terá pernas mais fortes. Um fato essencial para um bom thruster.

Trabalhe também a impulsão de quadril, embora ele necessite de uma agachamento e um desenvolvimento, o segredo do Thruster está exatamente na força do quadril. Por isso, exercícios como kettebbel swing ajudam a criar essa consciência corporal para o movimento. Além disso, movimentos como “dip” e “drive” são excelentes para que você entenda o momento de usar o quadril.

Outro grupo muscular bastante usado e pouco falado é o core. Através dele que está a estabilização do corpo, tanto no momento de agachar como de subir. É ele o responsável por não deixar o corpo desenrolar para frente ou para trás, derrubando a barra ou sobrecarregando a coluna. Fazer exercícios focados nessa região fará a diferença para que consiga manter o movimento bem feito e por mais tempo.

Contudo, de nada adianta todo esse trabalho nos membros inferiores se não fortalecer os ombros nesse momento, afinal, após a extensão de quadril e do corpo, são os ombros que seguram a barra para desenvolver o movimento. Com isso, os treinos de fortalecimento de ombros, são extremamente bem vindos.

Alonga-se para o Thruster

É inegável que para uma boa execução de thruster você necessite de uma boa mobilidade para poder quebrar o paralelo, além de poder realizar um movimento que não sobrecarregue demais as articulações do seu corpo. Por isso, alonga-se e dedique alguns minutos diários para evoluir nesse sentido, desde o alongamento de calcanhar, até a mobilidade de ombros. Aliás, são pontos importantes para todos os movimentos de LPO do CrossFit. Um bom alongamento e uma mobilidade maior, além de ajudar no movimento, também lhe dará mais força para

One thought on “Thruster, o exercício mais completo do LPO

  • 13 de junho de 2020 em 13:36
    Permalink

    Estou fazendo um trabalho. Gostaria de uma ajuda preciso fazer a discriçao do thruster como musculos antagonistas. Planos eixos etc…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook