CrossFit X CrossTraining
Um dos grandes debates que existem nos bastidores do nosso esporte é sem dúvidas a questão da afiliação dos boxes. Para se abrir um box de CrossTraining usando a marca e os princípios do CrossFit, como a metodologia empregada pela empresa, o dono do estabelecimento deve fazer uma afiliação a CrossFit Inc. Dessa forma, além de poder usar a metodologia ele poderá utilizar o nome CrossFit junto ao seu box e vender a metodologia para seus alunos.
Contudo, com o passar dos anos e o crescimento da modalidade, muitos boxes começaram a se desfiliar da empresa alegando falta de subsídios da CrossFit. Mas a mudança foi ainda maior após as polêmicas declarações do criador da CrossFit, Greg Glassman no ano passado. O fato acabou sendo o trampolim para que muitos donos de boxes saíssem da afiliação. Em contraponto, muitos boxes se mantiveram afiliados a empresa, permanecendo com os seus nomes. Por conta desse cenário, diversas discussões surgiram nas “coxias” do CrossFit. Ao sair da afiliação, além de não poder usar de fato a metodologia da empresa ou poder cadastrar seus alunos para competirem, por exemplo, no Open, os boxes não podem utilizar o nome CrossFit.
A grande polêmica do CrossFit X CrossTraining
Porém, uma das acusações que existem é que muitos boxes utilizam o nome, mesmo sem estar afiliado ou vendem o trabalho como CrossFit. Quando o certo seria vender como CrossTraining. Já os não afiliados, defendem que no cenário atual, a marca CrossFit, faz pouca ou nenhuma diferença para o serviço prestado pelos boxes. Além de poder utilizar o valor pago anualmente, cerca de US$ 3.000,00, para outras melhorias dentro do próprio box. Contudo, para quem pratica o esporte, muitas dessas questões são desconhecidas ou pouco claras.
Para poder esclarecer melhor essas questões conversamos com Sérgio Landim, head coach do Vila CrossFit e detentor do level 3, o mais alto nível dos cursos de treinadores da CrossFit dentro do Brasil, e Emerson Menezes, proprietário do box, não afiliado, Factory. Dessa forma, apresentamos os dois pontos de vista, para que você leitor, possa tirar sua próprias conclusões e entender qual o tipo de box se encaixa para o que você procura. Lembrando que os valores pagos nas mensalidades podem ou não ter diferença por conta da afiliação. Mas normalmente, os valores sofrem pouca ou nenhuma alteração. Acompanhe nossas duas entrevistas e tire suas conclusões.
Sérgio Landim (CrossFit)
Qual a importância de ser um box afiliado para o próprio box e para a CrossFit?
Para o box, julgo que a importância vai depender de como você vislumbra seu negócio. Por isso, ao utilizar a marca CrossFit, o empresário ou responsável vai (ou deveria) contar com profissionais com o mínimo de conhecimento do método (CrossFit Nível 1). Afinal, os professores são parte crucial no sucesso de um box. Para quem quer prosperar, o mínimo não é suficiente e tudo influencia no seu produto final, desde o incentivo à educação continuada de sua equipe até a remuneração condizente com sua distinção.
Quando eu era apenas um Treinador (level 1), procurei um afiliado para trabalhar e hoje, Level 3, continuo no mesmo local. Uma das minhas condições capitais era que o box fosse um afiliado. Outro ponto e talvez o mais importante: poder olhar pro seu aluno/cliente – que está em busca de CrossFit – sem peso na consciência, ou precisando dar jeitinho. Aliás, isso é algo que faz sentido para mim. Cuidar com transparência. O CrossFit mudou o relacionamento de inúmeras pessoas com o exercício físico, mudou vidas e integrou pessoas diferentes num ambiente saudável (acontece identificação de desconhecidos até pelo tênis!).
Por isso, nada é mais importante do que cuidar sem enganar a parte mais importante para uma academia: os alunos. Já para a CrossFit, os afiliados são motivos de orgulho pois são os responsáveis por fazer o CrossFit não ser apenas um esporte ou competição e sim uma ferramenta de combate às doenças crônicas. É o afiliado que faz o CrossFit ser para todos e pro-saúde.
Muitos donos de box se desfiliaram dizendo que a CrossFit não dava subsídios aos boxes. Isso é verdade? Existe algo que esteja sendo feito pela empresa para mudar esse cenário?
CrossFit não é uma franquia e isso é claro no acordo de licenciamento da marca. No passado, o modelo de negócio não contemplava um suporte constante para desenvolvimento do afiliado por parte da CrossFit, porém a nova direção vem desenvolvendo uma estrutura de reciclagem e desenvolvimento dos treinadores e proprietários, marketing e suporte local, conteúdos exclusivos e uma agenda de eventos presenciais para os afiliados (logo que a pandemia permitir).
O que um box afiliado pode fazer que um não afiliado não pode?
Comercializar CrossFit. O direito a utilização da marca é exclusivo aos afiliados e a comercialização desse nome sem a devida relação com a empresa é crime. É simples, se você vai gravar uma música de autoria de outra pessoa, você precisa pedir autorização e pagar a ela. Vale lembrar que, se você aluno treina num box não afiliado e acha que é CrossFit, pode reivindicar questionando o por quê deles não serem mas comercializarem como se fossem. Eu pediria reembolso se comprasse uma Havaiana e viesse um outro chinelo na caixa.
Para você, qual a real diferença entre o CrossFit e o CrossTraining?
CrossFit é um método que tem como característica usar movimentos funcionais em alta intensidade para desenvolver capacidade de trabalho. Por meio de treinos diários, tem como objetivo a funcionalidade e, por ter uma estrutura clara e mensurável, permite tanto o acompanhamento da melhora individual quanto a comparação com outras pessoas. Um de seus pilares é a segurança e por isso sua programação contém uma variação não aleatória para evitar possíveis redundâncias e demandas exageradas. Através de um treinamento de limiar, onde a mecânica deve ser fator limitante da intensidade, desenvolve habilidades físicas e motoras no praticante. CrossTraining é qualquer mistura de métodos ou modalidades de treinamento.
Por que existe tanta polêmica em cima do uso da marca CrossFit?
Interesse em usar a marca sem o pagamento da afiliação. Fazer o errado contando com impunidade tem um nome aqui no Brasil e é corrupção. Todos criticam até o lado beneficiado ser o seu, né?
Muitos boxes utilizando o nome CrossFit por um tempo e depois saem da afiliação, porém utilizando ainda o nome CrossFit, o que isso pode ocasionar para o box?
®️Enquanto afiliados eles tem o direito de utilização. Quando os mesmos saem, devem parar de utilizar e comercializar a marca. Caso continuem, poderão ser enquadrados na Lei de Propriedade Industrial (LPI – 9.279/96), que determina as penalidades previstas contra o registro de marca, podendo ser de detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa. A multa pode ser indenizatória sobre os danos morais e financeiros que o titular da marca venha a sofrer devido ao uso ilegal da mesma. Muitas vezes isso é uma estratégia para continuar vendendo indiretamente contando com o desconhecimento por parte do público.
Existe algum tipo de fiscalização da CrossFit a boxes não afiliados?
Todos os casos de utilização indevida são gerenciados pelo departamento legal nos Estados Unidos com suporte de um escritório no país. Para denúncia, basta acessar o site https://www.crossfit.com/iptheft?language=pt ou entrar em contato com algum representante no país.
Nos últimos anos a CrossFit perdeu afiliados, existe algum plano da empresa para recuperar esses afiliados?
Fazer o certo, para as pessoas certas, pelos motivos certos. Sempre foi a base da CrossFit e sempre será. Quem não identificar valor nessa relação, acho que não tem muito o que a empresa fazer. Cabe a empresa ajudar no desenvolvimento de quem quer estar junto a ela. A reformulação da empresa já está reconquistando alguns afiliados que partiram. Agora, tudo depende de tempo e trabalho por parte da empresa e interesse por parte dos ex-afiliados.
Emerson Menezes (CrossTraining)
Qual a importância de ser um box não afiliado para o próprio box?
Creio que a questão da não filiação é por divergência de proposta de valor e um pouco também financeira. Para a realidade do pequeno empresário Brasileiro, fica difícil pagar uma tarifa absurda sem que haja um retorno muito explícito da marca mãe. Além disso, a não filiação não dita a qualidade do trabalho do Centro de Treinamento.
Muitos donos de box se desfiliaram dizendo que a CrossFit não dava subsidios aos boxes. Isso é verdade? Que tipo de subsídios seriam esses?
Vejo que a desfiliação de muitos box veio acompanhado de um cenário financeiro desfavorável e também da perda de força da CrossFit enquanto marca. Principalmente após o episódio envolvendo comentários racistas do seu criador. Aliás, a CrossFit nunca ofereceu subsídios, antigamente as pessoas buscavam os Box e esse método de treinamento pelo nome. Mas a modalidade popularizou ao ponto de que qualquer espaço onde se tenham argolas e barras olímpicas é associado ao CrossFit. O praticamente comum não sabe e a maioria não se importa se existe diferença. Os motivos pelos quais eles procuram esse tipo de serviço são outros. É o mercado, é o bussiness. Afinal, se não existe alguma ‘vantagem’ competitiva em relação aos que não usam, não vale a pena pagar por pagar.
Se a CrossFit começasse a fazer algum tipo de ação para dar esses subsidios, você acredita que poderia haver uma volta de afiliados?
Acredito que se a marca ganhar a confiança dos seus antigos afiliados novamente e oferecer ao menos algum tipo vantagem que não seja somente no uso do seu nome, esse efeito possa ser amenizado. Precisa haver uma troca. Eu te pago x dólares e você me retorna com conhecimento, produto, cursos etc.
O que um box afiliado pode fazer que um não afiliado não pode?
Usar o nome da marca de maneira geral. Inicialmente eu achei que fosse só na parte de comunicação, letreiros etc.., mas tudo que envolve gerar algum tipo de receita usando a marca é proibido. Inclusive Hashtags em redes sociais
Para você, qual a real diferença entre o CrossFit e o CrossTraining?
Existem diferenças na aplicabilidade do método. Se você modifica demais o modelo que a Crossfit propõe de aula, programação etc, não faz sentido pagar a filiação. E se o resultado final é a promoção e aumento dos níveis de saúde da população em geral, acho que os dois cumprem esse papel muito bem, quando bem conduzidos pelos profissionais que ali estão.
Por que existe tanta polêmica em cima do uso da marca CrossFit?
Porque alguns box que não deveriam usar a marca, acabam usando de maneira ilegal. Alguns por desconhecimento, outros por negligência mesmo. Desnecessário, como falei. O praticante não procura mais um Box por filiação e estar filiado não te dá uma credibilidade maior. Existem muitos box filiados com profissionais péssimos. Vejo um pouco de saudosismo/vaidade nisso tudo.
Por que muitos boxes não afiliados exigem que seus profissionais possuam o Level 1 da CrossFit?
Porque existem poucas formações específicas para gerar novos treinadores de Crosstraining. Na verdade o próprio level 1, tecnicamente é muito feijão com arroz, desatualizado e além de absurdamente caro para um final de semana. Fiz uma pós graduação de 18 meses na UFRJ por um preço menor. Particularmente acho desnecessário e busco profissionais com outros tipos de skills. Essas habilidades técnicas são muito mais facilmente desenvolvidas que outras qualidades profissionais que são MUITO mais importantes na formação de um profissional da SAÚDE.
Você acredita que essa desfiliação possa ser um cenário sem volta?
Se houver um motivo muito claro que justifique o investimento desses dólares, acredito que muitos se afiliariam novamente.
Na minha cidade, meu box é afiliado. Não sou coach, sou apenas empresário e não me meto na parte técnica. Prefiro investir pesado em conhecimento dos meus coaches. Temos 2 coaches Level-2 e 3 Level-1. Além de outros cursos que envolvem a modalidade. Procuro pagar um salário diferenciado.
Por outro lado, na minha cidade tem 1 Box afiliado que o proprietário não é formado em educação física, tem o level-1 (é o head coach), monta os treinos e da aulas normalmente.
Ou seja, ser afiliado não é garantia de qualidade. O que garante a qualidade do meu box são os investimentos que eu faço na equipe.
Estou cada vez mais propenso a deixar a afiliação.