Máscara para treinar, sim ou não?
Em alguns estados as academias já começaram a ser liberadas, em outros pontos, estão prestes a serem reabertas. Porém, todas dentro de um padrão de segurança aceitável para evitar a disseminação da Covid-19. Contudo, uma das grandes dúvidas é se o uso da máscara de proteção poderá ou não atrapalhar nos treinos.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina (Abramet), o uso das máscaras no momento do exercício é essencial para conter a disseminação do vírus. Uma vez que pessoas contaminadas podem espalhar o Covid-19 durante o exercício físico, já que a respiração é mais frequente e, muitas vezes, usa-se a boca para exalar o ar.
Encontra partida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou em artigo, que não é recomendável o uso da proteção facial durante a atividade física. Ainda segundo o órgão, além de tornar a respiração mais desconfortável, o suor pode molhar a máscara, deixando-a mais pesada, dificultando, ainda mais, a captação de ar e promovendo o crescimento de vírus e bactérias.

A OMS ainda sugere que o esportista se mantenha a pelo menos 1 m de distância de outras pessoas, assim evitando o contágio. Em alguns pontos do Brasil, como o Rio de Janeiro, as medidas tomas de distanciamento aumentou para 1,5 m e uso de máscara é indispensável tanto para alunos como funcionários.
Para o médico Dráuzio Varella, o ideal mesmo é que as pessoas permaneçam em isolamento e evitem sair para fazer suas atividades, independente do uso ou não das máscaras. “Eu adoro correr, mas continuo em isolamento em casa”.
O médico afirma em seu canal no youtube que o problema não está só no distanciamento durante as atividades, mas também no deslocamento para os locais. “Em teoria com o distanciamento de até 2 m você não está correndo risco. Mas esse não é o problema. Se todo mundo achar que isso basta e for para rua, acaba o isolamento”.
Cuidados na hora de escolher a sua máscara para treinar
Outro grande questionamento é qual a mascara ideal para usar na hora de treinar. Afinal existem diversos modelos e estilos de máscara de proteção atualmente, desde as caseiras até as mais complexas. Por isso, separamos alguns pontos importantes a serem levados em conta na hora de treinar nesse período. Aliás, mais importante do que a estampa que irá usar.
Opte por máscaras que sejam confortáveis e bem ajustadas no seu rosto. Assim você não irá ficar tocando nela para ajustar, evitando que você mesmo contamine ela. Com o treino, ainda mais no nosso esporte, o suor é inevitável, por conta disso, tenha mais de uma máscara para poder trocar após o treino, afinal, quando molhada, ela perde a proteção. Para finalizar, não esqueça nunca de higienizar para uso posterior. Lavar e secar é necessário sempre.