Coluna Giselle Santos: Existe a melhor dieta?
Existem infinitos tipos de dieta. Mas todas podem ser entendidas como uma variação dos principais tipos: baixa caloria, baixa gordura, baixo carboidrato, cetogênica, alta proteína e jejum intermitente.
Todas as dietas que buscam redução de gordura corporal causam defcit calórico de alguma maneira. Sendo que esse defcit pode ser maior em indivíduos obesos e deve ser menor em magros, buscando preservar a massa magra.
Apesar de haver alguma evidência sobre ganho de massa em dietas hipocalóricas, isso acontece principalmente em superávit calórico. Esse superávit pode ser maior em indivíduos não treinados, e menor em indivíduos treinados, evitando o ganho de gordura.
A capacidade das dietas em modificar a composição corporal é similar quando se iguala as calorias e proteínas. Por isso, as diferenças ficam na capacidade de saciedade, facilidade de adesão e necessidade de habilidades culinárias. Dietas com mais carboidratos favorecem a performance.
A dieta com alta proteína (bem acima das recomendações) podem ser benéficas no ganho de massa ou para preservar massa magra no emagrecimento
Já dietas com restrição intermitente (variação da restrição entre horas, dias ou semanas) não mostram, até agora, diferenças significativas em relação às composição corporal. Porém as evidências ainda são escassas e esse tema necessita de mais estudos.
Dieta com calorias muito baixas e pouca proteína sofrem mais impacto da termogênese adaptativa. Com isso, a diminuição gradual do gasto calórico basal quando se restringe as calorias. Indivíduos que não se exercitam também.
Todos esses pontos convergem para a necessidade de individualização do planejamento alimentar. Então, é preciso ser observado as particularidades de cada caso podem ser aplicadas na rotina e objetivos do paciente.
Com isso, fica claro também que nenhuma dieta é, por si, melhor que outra. Então, o pensamento de que algo é melhor pra todos os indivíduos não corresponde a verdade.
Giselle Santos
* Pós- graduada em nutrição esportiva, fisiologia do exercício, em fitoterapia e em emagrecimento e metabolismo.
* Nutricionista responsável na Clínica Healthy Spot com foco em alto rendimento no Crossfit.
*Nutricionista responsável pelo programa performance Novazzi – 100 % voltado para praticantes de Crossfit.
*Expert da empresa Hopper Nutrition – linha de suplementos voltada para Crossfit.
*Giselle é colunista do HORA DO BURPEE. Por isso, todos os meses traz informações para nossos leitores.