Os equipamentos adequados para os tipos de casa
A volta das academias por boa parte do Brasil trouxe a possibilidade de se treinar novamente fora de casa. Porém, muitos ainda não se sentem à vontade de retornar aos treinos e preferem não se arriscar nas ruas. Inicialmente as academias haviam liberado seus equipamentos durante a quarentena para os alunos, mas com a volta das aulas, foi necessário a devolução dos pesos e equipamentos.
Pensando nisso, separamos alguns equipamentos que você pode adquirir para ter em casa. Claro, dentro de um padrão normal para o espaço onde você vive. Afinal, uma barra olímpica, seja ela masculina ou feminina, pode ocupar um espaço imenso em um apartamento de 56m², por exemplo. Optamos por falar de equipamentos que vão além dos colchonetes, aparelhos de abdominal e elásticos, que também são ótimas opções para o treino em casa. Mas muitas pessoas já possuem eles em casa.
Então, siga as nossas dicas dos equipamentos que você pode adquirir para passar essa etapa da quarentena, sem ter que encher a mochila de arroz e ter que escolher entre treinar e almoçar.
Equipamentos pequenos, para lugares pequenos
Se você mora em um “apertamento” e mal cabe você nele, equipamentos muito grandes podem não ser uma boa saída. Afinal, devemos pensar que essa é uma fase passageira, se Deus quiser, e que logo mais você acabará voltando ao seu box. Dessa forma, vai acabar utilizando muito menos os equipamentos que comprar ou acabará nem usando mais após voltar aos treinos.
Dessa forma, opte por comprar um ou um par de kettlebell ou de alteres. Tanto um, quanto o outro, são excelentes, pequenos e com uma versatilidade imensa de exercícios para se fazer. Todos os dois possibilitam que você faça exercícios convencionais de academia, para todos os membros do corpo. Como também para movimentos de CrossFit, como snatch, clean & jerk, devil press, entre muitos outros. Caso opte pelo kettlebell, ainda poderá usar o swing russo e americano.
A vantagem de se comprar o alter é que você poderá optar por uma pequena barra que permite que você inclua mais peso e deixe ele mais pesado, uma boa jogada para ter mais evolução. Já o kettlebell tem um peso fixo e é vendido de forma “à granel”. Outra boa aquisição são as sandbags, que também permitem que a pessoa faça movimentos clássicos de LPO e ajudam na sobrecarga na hora do workouts. Assim como o kettlebell, elas são vendidas de acordo com o seu peso e são encontradas em diversas marcas de dentro e de fora do Cross.
As barras que são presas nas extremidades das paredes são ótimas para reforçar a força dos movimentos ginásticos. Mas atenção, utilize sempre na forma de strict, o kipping neles podem não ser uma boa opção, pois a fixação da barra pode não aguentar o balanço usado e poderá ceder. Gosta do muscle up? Então treine ele na força ou deixe para fazer quando voltar ao box.
Equipamentos médios, para lugares médios
Caso a sua casa ou apartamento seja um pouco maior e tenha um espaço confortável para você treinar e deixar o equipamento guardado sem ocupar pontos importantes, opções como uma caixa de madeira e uma medball, passam a ser interessantes.
Ter uma caixa dará mais sensação de que está fazendo um treino digno do box. Contudo, tome cuidado no local onde irá colocar ela para pular. Evite chão que escorregue ou muito duro. Afinal se cair, poderá se machucar. Observe se a caixa não ira arranhar os azulejos. Uma ótima opção é fazer em locais com gramados ou até mesmo adquirindo o tapete próprio de CrossFit. Se você não estiver seguro de pular, faça o step, se tiver peso extra, melhor ainda para dificultar e fortalecer ainda mais as pernas.
A medball é um equipamento pequeno, se comparado aos demais. Porém, para poder tirar um bom proveito dela, é interessante ter um espaço para arremessar a bola e fazer o wallball. Sendo assim, optamos por deixar ela nessa categoria. Mas além disso, a medball também pode ser usada para movimentos como o clean, press, thruster, entre outros. Para fortalecer o core, utilizar ela nos movimentos é uma ótima opção. Uma dica é, sempre limpe a bola, não só pela questão de higienização dos equipamentos, mas também para não deixar aquela marca da bola na parede, a casa agradece.
Há também as barras fixas presas na parede, com mais força de sustentação. Nesse caso, são ótimas opções para você que gosta de treinar os movimentos ginásticos como pull up, T2b, muscle up, chest to bar e etc. Como são reforçadas e pregadas na parede, é mais fácil a parede cair do que elas soltarem. Porém, exigem um espaço considerável para ser instaladas. Mas vale a pena se você tiver espaço.
Barras livres também são uma boa opção, mas optar pelas menores que as olímpicas pode ser uma boa saída por conta do espaço exigido. Além de ter também as anilhas, que também ocuparão bastante espaço da casa. Sendo assim, melhor focar nas menores nessa caso.
Equipamentos grandes para espaços grandes
Caso você tenha bastante espaço em casa, há opções ilimitadas para você adquirir e montar um espaço de treino digno de um um box. Além de todas as opções citadas acima, ter uma barra olímpica e pesos, começa a não ser uma opção absurda. Mas é importante comprar equipamentos que permitam utilizar a barra sem te dar grandes transtornos.
Comprar os tapetes próprio de CrossFit ou as grandes almofadas de LPO são opções quase que obrigatórias, caso você não queira destruir o chão de onde está fazendo. Afinal, se você estiver treinando pesado, batendo um PR ou com cargas elevadas, fica difícil controlar a barra na descida. Por isso, os tapetes e almofadas vão garantir que você treine, bata seu PR e não destrua o chão da casa ou arrume dor de cabeça com o vizinho que poderá reclamar do terremoto na sala dele.
Há também o Home Box. Eles são extremamente completos pois possuem o hack para posicionamento das barras, além de possibilitar o uso de barras para os movimentos ginásticos. Há também a opção de colocar as argolas para alguns movimentos de fortalecimento ginástico também. São ótimos, mas exigem um espaço enorme da casa e não são desmontados facilmente. Sendo assim, é bom ter um espaço coberto para coloca-los ou pelo menos colocar uma lona em cima deles quando não estiver utilizando, para evitar a ação dos ventos e chuvas.
Os equipamentos ergométricos são excelentes para quem tem espaço. Seja o remo, o Simulador Ski, skillmill, air bike ou até mesmo um bicicleta ergométrica e uma esteira convencional podem ajudar demais o treino. Com eles, você poderá manter o cardio em alto nível e coloca-los no workout para sentir a sensação de estar fazendo um treino realmente do box. Alguns deles desmontam na hora de guardar, mas mesmo assim, exigem um espaço considerável. Por isso, adquira-os se tiver espaço para guardar, ou vão acabar se transformando em cabideiros.