Dubai CrossFit Championship traz provas polêmicas

Já começaram alguns eventos sancionados para o Games do ano que vem. Entretanto, logo nos primeiros uma nova polêmica surge, o uso de novos exercícios para dentro da extensa lista que faz parte do CrossFit. Dessa forma, o Dubai CrossFit Championship, realizado no começo do mês trouxe provas fora do comum dos eventos.

Com isso, exercícios como o Atomic Sit up, comum dos treinamentos de CrossFit, ganharam espaço dentro da competição. O exercício consiste em realizar a abdominal segurando um kettlebell e terminando o movimento em pé. Porém, esse talvez tenha sido o exercício mais comum para os atletas, afinal faz parte da base de treinamento. Contudo outros como o push up com impulsão para termina-lo com os pés e as mãos em cima de um step ou o air squat com peso, também com um pulo para finalizar, também, em cima do step causou estranheza para alguns.

Em sua conta no Instagram, o coach, atleta e possível representante do Games no Master do ano que vem, Éder Costa, deu sua opinião sobre o fato. “Realmente se a Crossfit não controlar o modelo de prova dos eventos sancionados nos vamos nos deparar com cada um desses eventos querendo chamar atenção mais do que o outro. Exercícios que não mensuram absolutamente NADA !!! Só da mais motivos para criticarem o Crossfit … pagando pra ver, apenas !!!”

A colocação do coach rendeu inúmeros comentários, alguns apoiando a visão de um dos coaches mais consagrados do país e outros nem tanto. Porém, a colocação de Éder sobre a questão dos eventos quererem “chamar a atenção”, é válida e merece ser observada de perto. Só assim para podermos manter o CrossFit, longe dos olhares negativos para o esporte.

Lari Cunha aprovou o Dubai CrossFit Championship

Não foram só críticas que os exercícios do Dubai CrossFit Championship receberam. Alguns atletas gostaram da novidade, como a master desse ano e provável para o ano que vem, Susana Etto. Além da nossa representante do Games 2020, Lari Cunha. Aliás, ela não só aprovou as novidades do evento como competiu nele.

“Eu gostei! Foi meio estranho no início, tinha que pensar muito para fazer os exercícios mas não era nada que não desse pra fazer. Pareceu uma prova de bootcamping mas colocaram movimentos que já fazemos com frequência (déficit hspu e devil press) com exercícios básicos funcionais (empurrar, core e agachar) com variações que não estávamos acostumados porém preparados, acho que era isso que eles queriam. Essa prova foi a única nesse estilo, num leque de 11 provas onde todas as outras eram muito CrossFit. Cardio, peso e ginástica, bastante de cada. Achei bem equilibrado! Os exercícios mensuravam habilidade corporal, coordenação, flexibilidade junto com força e resistência para alguns movimentos. Depois testa a prova, master! É interessante!!”, postou Lari na publicação de Éder.

O coach por sua vez brincou com a atleta e parabenizou por sua participação no evento: “Você é Games! Pode falar o que quiser! Parabéns Lari, mandou muito”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook