A importância da estratégia no wod
Você experimenta ou tem o costume de usar estratégias durante as aulas? É muito comum encontrarmos na hora das competições diversas estratégias diferentes para o mesmo workout. Porém, muitas vezes, isso não acontece durante as aulas, o local ideal para começar a entender a importância de uma boa estratégia. Aliás, é através dela que podemos diferenciar quem pode conseguir terminar ou não um workout, é com ela que conseguimos inclusive vencer provas de pessoas muito maiores e mais preparadas.
Por isso, trabalhar os treinos com estratégias competentes pode ser uma saída para poder finalizar bem o workout. Além de ser extremamente importante para que quando chegar a hora de uma competição você já saiba pensar de maneira mais clara para elaboração de uma estratégia competente. Muitas vezes vemos pessoas que conseguem bater PRs altos não concluindo uma prova “tranquila” com um peso inferior, porém com mais repetições. O mesmo acontece para aquela pessoa que dispara nas primeiras corridas e nunca mais é visto nos demais rounds, por ter ficado para trás.
Além disso, é comum ver pessoas com técnicas extremamente apuradas dos movimentos, mas terem resultados ruins durante o workout em si. Tudo isso acontece muitas vezes por falta de estratégia ou por ter uma estratégia ruim. Afinal, o fato de você fazer bem um movimento, não quer dizer que você terá facilidade de executar o mesmo movimento por diversas vezes seguidas.
Estratégia
Vale lembrar que no CrossFit Games vemos os atletas mais preparados do mundo fazendo os movimentos, praticamente todos, largando as barras ou fazendo de maneira mais lerda. Então quer dizer que o peso para eles é muito alto ou que eles não tem velocidade. Com certeza não. Isso tudo é parte de uma estratégia bem elaborada. A maneira unbroken (sem largar a barra ou parar de executar o movimento) que vemos com muita facilidade nos boxes, quase nunca é usada nas competições elite. Aliás, são usadas apenas em momentos decisivos para que o atleta tome a dianteira ou esteja certo de que aquele esforço à mais não irá prejudicar ele.
Então devemos largar sempre os pesos? Sim e não. Para poder saber se largar o peso pode ser uma boa saída, vale entender e analisar o workout e sua proposta de treino. Workouts muito longos com time cap alto exigirá de você um pouco mais de calma para executar os movimentos. Imagine fazer por 25 min de workout com diversos movimentos e rounds, se você usar muita explosão, provavelmente não conseguirá chegar até o final de seu workout inteiro, afinal, é muito tempo para se manter com o corpo intenso elevando o ritmo cardíaco e sua força ao extremo por esse tempo. Contudo, em time caps menores como de 10 min, se manter explosivo pode ser uma boa saída para poder finalizar o workout dentro do time cap.
A cabeça fala mais alto
Por isso, antes de sair explodindo no workout ou segurando a sua energia nos treinos. Estudar e entender a proposta do treino é a melhor saída para que você consiga imprimir uma boa estratégia no seu treino. Trabalhar a mente também faz parte do CrossFit. Por isso, converse com seu coach e peça ajuda para ele para entender o treino, a proposta e a intensidade que você deve dar para o workout do dia. É comum ficarmos aflitos quando o tempo do workout é solto e vemos as pessoas ao nosso lado dando tudo de si e você ter que pensar: “agora é hora de eu maneirar”. Assim como é difícil pensar: “agora eu preciso explodir senão não termino”.
Por isso, a cabeça tem um papel extremamente importante nesse momento. Um estratégia bem montada e uma mente focada vai te fazer evoluir nos workouts e te ajudar a montar estratégias que realmente funcionarão. Aliás, poderão funcionar para os treinos e posteriormente para as competições. Muitas pessoas acham que não tem capacidade para fechar a prova do dia, mas na realidade, a única coisa que aconteceu foi que não usada uma boa estratégia. O coach paulista Renato Koji, demonstra diversas estratégias em seu perfil no Instagram, que podem servir de base para entender melhor sobre o assunto.