Melhore a sua mobilidade de ombros

O ombro é a articulação mais móvel do corpo e uma das articulações mais utilizadas principalmente no CrossFit. Aliás, quase em todos os exercícios que fazemos nos workouts eles são exigidos. Porém, não basta ter apenas ombros fortes, é preciso fazer com que eles se movam com facilidade e amplitude. Uma dificuldade grande para ex atletas de alguns esportes e até os frequentadores de academia.

Afinal, embora trabalhem o ombro, muitas vezes a questão amplitude fica de lado. Para essas pessoas, há uma necessidade muito maior de se gastar um tempo antes ou até mesmo depois das aulas para trabalhar na melhora da flexibilidade dos ombros. De fato esses exercícios estão longe de ser os mais agradáveis e divertidos, mas poderão fazer toda a diferença na hora de equilibrar a barra acima da cabeça no Snatch, melhorar os movimentos ginásticos na barra, ajudar a alinhar o corpo no Handstand Walk e muito mais.

Pensando nisso, separamos três alongamentos importantes que poderão ajudar você a conquistar uma amplitude maior de movimentos. Acompanhe a seguir e faça eles antes ou depois das aulas. Embora não sejam tão empolgantes como um workout, eles são tão importantes como os exercícios acessórios. Lembrando que uma boa amplitude de movimento poderá fazer você aumentar suas cargas e repetições.

Rotações articulares controladas do ombro

É básico e fácil de fazer. Basta mover o ombro em toda a sua amplitude de movimento com controle e para as mais diversas direções. Assim, girando o braço de maneira devagar para frente, para trás e para os lados pausadamente e entendendo as limitações. Esse é uma ótima maneira de descobrir até onde vai a sua mobilidade.

Rotações Cubanas

As rotações cubanas fortalecem os quatro músculos do manguito rotador, principais fatores responsáveis ​​por lesões no ombro. Com isso, basta ter uma barra, um álter leve ou até mesmo um cano de PVC para fazer para fazer esse movimento. Se quiser testar ainda mais sua mobilidade de ombros, pode fazer o mesmo movimento encostado na parede, sem pesos e pvc e tentando tocar os dedos na parede acima do ombro e abaixo dele.

Ampliando a extensão de ombros

Segure o PVC atrás do seu corpo e levante o máximo que conseguir. Quando sentir que chegou ao limite, desça o braço devagar e repita novamente. Force cada vez mais o movimento e solte o corpo. Perceba se o seu tronco não está se movendo junto e segure o movimento. Solte o ar na subida e pegue-o novamente na decida.

Rotação externa

A rotação externa é também uma ótima opção, basta virar o bastão por um dos braços e puxar com a outra mão o bastão para baixo. O movimento é uma ótima escolha para que precisa alongar ombros e punhos. No CrossFit, acaba sendo bastante bem-vindo para quem precisa ganhar mobilidade de punho para fazer o clean. Contudo, aqui também, manter o tronco reto é extremamente importante.

Mobilidade de ombro com bastão

Segure o bastão na frente do corpo e passe ele para trás do corpo, sem dobrar os braços. Se ficar fácil, feche mais a pegada no bastão refaça o movimento algumas vezes até chegar no limite onde para passar você terá que dobrar o braço, assim você chegou no limite. Repita algumas vezes a passada. Você também pode fazer uma pegada invertida com as mãos por dentro do bastão, o que dificulta o movimento.

Veja como fazer

Temos um vídeo no nosso canal do youtube ensinando sobre mobilidade para os ombros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook