Coluna Giselle Santos: Suco de Beterraba e CrossFit
O CrossFit é considerado um esporte de força e condicionamento, caracterizado pela predominância das sessões de treino de curta duração e alta intensidade. Dessa forma, os treinos do dia (WOD), combinam modalidades de condicionamento metabólico, ginástica e levantamento de peso. O objetivo é realizar o maior número de voltas ou repetições em um determinado tempo ou realizar o treino no menor tempo possível. Com isso, o esporte se mostra fortemente associado à potência e a capacidade aeróbia.
Contudo, no CrossFit, o suco de beterraba é muito estudado para aumentar o desempenho aeróbio e anaeróbio, possuindo fortes evidências científicas. Esses efeitos são observados devido ao nitrato inorgânico (NO3-), que após ser digerido é reduzido a nitrito (NO2-). Com isso, ao atingir o estômago, o NO2- é parcialmente reduzido a óxido nítrico (NO) pela ação de ácidos estomacais. Posteriormente, é absorvido pelo intestino, seguindo para o sangue. Enquanto o NO é uma molécula gasosa sinalizadora que possui papel determinante em processos fisiológicos, hemodinâmicos e metabólicos. Entre as suas principais funções estão o aumento de fluxo sanguíneo para o músculo, consumo reduzido de oxigênio (VO2) e vasodilatação mediada por guanilato ciclase. Além disso, o NO também é capaz de regular a contração muscular, captação de glicose pelo músculo e biogênese mitocondrial, melhorando a performance aeróbia e anaeróbia.
Em alguns estudos, a ingestão de 140 ml do suco de beterraba foi capaz de melhorar o desempenho anaeróbio somente após o período de recuperação entre os exercícios. Quando os exercícios foram executados sem descanso, as condições aeróbicas do treino foram aumentadas e não pode ser observada melhora no número de repetições.
Lembrando que dieta é algo que sempre deve ser avaliada de forma individualizada para que esteja de acordo com o objetivo do indivíduo.
Giselle Santos
* Pós- graduada em nutrição esportiva, fisiologia do exercício, em fitoterapia e em emagrecimento e metabolismo.
* Nutricionista responsável na Clínica Healthy Spot com foco em alto rendimento no Crossfit.
*Nutricionista responsável pelo programa performance Novazzi – 100 % voltado para praticantes de Crossfit.
*Expert da empresa Hopper Nutrition – linha de suplementos voltada para Crossfit.
*Giselle é colunista do HORA DO BURPEE. Por isso, todos os meses traz informações para nossos leitores.