Snatch, o exercício de excelência do LPO

Um dos principais movimentos de LPO, e um dos mais difíceis de executar, é o Snatch. Assim, olhando a execução do movimento parece bem simples. Afinal, basta levantar a barra para cima da cabeça, com um simples agachamento. Porém, o movimento é muito mais complexo do que se imagina. Além disso, é um dos principais movimentos para ajudar no desenvolvimento da força e potência do corpo, principalmente do core.

Sendo assim, como ele utiliza do agachamento, acaba desenvolvendo a flexibilidade e ajuda a criar uma base forte para agachar. Por esse mesmo motivo, o Snatch acaba mostrando as possíveis falhas do corpo. Seja pela postura ou pela estabilidade dos movimentos. Essa flexibilidade não para apenas nas pernas, para manter a barra no alto, os ombros também necessitam ter um bom alongamento. Por conta disso, antes de executar o exercício, é necessário gastar algum minutos para fazer um bom alongamento para o corpo inteiro. Embora muitos atletas consigam levantar um peso extramente alto, Gui Malheiros já conseguiu levantar 300lb (136kg), o Snatch leva tempo para que se atinja um peso alto. Ao contrário de movimentos como o Clean & Jerk, no Snatch a barra sai do chão diretamente para cima da cabeça. Por conta disso, acaba exigindo um arranco maior e menos apoio do corpo no movimento.

Por conta disso, começar o treinamento sem pesos, apenas com a barra, é essencial para aprender e desenvolver o movimento. Utilizar o snatch também sem peso é uma boa saída para aquecer antes de um treinamento de LPO. O snatch exige os principais músculos utilizados em todos os movimentos de LPO.

Desenvolvendo o Snatch

Para evoluir dentro do exercício, movimentos como Snatch, Hang Snatch, High Hang, High Pull, entre outros exercícios base, podem ajudar muito. A idéia de começar sem peso e ir aumentando aos poucos é a melhor saída. Além disso, é comum que se haja no começo um discrepância entre os pesos levantados em um Squat Clean para um Snatch. Contudo, isso se dá pela dificuldade dos movimentos, o Squat Clean acaba sendo um movimento mais básico. Enquanto o Snatch exige muito mais do corpo, afinal, a uma necessidade do atleta sustentar o peso com os braços esticados, sem repousá-los nos ombros.

Sendo assim, o Snatch é um dos movimentos que poderão dar potência ao seu corpo e mais qualidade de movimentos. Porém, respeite o seu corpo e as dificuldades que poderá encontrar. Principalmente não se esqueça de testar os pesos antes de executar o exercício nos workouts. Se estiver pesado, diminua, se estiver leve, aumente e se teste. Mas se tiver dificuldade, peça a seu coach para afinar a sua técnica e continue sua caminha rumo ao RX.

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