Pistol, o mais complexo do Crossfit?

O pistol é um dos exercícios mais complexos do Crossfit. Mesmo sem precisar de equipamentos, o pistol é um verdadeiro teste de força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade. Agachar usando apenas uma perna parece até simples visto de fora.  Afinal, ela usa unicamente o peso do corpo. Mas basta tentar fazê-lo para entender o motivo dele estar apenas presente nas competições de nível intermediário e RX.

O pistol consegue trabalhar apenas os membros inferiores. Por ser um agachamento unilateral, se torna complexo, até mesmo, para atletas habituados a fazer agachamento com as duas pernas. Esse fator se dá, pois, ao agachar com as duas pernas camuflasse possíveis fraquezas de uma das pernas. Quando se agacha apenas com uma, toda a força depende única e exclusivamente da perna usada para agachar. Por isso, o pistol muitas vezes é mais eficaz do que o treinamento comum de agachamento, mesmo com carga. Muitas pessoas conseguem levantar até três vezes o próprio peso ao agachar com as duas pernas. Mas não conseguem realizar nem uma sequência do pistol com a mesma precisão e força.

Pistol se aprende aos poucos

Por ser um dos exercícios mais complexos, o pistol merece um cuidado especial. Dificilmente os praticantes conseguem realizar esse agachamento rápido. Por isso, é necessário que o treino seja feito com calma. Comece a agachar sentando e levantando de uma caixa alta, vá descendo ela conforme as pernas ganhem mais força e você sinta mais estabilidade. Treinamentos como o bulgarian squat, também ajudam. Desça segurando com os braços em alguma pilastra fixa ou dando as mãos a algum colega de treino, usar o elástico como auxílio também é válido. Enfim, são inúmeros os exercícios que poderão ajudar e muito sua evolução, fale com o seu coach, ele saberá como te ajudar a realizar de fato o pistol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook