Saiba como usar o oxigênio a seu favor

Um importante aliado na hora de se exercitar é sem dúvidas o oxigênio. Além de essencial, é ele quem dita o ritmo do seu treino. Sendo assim, é sem dúvidas, um dos elementos mais importantes na hora de se exercitar. No CrossFit não é diferente, saber usar o oxigênio a seu favor fará toda a diferença na hora do workout. Aliás, muitas vezes, a falta do controle na respiração faz muita gente parar o workout no meio.

Com isso, tornasse necessário saber usar de maneira certa o VO2 max (V = volume, O2 = oxigênio), que nada mais é do que a medida da quantidade máxima de oxigênio utilizada durante o exercício. “Ser capaz de usar um alto volume de oxigênio com um alto grau de eficiência é um dos melhores indicadores de aptidão de resistência. Contudo, muitos fatores contribuem para essa medida, os atletas devem treinar para aumentar o VO2 max”, como conta o site HVMN.

Teste simples de frequência cardíaca

Contudo, cada pessoa tem um VO2 de acordo com seu tipo físico. Dessa maneira o site mostra uma maneira simples e fácil para que cada atleta descubra, aproximadamente o seu VO2 max. Porém, usando a freqüência cardíaca. “Primeiro, encontre sua freqüência cardíaca em repouso. A maioria dos rastreadores de fitness pode fornecer esse número. Mas se você não tiver um rastreador de condicionamento físico, pode ir à velha escola. Assim, encontre seu pulso e ajuste um timer por 60 segundos, contando o número de batidas em um minuto.

Em seguida, encontre sua frequência cardíaca máxima. Esta fórmula pode simplificar demais as coisas. Mas é eficaz para os propósitos de um cálculo de VO2 max solto. Para encontrar a sua frequência cardíaca máxima, subtraia a sua idade de 220. Assim, se tiver 30 anos, a sua frequência cardíaca máxima é de 190 batimentos por minuto (bpm). Use esta fórmula para encontrar o seu VO2 max simples: 15 x (frequência cardíaca máxima / frequência cardíaca em repouso).