Coluna Giselle Santos: Competição
Nossa nutricionista Giselle Santos analisa os melhores alimentos a serem consumidos para quem irá enfrentar uma competição. Afinal, o que consumimos estará ligado fortemente ao nosso desempenho ao longo de toda competição. Por isso, preste atenção e se prepare para a próxima alimentação com a nossa nutri. Acompanhe:
✅CARBOIDRATO:
Espero que você esteja consumindo este combustível! Afinal, o carb-up precisa ser avaliado de forma individualizada. Assim algumas pessoas podem ganhar peso muito rápido e esse ganho não será nada interessante na semana da competição. Para outras, o carb up é uma ótima estratégia. Por isso a importância de iniciar um acompanhamento com o nutricionista com bastante antecedência. Dessa forma ele vai te conhecer melhor e saber qual estratégia utilizar.
Fontes de carboidratos que você pode priorizar: arroz branco, batata inglesa, tapioca, mandioca, banana, aveia, pão, macarrão e você pode combinar com uma fonte de proteína: frango, carne, ovos, whey protein, proteína vegetal.
Se você já faz uso de um pós treino durante os treinos, faça a ingestão dele após TODOS OS WODS: whey + com carbo( maltodextrina, dextrose, mel), recovery prontos (4:1), etc.
Assim, dependendo do tempo que você tem entre um wod e outro, faça uma refeição!
✅MENOS FIBRAS
Pensando em evitar aquilo que tem a digestão mais lenta e pesada, diminua a ingestão de fibras na véspera da competição: folhosos, vegetais muito fibrosos, alimentos integrais. DIMINUIR NÃO QUER DIZER EXCLUIR OK?
✅ MENOS GORDURA
Esse macronutriente não é prioridade. Além de não ajudar na reposição de glicogênio (energia), ele desacelera o esvaziamento gástrico (digestão fica mais lenta).
✅ HIDRATAÇÃO
É fundamental para qualquer tipo de esporte. E não adianta se hidratar bem somente na competição. Você já precisa chegar lá com níveis ótimos de hidratação. Considere uma média de diária de 30 a 40 ml de água por kg de peso.
Dependendo do clima, o uso de isotônicos, repositores hidroeletrolíticos podem ser utilizados para melhorar a hidratação e consequente recuperação.
✅ É sempre bom repetir: NÃO EXPERIMENTE NADA NOVO NO DIA DA COMPETIÇÃO (Suplementos, alimentos, bebidas, estratégias alimentares).
A PERFORMANCE no CROSSFIT está diretamente relacionada a sua RECUPERAÇÃO.
Guardem bem esta palavra: RECUPERAÇÃO!!!!!!
Giselle Santos
Atualmente Giselle é:
* Pós- graduada em nutrição esportiva, fisiologia do exercício, em fitoterapia e em emagrecimento e metabolismo.
* Nutricionista responsável na Clínica Healthy Spot com foco em alto rendimento no Crossfit.
*Nutricionista responsável pelo programa performance Novazzi – 100 % voltado para praticantes de Crossfit.
*Expert da empresa Hopper Nutrition – linha de suplementos voltada para Crossfit.
*Giselle é colunista do HORA DO BURPEE. Por isso, todos os meses traz informações para nossos leitores. Por isso, fique de olho.