Tirei o Level 1 de Ginástica na CWB

Quando fui até o CT da CBW para entrevistar o coach Fellipe Venturini sobre a visão da ginástica nos exercícios ginásticos do CrossFit, jamais imaginei que receberia um convite. Foi com uma surpresa enorme que ouvi ele dizer. “Teremos no final de semana dos dias 13 e 14 de julho nosso curso do Level 1 de ginástica. Você é meu convidado para participar”, decretou Fellipe. Assim, fiquei empolgado para participar. Afinal, como um bom amante do CrossFit, estou sempre a fim de melhorar meus movimentos. Porém, o receio de topar o desafio de estar lado a lado com diversos coaches, me deixou receoso. Afinal, sou apenas um humilde jornalista no mundo do CrossFit, não um profissional da área.

Porém, não poderia perder a oportunidade de ver de perto o que havia aprendido em minha conversa com o coach. Com isso, topei o desafio de fazer o curso de dois dias do primeiro módulo. Com isso me preparei para o curso. Treinei menos na semana para me poupar. Como todo bom CrossFiter que se preze, fui para o curso para aprender Handstand Walk e Muscle up. Assim que cheguei na sede da CBW no bairro de Piratininga em Niterói logo vi que estava entre coach, head coaches e donos dos mais variados boxes. Junto a mim, estavam coaches de Recife, Vitória, Belém, Rio das Ostras, Itatiba e Teresópolis. Aliás, todos prontos para aprender o que há ginástica poderia acrescentar não só em suas performances, mas também na qualidade de suas aulas.

O curso

Não demorou para todos se juntarem no ginásio que Fellipe montou em sua casa para ministrar seus cursos e aulas. Sempre com um largo sorriso no rosto, o coach deu boas vindas a todos e logo começou a aula teórica. Para minha surpresa, o que eu achei que seria um momento mais específico dos profissionais da área fitness.  Assim me deixando com dificuldades de entender. Foi completamente ao contrário. Fellipe explicou as mais variadas performance possíveis de aulas que podem ser dados. Além dos cuidados com os diferentes tipos de alunos e atletas, reconstrução corporal, organização de treinamento, entre um mundo de outras coisas. Porém, tudo de uma maneira simples com uma didática entendível até para os profissionais de outras áreas, como era o meu caso.

Fellipe ainda convida os alunos presentes a debater a metodologia atual do nosso esporte e as possibilidades que podem surgir para melhorar o CrossFit. Contudo, de uma maneira muito simples, o head coach da CWB demonstra a positividade da chegada do CrossFit. “Então, o CrossFit é um bebê, com isso, cabe a nós molda-lo da melhor forma possível, para que seja algo positivo”. A partir de suas teorias e aulas práticas, e bem puxadas, Fellipe pontua o cenário do Cross. Além de explicar conceitos a partir do histórico do mundo fitness do Brasil e de outros países. Fellipe ainda desconstrói o pensamento da maioria. “As pessoas do CrossFit vem com um mantra pronto que é aprender Handstand Walk e Muscle up“, brinca o coach. Porém, na realidade, Fellipe demonstra diversas maneiras para atingir, não só esses objetivos, mas muitos outros dentro da modalidade.

Práticas

Os professores Herick Braz e Bruno Roberto não só auxiliam o Head Coach, como ajudam e ensinam os alunos o tempo inteiro. Com o mesmo sorriso e vontade que Fellipe demonstra durante todo o curso. Assim que os primeiros exercícios começam a ser feitos, fica nítido tudo que foi dito durante a teoria. Desde a facilidade de alguns atletas, até a dificuldade de outros. Com o passar do tempo e o clima nitidamente descontraído, as amizades e risadas passam a acontecer de forma natural. Dessa maneira, quem já conseguiu fazer o movimento proposto, passa a ajudar o amigo e vice e versa. Ao final do curso todos não só concluem e podem levar para casa o diploma. Mas com certeza, levam junto uma nova visão do CrossFit, além de novas amizades e muito conhecimento a ser usado.

Como jornalista com especialidade dentro do CrossFit, posso dizer particularmente que ampliei em quase 100% o meu conhecimento na área. Com apenas dois dias de curso, pode parecer pouco. Mas posso dizer que o Fellipe Venturini, junto com o Herick Braz e Bruno Roberto apresentaram para mim um mundo novo a ser explorado dentro do CrossFit. Com certeza, o aprendizado obtido no curso pode ajudar a melhorar ainda mais o CrossFit no Brasil e com o tempo diminuir a diferença entre nós e os outros países referência na modalidade. Com isso, o curso Level 1 da CWB é uma ótima oportunidade para quem procura conhecimentos de verdade, com base em uma das atividades mais completas, a Ginástica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook