Coluna Giselle Santos: atendimento à distância?

Muitos me perguntam sobre essa questão do atendimento à distância. Por isso, resolvi falar sobre essa questão. Há uma regra feita pelo Conselho Regional de Nutricistas (CRN) que proibi esse atendimento. Aliás, ele coloca que a primeira consulta deve ser presencial, as demais, durante seis meses podem ser acompanhadas à distância, mas ao completar esse tempo, o paciente deve voltar ao consultório.

Porém, não temos uma fiscalização muito efetiva em cima disso, tanto que temos muitos nutricionistas no Brasil que fazem a consulta à distância, só que isso é um risco. Porque se ele for denunciado ele pode perder a sua carteira do CRN e acaba ficando proibido de atuar com a nutrição no Brasil. Então, eu prefiro não correr esse risco.

Óbvio que se eu fosse atender à distância a minha receita iria aumentar muito, afinal conseguiria atender muito mais pessoas, conseguiria atender o Brasil inteiro, aliás, o mundo todo. Mas eu prefiro estar dentro do que o Conselho pede, existem algumas regrinhas chatas de fato, mas é preferível estar dentro da lei.

Os dois lados da moeda

Mas gosto de ver os dois lados da consulta à distância e à presencial. Sinceramente, eu gosto muito da presencial, de estar ali olho no olho com o paciente. Acho que muitas coisas a gente consegue pegar pelo feeling da presença da pessoa, o que te deixa mais próxima do paciente. Dessa maneira que eu trabalho, o paciente fica mais próximo, a tal ponto que ele tem acesso ao meu número particular.

Aliás, isso não é certo e nem errado, é uma escolha que o profissional pode ter em relação a dar o seu número ou não. Mas essa é uma maneira que eu tenho para que ele possa me mandar perguntas e tirar suas dúvidas ao longo do dia e a gente continuar esse trabalho e não “se abandonar”.

Alguns profissionais optam por dar o cardápio para os seus pacientes e fazer a manutenção em 60 dias. É bem normal isso, mas eu faço diferente. Eu estipulo a data que ele tem que voltar, mas estou ali sempre presente para qualquer duvida que ele pode ter. Mas isso é uma característica minha e eu vejo isso como o diferencial do meu trabalho.

Não sei até quando darei conta dessa forma, mas vou manter isso porque acho que ajuda o paciente. Porém, esse atendimento exige e demanda um tempo muito maior, tanto do profissional, quanto do paciente, além de precisar de um lugar físico para a consulta.

Consulta à distância

Por outro lado a consulta à distância faz com que você consiga ajudar muito mais gente e de maneira muito mais rápida. Então, enquanto no presencial eu atendo uma pessoa por hora, a distância me possibilitaria atender até dois pacientes, possivelmente.

Além disso, esse atendimento ajudaria lugares que não possuem tantos profissionais qualificados e que não tenham tanta estrutura. Recebo muita mensagem do pessoal do Acre e de Manaus, que não possuem tantos profissionais especializados no CrossFit, só que eu não posso atender.

Então há vantagens e desvantagens nos dois lados. Em termos de lucro a consulta à distância é mais interessantes, mas a consulta presencial, aproxima mais o paciente, o que pode ajudar muito na evolução das pessoas.

Atendimento à distância permitido durante a Covid-19

Como disse antes, a consulta à distância é proibida no Brasil, porém se o nutricionista trabalhar fora e no país onde estiver for permitido, os pacientes podem estar onde for, que ele poderá atende-los sem problema.

Contudo, devido a essa Pandemia de Covid-19 que estamos vivendo, o CRN liberou até o dia 31 de agosto, o atendimento a distância. Assim evitando que as pessoas saiam as ruas e não tenha aglomeração. Então durante esse período nós nutricionistas poderemos atender sem problemas os pacientes à distância.

Giselle Santos

Atualmente Giselle é:

* Pós- graduada em nutrição esportiva, fisiologia do exercício, em fitoterapia e em emagrecimento e metabolismo.

* Nutricionista responsável na Clínica Healthy Spot com foco em alto rendimento no Crossfit.

*Nutricionista responsável pelo programa performance Novazzi – 100 % voltado para praticantes de Crossfit.

*Expert da empresa Hopper Nutrition – linha de suplementos voltada para Crossfit.

*Giselle é colunista do HORA DO BURPEE. Por isso, todos os meses traz informações para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On TwitterVisit Us On YoutubeVisit Us On Facebook