Coluna Giselle Santos: Como devo me alimentar para as competições?

É com um enorme prazer que o HORA DO BURPEE apresenta a nossa primeira colunista. A nutricionista do mundo do CrossFit, Giselle Santos topou o desafio de entrar para nossa equipe. Por isso, a partir de agora, todo mês a nutri de estrelas como Caro Hobo, Vivi Aielo, Karime Santos, entre outras estrelas do CrossFit, terá uma coluna no nosso site. Além de nutri, Giselle também é uma atleta de CrossFit, por isso, entende muito bem o que os atletas passam. Assim, a responsável pelos suplementos da marca Hopper, chega para somar e deixar ainda melhor o nosso conteúdo. Quer saber mais? Então acompanhe o primeiro artigo da nossa “Nutricionista Burpee” e entenda o que estamos dizendo:

 

Como devo me alimentar para as competições?

Em primeiro lugar, a nutrição não é uma ciência exata! Portanto, o mais importante é respeitar a individualidade biológica. Mas existem algumas recomendações que podem ser úteis.

🔹O básico: não experimente alimentos/suplementos em uma competição. Isso deve ser feito durante o seu período de TREINO!

🔹 BEBA (bastante) ÁGUA: A hidratação é um dos fatores mais importantes em todos os períodos durante uma competição.

🔹 Na semana da competição suba o consumo de alimentos ALCALINOS para contrabalancear a acidose metabólica(aumento de cO2 e ácido lático) – batata doce,inhame,lentilha,abacaxi,framboesa,ameixa,semente de abóbora. Suba também os ANTI-INFLAMATÓRIOS: cúrcuma(utilizar no preparo de ovos, carnes, sucos), gengibre (adicionar a água e sucos), canela, pimentas (preta, cayena,vermelha)

🔹Um dia antes da competição, você precisa estocar a maior quantidade de substrato possível, então use e abuse dos bons carboidratos, proteínas e gorduras. Evite os industrializados, coma em grande quantidade e DURMA CEDO!

A Competição

🔹NO DIA DA COMPETIÇÃO: Pelo menos 2 hrs antes, faça uma refeição completa com fontes de carboidrato: batata doce, inhame, aveia, frutas, tapioca, macarrão sempre associado a uma boa fonte de proteína.

🔹DURANTE A COMPETIÇÃO: se atente ao “tempo” entre um wod e outro. Esse fator é de extrema importância!! Diminua o consumo de gorduras (para evitar que sua digestão seja desacelerada), não abuse de legumes,salada e alimentos muito ricos em fibras (para que não haja desconforto gastrointestinal). Aliás, evite também o consumo de laticínios (leite, queijo, iogurte). Com isso, opte pode levar: macarrão de arroz; tapioca com frango; pão com geléia, banana com canela; goiabada; rapadura; frutas secas; suco de uva; suco de beterraba; batata doce;

🔹PÓS-WOD: Descanse, mas não deixe de se alimentar (no outro dia tem mais), suplemente de maneira correta (caso isso faça parte da sua rotina) e mais uma vez BEBA ÁGUA!! E quando acabar a competição, vai comer o que tiver vontade rs 🍔🍟 ( VOCÊ MERECE).

E na segunda-feira VIDA QUE SEGUE hein… De volta ao plano!!

 

💠Giselle santos

* Pós- graduada em nutrição esportiva
* Pós- graduada em fisiologia do exercício
* Pós- graduada em fitoterapia
* Pós- graduada em emagrecimento e metabolismo.

Atualmente:
* Nutricionista responsável na clínica healthy spot com foco em alto rendimento no Crossfit.

*Nutricionista responsável pelo programa performance Novazzi – 100 % voltado para praticantes de Crossfit

*Expert da empresa Hopper Nutrition – linha de suplementos voltada para Crossfit.